Artistas latino-americanos na Paris modernista: a difícil consagração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e17

Palavras-chave:

Artistas latino-americanos, Modernismo, Paris, Musealização, Musée National d’Art Moderne

Resumo

Este artigo busca problematizar as possibilidades de reconhecimento obtidas por artistas latino-americanos na Paris modernista. A partir das teorias sobre consagração artística, analisa-se principalmente o processo de musealização das obras de artistas latino-americanos que passaram a compor os acervos públicos franceses entre a década de 1910 e a fundação do Musée National d’Art Moderne, em 1947. A pesquisa realizada nos Archives Nationales permitiu identificar quantos e quais, dentre os mais de trezentos artistas latino-americanos atuantes em Paris, foram escolhidos para comporem tais coleções. Como se verá, foram realmente poucos aqueles que conseguiram ter suas obras inseridas numa coleção pública francesa, e mesmo assim, isso não garantiu visibilidade na época, como as flagrantes ausências no MNAM bem revelam.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Sociologia pela mesma instituição. Fez doutorado-sandwich na École des Hautes Études en Science Sociales, Paris. É docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP) e professora colaboradora do programa de pós-graduação Interunidades Estética e História da Arte (MAC-USP), onde orienta atualmente alunos de doutorado. Membro do Institut d’Études Avancées de Nantes (2021-24). É líder
    do grupo de pesquisa Gênero, Arte, Artefato e Imagens (GAAI). E-mail: <anapcs@usp.br>.

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Tarsila do Amaral – F/21/4500B; F/21/4275

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Beltran-Masses, F. – F/21/6970

Candido Portinari – F/21/6849 [Recusado. Documento em restauro]*

Cardenas Castro – F/21/4185

Carreño, Mario – F/21/6974

Castellanos, Carlos – F/21/4185

Coria, Benjamin – F/21/4191

Di Cavalcanti – F/21/6730

Diego Rivera – F/21/6850

Gaston de Fonseca – F/21/4208; F/21/6742

Lagos, Alberto – F/21/4229

Lasar Segall – F/21/6788

Toledo Piza – F/21/6724

Pedro Figari – F/21/4208

Rego Monteiro, Vicente do – F/21/6760; F/21/6939; F/21/6936

Rendon, Manuel – F/21/4262

Rozo, Romulo – F/21/4267

Sangroniz, Luis A.– F/21/4340

Sacco, Carmem – F/21/4268

Sicre, Juan – F/21/4271

Rufino Tamayo – F/21/6946

Terry, Juan – F/21/4276

Joaquim Torres-Garcia – F/21/6946

Valenzuela Llanos, Alberto – F/21/4344; F/21/4238

Zarate Ortis, Miguel – F/21/4888; /21/ 4285

Zárraga, Ángel – F/21/6996; F/21/4285; F/21/6776

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Museus

Dados de financiamento

Como Citar

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Artistas latino-americanos na Paris modernista: a difícil consagração. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 29, p. 1–39, 2021. DOI: 10.1590/1982-02672021v29e17. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/173891.. Acesso em: 16 jun. 2024.