ESCOLA DE CHICAGO E ESTUDOS CULTURAIS: A CONEXÃO APARENTE

Autores

  • Emanuelly Menezes Vargas Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p657-671

Palavras-chave:

Escola de Chicago, Estudos Culturais, etnografia, metodologia, teorias da comunicação

Resumo

Este trabalho apresenta um tensionamento teórico entre conceitos da Escola de Chicago e Estudos Culturais. Buscamos através da comparação entre as escolas estabelecer paralelos que pudessem nos indicar possibilidades ou impossibilidade de equivalências conceituais. Fizemos isso através da leitura e reflexão textos que apresentam e discutem questões de formação das escolas. Percebemos a partir do tensionamento especialmente de conceitos como sujeito/indivíduo, estrutura e processo comunicacional que é ilusório fazer uma equivalência entre as escolas dada a sua radical diferença de orientação teórica e compreensão dos conceitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emanuelly Menezes Vargas, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do grupo de pesquisa Nós - Pesquisa Criativa (www.nospesquisacriativa.com). Busca pesquisar as relações entre práticas de ensino e questões de gênero.

Referências

ESCOSTEGUY, A. C. Cartografias dos estudos culturais: uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FRANÇA, V. V., SIMÕES, P. G. Curso Básico de Teorias da Comunicação. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

HALL, S. Codificação/decodificação. In: HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003a. p. 387-404.

HALL, S. Estudos Culturais e seu legado teórico. In: HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003b. p. 199-218.

RÜDIGER, F. As teorias da comunicação. Porto Alegre: Penso, 2011.

SIMÕES, P. G. Algumas contribuições de Robert E. Park para o campo da comunicação. In: MARTINO, L. M. S.; MARQUES, A. C. S. (orgs.) Teorias da comunicação: processos, desafios e limites. São Paulo: Plêiade, 2015, p. 47-61. Disponível em <https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/livro1-online.pdf>.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

ESCOLA DE CHICAGO E ESTUDOS CULTURAIS: A CONEXÃO APARENTE. (2023). Revista Alterjor, 28(2), 657-671. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p657-671