Imagens em trânsito: as virgens de Luján e Sumampa e os circuitos coloniais na América Meridional na primeira metade do século XVII

Autores

  • José Carlos Vilardaga Universidade Federal de São Paulo; EFLCH; Departamento de História

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672015v23n0202

Resumo

Neste artigo busca-se analisar a materialidade e parte da trajetória de duas imagens seiscentistas em terracota - uma de Nossa Senhora da Conceição e outra de Nossa Senhora da Consolação - que se tornaram, respectivamente, a Virgen de Luján, padroeira da Argentina, e a Virgen de Sumampa. Ambas são compreendidas aqui como entrelaçadas nas variadas redes e conexões estabelecidas entre a América portuguesa e espanhola, nos espaços contíguos da América Meridional na primeira metade do século XVII. No texto, discute-se uma possível procedência "paulista" dessas imagens, o que, para além de uma aparente casualidade, atesta como o grande "espaço peruano", articulado por Potosí, incluía também distintas regiões da América portuguesa. É nesse espaço ampliado, marcado pelo tráfego de pessoas, mercadorias e objetos atrelados às redes comerciais de contrabando, que acompanhamos os percursos dessas duas imagens, buscando visualizar como elas ganharam sentidos peculiares em ambientes e contextos diversos.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Vilardaga, J. C. (2015). Imagens em trânsito: as virgens de Luján e Sumampa e os circuitos coloniais na América Meridional na primeira metade do século XVII. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 23(2), 43-67. https://doi.org/10.1590/1982-02672015v23n0202

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material