Brand composition and consumption in the São Paulo's market fairs

theoretical-methodological reflections

Authors

  • Marcelo dos Santos Marcelino Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.163575

Keywords:

Feira livre, Consumo, Identidade marcária, Comunicação, Performance

Abstract

Este artigo discute aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa sobre comunicação e consumo na feira livre. O objetivo é apresentar as inquietudes que uma revisão da pesquisa nos trouxe, a saber: 1) a conceituação sobre o que se entende como marca na/da feira livre; 2) o comunicacional da feira livre; e 3) as dimensões sobre identidade e diferença marcária, seguidas de uma discussão sobre o caráter performático daquilo que chamamos de composição marcária relacional. Por fim, nos direcionamos a pensar em como considerar a complexidade comunicacional do objeto sem deixar de lado as dimensões simbólicas e sensíveis, além do comprometimento político dos estudos de consumo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Marcelo dos Santos Marcelino, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Graduando em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (USP). E-mail: marcelo.marcelino@usp.br.

Published

2020-06-22

How to Cite

Marcelino, M. dos S. (2020). Brand composition and consumption in the São Paulo’s market fairs: theoretical-methodological reflections. Anagrama, 14(1), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.163575