Reflexões acerca dos desafios do trabalho remoto nas salas de recursos multifuncionais durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v26i2p55-71

Palavras-chave:

Salas de Recursos Multifuncionais, Ensino Remoto, Educação Especial, Pandemia

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência tem sido constante no ensino regular e está garantida por diversas leis, permitindo que todas as pessoas tenham acesso ao ambiente escolar. A educação passou por diversas adaptações para amenizar os problemas que a pandemia de Covid-19 causou, consequentemente, o ensino remoto foi a opção adotada para que houvesse distanciamento entre as pessoas até que a pandemia começasse a desacelerar. Assim, é importante que esse assunto seja discutido e avaliado, de maneira que o objetivo desse estudo consistiu em realizar uma reflexão acerca dos desafios enfrentados por professores e estudantes das salas de recursos multifuncionais durante o ensino remoto resultado da pandemia de Covid-19. Os resultados demonstraram que os professores buscaram diferentes possibilidades no ensino remoto, tais como adotar métodos diferenciados no planejamento, antecipar modificações na prática pedagógica; utilizar material didático e avaliações adaptadas. No entanto, apesar das adaptações, ainda existem dificuldades inerentes às próprias necessidades educacionais específicas das crianças com deficiência e/ou transtorno.

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Biografia do Autor

Eveline Borges Vilela Ribeiro, Universidade Federal de Jataí

É licenciada em Química (2008), Mestre em Educação em Ciências e Matemática (2011) e Doutora em Química (2015) pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Jataí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Ciências.

Suélen Keiko Hara Takahama Costa, Universidade Federal de Jataí

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Jataí-GO (PPGE/UFJ), graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena. Especialista em Educação Especial Inclusiva pela PUC-MINAS e Especialista em Educação à Distância e as Novas Tecnologias. Cursou Libras na Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS).

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Publicado

2022-07-24

Como Citar

Ribeiro, E. B. V. ., & Costa, S. K. H. T. (2022). Reflexões acerca dos desafios do trabalho remoto nas salas de recursos multifuncionais durante a pandemia de Covid-19. Revista Alterjor, 26(2), 55-71. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v26i2p55-71