Masculinidades políticas e capital simbólico: estratégias comunicacionais de candidatos homossexuais às prefeituras nas eleições de 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p17-38

Palavras-chave:

Masculinidades políticas, Comunicação, Capital Político

Resumo

A partir do pressuposto de que a política pode ser lida como uma instituição generificada e marcada pelos imperativos das masculinidades políticas, o objetivo do presente artigo é analisar as estratégias comunicacionais utilizadas nos perfis de Facebook e Instagram dos candidatos homens das eleições de 2020 às prefeituras que se autodeclararam gays ou bissexuais, com o objetivo de verificar se e como a sexualidade foi articulada em suas campanhas em termos de articulação de capital político. A partir do aporte metodológico da Análise de Conteúdo, é possível observar que, embora os candidatos analisados atuem na luta por reconhecimento LGBTI+, tal elemento identitário não foi utilizado como forma estratégia de ganho de capital político em suas campanhas eleitorais. Isso pode ser interpretado como uma persistência das estruturas vinculadas às masculinidades políticas hegemônicas no cenário eleitoral brasileiro que ainda contém barreiras para expressões diversas das masculinidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliza Bachega Casadei, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. 

Referências

ALTMAN, Helena. Rompendo as fronteiras de gênero. Dissertação apresentada ao Curso de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

AYOUB, Phillip M.; PATERNOTTE, David. A Rainbow Europe?. New York: Palgrave Macmillan, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismos e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BUTLER, Judith. A Vida psíquica do poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CASTRO, Amanda Motta; CAETANO, Márcio. “Dilma Rousseff: as eleições e a lógica androcêntrica na política brasileira”. Nanduty, v. 6, n. 8, p. 23-45, 2018.

CONNELL, Robert. “Políticas da masculinidade”. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, p. 185-206, 1995.

JOHNSON, Niki. “Are All Male Politicians Macho? Reading Masculinity in Uruguay’s 2019 Elections”. International Political Science Association 2020. Disponível em https://www.ipsa.org/wc/paper/are-all-male-politicians-macho-reading-masculinity-uruguays-2019-elections. Acesso em 21/09/2020.

LÖFFLER, Marion. “Political masculinities and populism”. NORMA, v. 15, n. 1, p. 1-9, 2020.

MIGUEL, L. F. “Capital político e carreira eleitoral: algumas variáveis para eleição para o Congresso brasileiro”. Revista Sociologia Política, v. 1, n. 20, 2003, p. 115-134.

MIGUEL, L. F.; BIROLI, F. “Mídia e representação política feminina: hipóteses de pesquisa”. Opinião Pública, v. 15, n. 1, 2009, p. 55-81.

MUDDE, C.; KALTWASSER, C. R. Populism: A very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2017.

SANTOS, Gustavo Gomes. “Diversidade sexual e política eleitoral: analisando as candidaturas de travestis e transexuais no Brasil contemporâneo”. Sexualidad, Salud y Sociedad, n. 23, v. 1, p. 58-96, 2016.

STARCK, Kathleen; LUYT, Russell. “Political Masculinities, Crisis Tendencies, and Social Transition: Toward an Understanding of Change”. Men and Masculinities, v.2, n.3, p. 431-443, 2019.

SMITH, Angela. “Mediated political masculinities: the commander-in-chief vs. the new man”. Social Semiotics, v. 26, n. 1, p. 94-110, 2015.

STARCK, Kathleen; SAUER, Birgit. A man’s world? Political masculinities in literature and culture. London: Cambridge Scholar Publishers, 2014.

Downloads

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Masculinidades políticas e capital simbólico: estratégias comunicacionais de candidatos homossexuais às prefeituras nas eleições de 2020. (2022). Revista Alterjor, 25(1), 17-38. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p17-38