Publicidade e Identidade Nacional

Authors

  • Raquel Ditz Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35333

Keywords:

Publicidade, Identidade Nacional, Cultura Brasileira, Havaianas

Abstract

Este trabalho analisa a relação entre identidade e cultura brasileira na produção publicitária. Traçamos inicialmente um breve histórico sobre aspectos da construção da identidade nacional brasileira e depois analisamos os elementos do nacionalismo presentes em uma peça de uma campanha de calçado popular - as sandálias Havaianas. Utilizamos a metodologia para análise de textos publicitários proposta por Torben Vestergaard e Kim Schroder (1988) que compreende a situação de comunicação, a forma como o texto está estruturado e os significados nele contidos

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Raquel Ditz Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria
    Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria e mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Published

2009-03-19

Issue

Section

Artigos

How to Cite