Montagem fotográfica e imprensa brasileira (1900-1940): uma abordagem preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e56

Palavras-chave:

Montagem, Imprensa, Brasil

Resumo

A partir de uma pesquisa por amostragem, o artigo propõe analisar o uso de processos de montagem na imprensa brasileira entre 1900 e 1940. Para demonstrar as possibilidades que se abrem à pesquisa num campo pouco estudado, optou-se por dividir a explanação em dois momentos. O primeiro, denominado “foco fechado”, é dedicado ao estudo de dois delitos a fim de determinar como os recursos de montagem ajudam a articular narrativas, ora sóbrias, ora sensacionalistas. O segundo, intitulado “panorâmica”, focaliza algumas das múltiplas possibilidades ensejadas pela montagem, que confronta o leitor com um ritmo visual inusitado, mas não desconcertante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Annateresa Fabris, Universidade de São Paulo

    Graduada em história pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutora em artes pela mesma instituição. Professora titular aposentada da Escola de Comunicações e Artes da USP. E-mail:
    <annateresafabris@gmail.com>

Referências

FONTES IMPRESSAS

CASAS por hora! S. Paulo, São Paulo, n. 1, p. 8-9, jan. 1936.

A AUTOPSIA de Maria. Revista da Semana, Rio de Janeiro, ano 1, n. 4, p. 1, 10 jun. 1900.

A CATÁSTROFE do Monte Serrat. Correio Paulistano, São Paulo, p. 5, 11 mar. 1928.

A CIDADE debaixo d’água. O Malho, Rio de Janeiro, ano 26, n. 1273, 5 fev. 1927.

A FESTA das árvores. S. Paulo Ilustrado, São Paulo, ano 1, n. 2, 21 set. 1912.

A HECATOMBE do Monte Serrat. O Malho, Rio de Janeiro, ano 27, n. 1331, 17 mar. 1928.

A REVOLUÇÃO do feminismo…. O País, Rio de Janeiro, p. 3, 14 fev. 1914.

A SINFONIA da metrópole. Suplemento em Rotogravura de O Estado de S. Paulo, São Paulo,

ano IX, n. 130, s. p., fev. 1939.

A TRAGÉDIA da rua Januzzi. A Época, Rio de Janeiro, p. 6, 5 abr. 1914.

A TRAGÉDIA de S. Paulo na terça-feira de Carnaval. O Malho, Rio de Janeiro, ano 8, n. 338,

s. p., 6 mar. 1909.

ALMEIDA, Júlia Lopes de. Almas fracas. O País, Rio de Janeiro, p. 1, 2 mar. 1909.

ATRAVÉS das grades dum convento: o Asilo do Bom Pastor, refúgio de pecadoras. Correio da

Manhã, Rio de Janeiro, p. 3, 11 fev. 1914.

AVENIDA Central. As festas da inauguração. O Malho, Rio de Janeiro, ano 4, n. 167, s. p., 25

nov. 1905.

BOMFIM, Annibal. Descobrindo a favela. Para Todos…, Rio de Janeiro, ano 9, n. 458, p. 28-31,

set. 1927.

CARMEN DOLORES. A semana. O País, Rio de Janeiro, p. 1, 28 fev. 1909a.

CARMEN DOLORES. Pode a mulher matar? Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 1, 4 mar. 1909b.

CAVALHEIROS bem educados para damas sem companhia… O Cruzeiro, Rio de Janeiro, ano

, n. 45, p. 6-7, 11 set. 1937.

CONDÉ, José. A paisagem humana no morro. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, ano 10, n. 29, p. 18-

, 21 maio 1938.

DIABO a quatro. Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, p. 1, 20 mar. 1914.

EDIFÍCIOS modernos de S. Paulo. S. Paulo, São Paulo, n. 4, p. 6-7, abr. 1936.

ERA uma vez… Correio da Noite, Rio de Janeiro, p. 3, 18 maio 1914.

EUGÊNIA foi para um convento!”… mas, descoberta a sua vocação, voltou para a rua. Um furo

furado.... Correio da Noite, Rio de Janeiro, p. 1, 14 maio 1914.

Fon-Fon!, Rio de Janeiro, ano 11, n. 52, 24 dez. 1927.

FRANCO, Cid; SCHEIER, P. A conversa das mãos. Suplemento em Rotogravura de O Estado de

S. Paulo, São Paulo, ano 9, n. 149, s. p., 1939.

GUGAS, A. Para que os homens aprendam a cozinhar. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, ano 10,

n. 28, p. 24-25, 14 maio 1938.

HELIOS. Crônica: morte de um calunga. Correio Paulistano, São Paulo, p. 4, 30 ago. 1926.

IMPRESSÕES e aventuras de Eugeninha que preferiu o misticismo da cela à vida intensa da

reportagem. O Imparcial, Rio de Janeiro, p. 3, 16 maio 1914.

