As mulheres pelas capas: a beleza como valor feminino

Authors

  • Janaina Cruz de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Adair Caetano Peruzzolo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35433

Keywords:

Representação, Valores, Capas de Revistas Femininas (RFs), Produção de Sentido.

Abstract

A comunicação como uma relação envolve sujeitos que constroem seus discursos representando-se uns aos outros o tempo todo. As representações de valores femininos nos discursos das capas das revistas femininas é uma construção social de modos de ser mulher na sociedade. Ao buscarmos as formas como os valores femininos são representados nas capas das revistas femininas populares e não-populares da Editora Abril, encontramos também a construção de sentidos que esses dispositivos oferecem ao ser mulher: sentidos diferentes para públicos diferentes, representados através de valores comuns às mulheres, como beleza, relacionamentos e saúde

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Janaina Cruz de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria
    Acadêmica do 9° semestre do Curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM). Integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) e membro do Grupo de Pesquisa Teorias e Estratégias Comunicacionais e de Significação, na mesma instituição
  • Adair Caetano Peruzzolo, Universidade Federal de Santa Maria
    Professor Orientador. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós-doutor pela Universidad Autônoma de Barcelona. Professor Titular PHD no Mestrado e no Curso de Comunicação Social da UFSM

Published

2010-02-07

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Oliveira, J. C. de, & Peruzzolo, A. C. (2010). As mulheres pelas capas: a beleza como valor feminino. Anagrama, 3(3), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35433