Mapeamento do Jornalismo Literário como Disciplina

referenciais teóricos e práticos mais empregados no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Jornalismo Literário, Iniciação Científica, Referenciais Teóricos, Referenciais Práticos

Resumo

Faltavam estudos que analisassem as disciplinas de Jornalismo Literário oferecidas nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de suprir esta lacuna a partir de coleta de dados sobre as 42 instituições brasileiras das cinco regiões do país que oferecem a disciplina de JL em suas grades curriculares. Ao investigar por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) os referenciais teóricos e práticos das 19 universidades que enviaram seus conteúdos programáticos, ementas e/ou planos de ensino, encontramos dois resultados principais. O primeiro aponta a obra Páginas Ampliadas, de Edvaldo Pereira Lima, como a mais empregada em nível teórico (14% do total das 103 referências). O segundo, A Sangue Frio, de Truman Capote (6% do total de 49 obras), como o livro-reportagem mais utilizado no ensino da disciplina no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Monica Martinez, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Uniso (Universidade de Sorocaba), SP.

    Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, tem pós-doutorado pela Umesp e estágio pós-doutoral pela Universidade do Texas. É docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Uniso (Universidade de Sorocaba), SP, e professora visitante da École des Hautes Études en Sciences de l´Information et de la Communication (Celsa) da Sorbonne Université (França). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

     
  • Ana Laura Ferreira, Universidade de Sorocaba

    Ana Laura Ferreira é graduanda de jornalismo pela Uniso. Integra o projeto Jornalismo Literário como Disciplina, realizado no período de 2019-2020  com apoio do Programa de Iniciação Científica da Uniso. O projeto faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social (JORLIT). E-mail: al.ferreira.al1@gmail.com.

  • Caroliny Fernandes , Universidade de Sorocaba

    Caroliny Fernandes é graduanda de jornalismo pela Uniso. Integra o projeto Jornalismo Literário como Disciplina, realizado no período de 2019-2020  com apoio do Programa de Iniciação Científica da Uniso. O projeto faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social (JORLIT). E-mail: carolfernandescontato@hotmail.com.

  • Eduardo Lira, Universidade de Sorocaba

    Eduardo é graduado em jornalismo pela Uniso. Integra o projeto Jornalismo Literário como Disciplina, realizado no período de 2019-2020  com apoio do Programa de Iniciação Científica da Uniso. O projeto faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social (JORLIT). E-mail: eduardo_reislira@hotmail.com.

  • Murilo Oliveira, Universidade de Sorocaba

    Murilo Oliveira é graduando de jornalismo pela Uniso. Integra o projeto Jornalismo Literário como Disciplina, realizado no período de 2019-2020  com apoio do Programa de Iniciação Científica da Uniso. O projeto faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social (JORLIT). E-mail: murilo947@gmail.com.

  • Samara Peres, Universidade de Sorocaba

    Samara Peres é graduada em jornalismo pela Uniso. Integra o projeto Jornalismo Literário como Disciplina, realizado no período de 2019-2020  com apoio do Programa de Iniciação Científica da Uniso. O projeto faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social (JORLIT). E-mail: samsiperes2@gmail.com.

  • Vinicius Figueiredo , Universidade de Sorocaba

    Vinicius Figueiredo é graduado em jornalismo pela Uniso. Integra o projeto Jornalismo Literário como Disciplina, realizado no período de 2019-2020  com apoio do Programa de Iniciação Científica da Uniso. O projeto faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social (JORLIT). E-mail: vinifigueiredo32@outlook.com.

  • Vitor Gaver, Universidade de Sorocaba

    Vitor Gaver é graduando de Jogos Digitais pela Uniso. Integra o projeto Jornalismo Literário como Disciplina, realizado no período de 2019-2020  com apoio do Programa de Iniciação Científica da Uniso. O projeto faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social (JORLIT). E-mail: vitor160300@gmail.com.

Referências

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Publicado

2022-06-27

Como Citar

Mapeamento do Jornalismo Literário como Disciplina: referenciais teóricos e práticos mais empregados no Brasil. (2022). Anagrama, 16(1). https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/193876