No coração dos fãs

características da narrativa transmídia na saga Crepúsculo

Autores

  • Maria Beatriz Rodrigues da Silva Faculdade Martha Falcão/ Wyden
  • Beatriz Silva Goes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo pretende analisar a transmidiação na saga Crepúsculo a partir dos princípios da profundidade, coerência, imersão x extração, construção de universo, serialidade, subjetividade e performance. Nesse sentido, busca-se expor como essa história evoluiu em decorrência do público consumidor, pois os fãs foram fundamentais na dispersão do conteúdo da saga nas plataformas predominantes na época, como os blogs, revistas impressas, sites de fanfictions e Youtube. Para tanto, realizou-se um mapeamento bibliográfico tendo como base principal os estudos de Jenkins (2009,2013) a respeito de convergência midiática e produto transmídia. Concluiu-se que a saga Crepúsculo enquadrou-se nos conceitos de produto transmídia principalmente graças à atuação do público consumidor.

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Biografia do Autor

  • Maria Beatriz Rodrigues da Silva, Faculdade Martha Falcão/ Wyden

    Graduanda do 7° período do curso de Jornalismo da Faculdade Martha Falcão (FMF/Wyden). E-mail: mbeatrizrodrigues4@gmail.com.

  • Beatriz Silva Goes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Orientadora do trabalho. Professora da pós-graduação em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais e dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da graduação da Faculdade Martha Falcão (FMF/Wyden). Doutoranda em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: beatrizzgoes@gmail.com.

Referências

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2013.

JENKINS, Henry. "The Revenge of The Origami Unicorn: Seven Principles of Transmedia Storytelling". http://henryjenkins.org/blog/2009/12/revenge_of_the_origami_unicorn.html. Acesso em: 20 mai. 2022.

KUDEKEN, Victoria. Os princípios da narrativa transmídia nas produções de Batman. Revista Anagrama, São Paulo, n.º 2, jul./dez. 2014, pp.1-12.

PORTO, Júlia. Literatura e educação: análise simbólica da saga Crepúsculo. Monografia (iniciação científica) - Escola de Artes e Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/1102314/Literatura_e_Educa%C3%A7%C3%A3o_An%C3%A1li se_Simb%C3%B3lica_da_saga_Crep%C3%BAsculo_. Acesso em: 20 mai. 2022.

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RUSSO, Francisco. "Top 20: As franquias de cinema de maior sucesso". https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia- 110358/?page=11. Acesso em: 02 jun. 2022.

SIQUEIRA, Lidiane. Best-seller e literatura: uma análise da Saga Crepúsculo. Alumni, Rio de Janeiro, v. 2, n.º 4, , ago./ dez. 2014, pp.72-81.

Filmografia

Amanhecer: parte 1. Direção: Bill Condon. Estados Unidos: Summit Entertainment, 2011. 117 min. Son. Color.

Amanhecer: parte 2. Direção: Bill Condon. Estados Unidos: Summit Entertainment, 2012. 115 min. Son. Color.

Crespúsculo. Direção: Catherine Hardwicke. Estados Unidos: Summit Entertainment, 2008. 121 min. Son. Color.

Eclipse. Direção: David Slade. Estados Unidos: Summit Entertainment, 2010. 123 min. Son. Color.

Lua Nova. Direção: Chris Weitz. Estados Unidos: Summit Entertainment, 2009. 130 min. Son. Color.

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Publicado

2022-06-27

Como Citar

No coração dos fãs: características da narrativa transmídia na saga Crepúsculo. (2022). Anagrama, 16(1). https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/199122