Reflexões acerca dos desafios do trabalho remoto nas salas de recursos multifuncionais durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v26i2p55-71

Palavras-chave:

Salas de Recursos Multifuncionais, Ensino Remoto, Educação Especial, Pandemia

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência tem sido constante no ensino regular e está garantida por diversas leis, permitindo que todas as pessoas tenham acesso ao ambiente escolar. A educação passou por diversas adaptações para amenizar os problemas que a pandemia de Covid-19 causou, consequentemente, o ensino remoto foi a opção adotada para que houvesse distanciamento entre as pessoas até que a pandemia começasse a desacelerar. Assim, é importante que esse assunto seja discutido e avaliado, de maneira que o objetivo desse estudo consistiu em realizar uma reflexão acerca dos desafios enfrentados por professores e estudantes das salas de recursos multifuncionais durante o ensino remoto resultado da pandemia de Covid-19. Os resultados demonstraram que os professores buscaram diferentes possibilidades no ensino remoto, tais como adotar métodos diferenciados no planejamento, antecipar modificações na prática pedagógica; utilizar material didático e avaliações adaptadas. No entanto, apesar das adaptações, ainda existem dificuldades inerentes às próprias necessidades educacionais específicas das crianças com deficiência e/ou transtorno.

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Biografia do Autor

  • Eveline Borges Vilela Ribeiro, Universidade Federal de Jataí

    É licenciada em Química (2008), Mestre em Educação em Ciências e Matemática (2011) e Doutora em Química (2015) pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professora da Universidade Federal de Jataí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Ciências.

  • Suélen Keiko Hara Takahama Costa, Universidade Federal de Jataí

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Jataí-GO (PPGE/UFJ), graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena. Especialista em Educação Especial Inclusiva pela PUC-MINAS e Especialista em Educação à Distância e as Novas Tecnologias. Cursou Libras na Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS).

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Publicado

2022-07-24

Como Citar

Reflexões acerca dos desafios do trabalho remoto nas salas de recursos multifuncionais durante a pandemia de Covid-19. (2022). Revista Alterjor, 26(2), 55-71. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v26i2p55-71