Artistas latino-americanos na Paris modernista: a difícil consagração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e17

Palavras-chave:

Artistas latino-americanos, Modernismo, Paris, Musealização, Musée National d’Art Moderne

Resumo

Este artigo busca problematizar as possibilidades de reconhecimento obtidas por artistas latino-americanos na Paris modernista. A partir das teorias sobre consagração artística, analisa-se principalmente o processo de musealização das obras de artistas latino-americanos que passaram a compor os acervos públicos franceses entre a década de 1910 e a fundação do Musée National d’Art Moderne, em 1947. A pesquisa realizada nos Archives Nationales permitiu identificar quantos e quais, dentre os mais de trezentos artistas latino-americanos atuantes em Paris, foram escolhidos para comporem tais coleções. Como se verá, foram realmente poucos aqueles que conseguiram ter suas obras inseridas numa coleção pública francesa, e mesmo assim, isso não garantiu visibilidade na época, como as flagrantes ausências no MNAM bem revelam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Sociologia pela mesma instituição. Fez doutorado-sandwich na École des Hautes Études en Science Sociales, Paris. É docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP) e professora colaboradora do programa de pós-graduação Interunidades Estética e História da Arte (MAC-USP), onde orienta atualmente alunos de doutorado. Membro do Institut d’Études Avancées de Nantes (2021-24). É líder
    do grupo de pesquisa Gênero, Arte, Artefato e Imagens (GAAI). E-mail: <anapcs@usp.br>.

Referências

FONTE MANUSCRITA

MALFATTI, ANITA. Carta para Mário de Andrade. Paris, nov 1926. Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Acervo Mário de Andrade. Correspondência passiva. Código: MA-C-CPL4508

LIVROS, ARTIGOS E TESES

AMARAL, Aracy. Tarsila, sua obra e seu tempo. 3. ed. São Paulo: Edusp: Editora 34, 2003.

BAL, Danièle; FARCY, Pierre-André. Andry-Farcy, un conservateur novateur. Le Musée de Grenoble 1919 à 1949. Grenoble: Le Musée de Grenoble, 1982.

BATISTA, Marta Rossetti. Os artistas brasileiros na escola de Paris: anos 1920. São Paulo: Editora 34, 2012.

BERTRAND DORLÉAC, Laurence. Histoire de l’art. Paris 1940-1944: ordre national, traditions et modernités. Paris: Publications la Sorbonne, 1986.

BERTRAND DORLÉAC, Laurence. L’École de Paris: un problème de définition. Revista de História da Arte e Arqueologia, Campinas, n. 2, p. 249-271, 1996.

BOWNESS, Alan. The condition of success: how modern artists rises to fame. New York: Thames and Hudson, 1989.

CAMARGOS, Marcia. Entre a vanguarda e a tradição: os artistas brasileiros na Europa (1912-1930). São Paulo: Alameda, 2011.

COTA JR, Eustáquio Ornelas. A formação da coleção latino-americana do MoMA. São Paulo: Paco Editoral, 2019.

FURIÓ, Vicenç. Arte y reputación: estudios sobre el reconocimeinto artístico. Barcelona: Memoria Artium, 2012.

GARDUÑO, Ana. Acervos in construción, museus expandidos. Cimientos, 65 años del INBA, Mexico, DF, p. 12-39, 2011.

GREET, Michele. Transtlantic encounters: Latin American artists in Paris between the wars. New Haven: Yale University Press, 2018.

GREET, Michele. An international proving ground: Latin American artists at the Paris Salons. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, [s. l.], 6 jun. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3vjQhZf>. Acesso em: 20 ago. 2020.

GONNARD, Catherine; LEBOVICI, Élisabeth. Femmes artistes/artistes femmes, Paris de 1880 à nos jours. Paris: Éditions Hazan, 2007.

GUILBAUT, Serge. How New York stole the idea of Modern Art: abstract expressionism, freedom, and the Cold War. Chicago: University of Chicago Press, 1983.

HEINICH, Nathalie. Le triple jeu de l’Art Contemporain. Paris: Éditions Minuit, 1998.

JOYEUX-PRUNEL, Béatrice. L’art de la mesure. Histoire & Mesure, Liège, v. 22, n. 1, p. 145-182, 2007.

JOYEUX-PRUNEL, Béatrice. Les Avant-Gardes Artistiques (1918-1945): une histoire transnationale. Paris: Folio, 2017.

KANGASLAHTI, Kate. Foreign artists and the École de Paris: critical and institutional ambivalence between the wars. In: ADAMSON, Natalie; NORRIS, Toby (eds.). Academics, pompiers, official artists and the arrière-garde: defining modern and traditional in France, 1900-1960. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2009. p. 85-111.

LE MUSÉE DE GRENOBLE. Andry-Farcy, un conservateur novateur: Le Musée de Grenoble 1919 à 1949. Grenoble: Musée de Grenoble, 1982.

LES CAHIERS du Musée Nationale d’Art Moderne. Paris: Centre Pompidou, 2018.

LETHÈVE, Jacques. La vie quotidienne des artistes français au xixème siècle. Paris: Librarie Hachette, 1968.

MAINGON, Claire. L’âge critique des salons, 1914-1925: l’école française, la tradition et l’art moderne. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2014.

