Usina de Itatinga: a patrimonialização de uma hidrelétrica em operação

Autores

  • Denise Fernandes Geribello Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e21

Palavras-chave:

Patrimônio industrial, Patrimônio cultural, Tombamento, Usina de Itatinga

Resumo

A partir do estudo da Usina de Itatinga, uma pequena central hidrelétrica centenária situada em Bertioga, São Paulo, este artigo debate o lugar do patrimônio industrial em operação no campo da preservação do patrimônio cultural. A reflexão tem como base o registro sistemático das estruturas da usina, bem como um estudo pormenorizado de sua trajetória desde a construção até hoje. Essas análises foram elaboradas a partir de pesquisas em fontes primárias e secundárias e de uma série de levantamentos de campo e entrevistas. Tendo esse material como subsídio, foi analisado o processo de estudo de tombamento da usina em desenvolvimento no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, o que permitiu identificar e problematizar os valores que amparam a percepção de Itatinga como patrimônio cultural. Em um segundo momento a análise foi ampliada, e o trabalho se debruçou sobre a salvaguarda de estruturas industriais que mantêm suas operações no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do já citado Conselho de Defesa e da literatura do campo da preservação do patrimônio industrial. O artigo foca os potenciais valores culturais associados a bens industriais em funcionamento, tratando da resistência ao tombamento dessa tipologia e apontando caminhos para o seu reconhecimento como patrimônio cultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Fernandes Geribello, Universidade de São Paulo

    Arquiteta e Urbanista graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), mestre em história pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

GERIBELLO, Denise Fernandes. Usina de Itatinga: a patrimonialização de uma hidrelétrica em operação. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, p. e21, 2018. DOI: 10.1590/1982-02672018v26e21. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/144719.. Acesso em: 25 abr. 2024.