MAROJA, Camila. Modernités Plurielles 1905-1970. Arte & Ensaio, Rio de Janeiro, n. 27, p. 212-215, 2013.

MICHAUD, Yves. Préface. In: MOREL, Jean-Paul. Pour un musée français d’art modern: une enquête de L’Art Vivant en 1925. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 1996. p. 11-19.

MORA, Maira; PARKMANN, Fedora. « Modernités plurielles »: quelle décolonisation du regard? Hypothèses, [s. l.], 23 abr. 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2NgQeMC>. Acesso em: 6 jan. 2021.

MUSÉE D’ART MODERNE DE LA VILLE DE PARIS. L’École de Paris, la partie de l’autre. Paris: Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, 2000.

MUSÉE NATIONAL D’ART MODERNE. Catalogue-guide. Paris: Musées Nationaux, 1947.

MUSÉE NATIONAL D’ART MODERNE. Picasso 1947: un don majeur au Musée National d’Art Moderne. Paris: Éditions du Centre Pompidou, 2017.

ORY, Pascal. La belle illusion: culture et politique sous le signe du Front Populaire, 1935-1938. Paris: Plon, 1994

PORCHINI, Dafne et al. Recuperación de la memoria histórica de exposiciones de Arte Mexicano (1930-1950). Mexico DF: UNAM, 2016.

QUEMIN, Alain. Les stars de L’Art Contemporain: notoriété et consécration artistiques dans les arts visuels. Paris: CNRS Éditions, 2013.

ROJZMAN, Nuria Peist. El proceso de consagración en el arte moderno: trayectorias artísticas y círculos de reconocimiento. Matèria, Barcelona, n. 5, p. 17, 2005.

SAINT-RAYMOND, Léa; MAUPEOU, Félicie de; CAVERO, Julien. Les rues des tableaux: géographie du marché de l'art parisien (1815-1955). Artl@s Bulletin, Paris, v. 5, n. 1, 2016.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Modernas em museus: a consagração tardia, In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, Andre (orgs.). História das mulheres, histórias feministas: antologia. São Paulo: MASP, 2019. p. 483-499.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Mulheres modernistas: trajetórias de consagração na arte brasileira. 2018. Tese (Livre Docência em Sociologia da Arte) – Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

SOARES, Gabriela Pellegrino. A América Latina e as ressignificações simbólicas do espaço. Entre as dinâmicas das identidades e as temporalidades da História. Calibán, Brasília, DF, v. 13, p. 164-171, 2015.

SQUEFF, Leticia. Originalidade e modernidade na arte latino-americana: a Exposição de Arte Latino-Americana [Exposition d'art Américain-Latin] de Paris (1924). In: COLÓQUIO LABEX BRASIL-FRANÇA, 2016, São Paulo. Anais […]. São Paulo: MAC-USP; Paris: Université Paris Ouest, 2015. p. 250-268.

WALEFFE, Maurice de. Préface. In: SALON du Franc. Paris: Palais Galliera, 1926. Não paginado.

SITES

ARCHIVES NATIONALES. Base de données Arcade. Archives Nationales, Paris, 2020. Disponível em <https://bit.ly/3cLbCCA>. Acesso em: 19 mar. 2021.

JACONDE. Documentation. Jaconde, [s. l.], 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3lwPn75>. Acesso em: 19 mar. 2021.

TRANSATLANTIC ENCOUNTERS. Latin American artists in interwar Paris. Transatlantic Encounters, [s. l.], 2020. Disponível em: <https://bit.ly/30V4wWs>. Acesso em: 19 mar. 2021.

PASTAS DOS ARTISTAS CONSULTADOS NOS ARCHIVES NATIONALES

Acuna, Luis Alberto – F/21/4163

Tarsila do Amaral – F/21/4500B; F/21/4275

Anita Malfatti – F/21/4241

Barreda, Enrique – F/21/4168 e F/21/4910/A

Beltran-Masses, F. – F/21/6970

Candido Portinari – F/21/6849 [Recusado. Documento em restauro]*

Cardenas Castro – F/21/4185

Carreño, Mario – F/21/6974

Castellanos, Carlos – F/21/4185

Coria, Benjamin – F/21/4191

Di Cavalcanti – F/21/6730

Diego Rivera – F/21/6850

Gaston de Fonseca – F/21/4208; F/21/6742

Lagos, Alberto – F/21/4229

Lasar Segall – F/21/6788

Toledo Piza – F/21/6724

Pedro Figari – F/21/4208

Rego Monteiro, Vicente do – F/21/6760; F/21/6939; F/21/6936

Rendon, Manuel – F/21/4262

Rozo, Romulo – F/21/4267

Sangroniz, Luis A.– F/21/4340

Sacco, Carmem – F/21/4268

Sicre, Juan – F/21/4271

Rufino Tamayo – F/21/6946

Terry, Juan – F/21/4276

Joaquim Torres-Garcia – F/21/6946

Valenzuela Llanos, Alberto – F/21/4344; F/21/4238

Zarate Ortis, Miguel – F/21/4888; /21/ 4285

Zárraga, Ángel – F/21/6996; F/21/4285; F/21/6776

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Museus

Dados de financiamento

Como Citar

Artistas latino-americanos na Paris modernista: a difícil consagração. (2021). Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 29, 1-39. https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e17