JOSEPHINE Baker em São Paulo. Correio Paulistano, São Paulo, p. 8, 26 nov. 1929.

JOSEPHINE Baker estreia no Casino. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 6, 19 nov. 1929.

JOSEPHINE Baker. “A sereia negra”. Amanhã no São José. Correio da Manhã, Rio de Janeiro,

p. 9, 4 jul. 1928a.

JOSEPHINE Baker. “A sereia negra”. Hoje no São José. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 7,

jul. 1928b.

LAET, Carlos de. Bélgica e Espanha. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 5, 28 nov. 1912.

MOREL, Edmar. A mais linda jovem do Brasil. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, ano 10, n. 29, p. 10-

, 21 maio 1938.

MORTE sangrenta. Careta, Rio de Janeiro, ano VII, n. 296, 31 jan. 1914.

MYOSOTIS. Simples reparos. O País, Rio de Janeiro, p. 3, 30 maio 1914.

NO MUNDO da tela: A sereia negra. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 7, 28 jun. 1928.

O DIA da raça. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, ano 9, n. 45, p. 22-23, 11 set. 1937.

O CASO da rua Januzzi. Careta, Rio de Janeiro, ano 7, n. 297, 7 fev. 1914a.

O CASO da rua Januzzi. “D. Edina foi matematicamente assassinada”, disse-nos o diretor do

Gabinete Médico-Legal. A Noite, Rio de Janeiro, p. 1, 26 jan. 1914b.

O CASO da rua Januzzi: D. Albertina no Asilo do Bom Pastor. O País, Rio de Janeiro, p. 5, 11

fev. 1914c.

O CRIME da rua Januzzi. O Imparcial, Rio de Janeiro, p. 3, 23 dez. 1915.

O CRIME da rua Januzzi: D. Albertina recolhe-se ao Asilo Bom Pastor. A Noite, Rio de Janeiro,

p. 3, 10 fev. 1914a.

O CRIME da rua Januzzi: D. Albertina recolhe-se ao Asilo do Bom Pastor. A Noite, Rio de

Janeiro, p. 3, 10 fev. 1914b.

O CRIME de São Paulo. Careta, Rio de Janeiro, ano 2, n. 40, 6 mar. 1909a.

O CRIME de São Paulo. Careta, Rio de Janeiro, ano 2, n. 40, 6 mar. 1909b.

O ESTÁDIO do Pacaembu. Suplemento em Rotogravura de O Estado de S. Paulo, São Paulo,

ano 9, n. 142, set. 1939.

O FEMINISMO triunfa entre nós! A Época, Rio de Janeiro, p. 2, 16 maio 1914.

O JOGO de domingo. O Malho, Rio de Janeiro, ano 26, n. 1289, s. p., 28 maio 1927.

O RIO do lado do avesso. Careta, Rio de Janeiro, ano 28, n. 1385, p. 32-33, 5 jan. 1935.

OS FILMS da semana: Parisiense. Para Todos…, Rio de Janeiro, ano 6, n. 266, 19 jan. 1924.

OS NOVOS arranha-céus de São Paulo. Suplemento em Rotogravura de O Estado de S. Paulo,

São Paulo, ano 9, n. 141, ago. 1939.

PATROCÍNIO FILHO, José. O escândalo do Asilo. Eugênia fez como Ofélia…. Correio da Noite,

Rio de Janeiro, p. 1, 16 maio 1914.

PEREGRINO. Um sorriso para todas… Careta, Rio de Janeiro, ano 22, n. 1095, p. 28, 15 jun. 1929.

PIRES, Júlio. 400$000 por mês. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, ano 11, n. 28, p. 6-9, 13 maio 1939.

REZENDE, Garcia de. Símbolo do nosso tempo. A.B.C., Rio de Janeiro, ano 15, n. 770, p. 2, 7

dez. 1929.

ROSA, Ferreira da. Avenida Central. Kosmos, Rio de Janeiro, ano 2, n. 11, nov. 1905.

SCHMIDT, Affonso. A cidade do barulho. Suplemento em Rotogravura de O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 1, n. 3, jan. 1931.

SILVA, Lafayette. A propósito de Josephine Baker. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 4, 30

nov. 1929.

SIMÕES, Otneb. São Paulo no seu esplendor noturno. Suplemento em Rotogravura de O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 9, n. 139, jul. 1939.

SUICÍDIO, não! Crime. O Imparcial, Rio de Janeiro, p. 1, 27 jan. 1914.

SUPLEMENTO em Rotogravura de O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 7, n. 95, mar. 1937.

UM CRIME célebre: o tenente Paulo do Nascimento foi condenado a 16 anos e seis meses de

prisão. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 3, 24 dez. 1915.

UM DRAMA sensacional. Fon-Fon!, Rio de Janeiro, ano 8, n. 6, 7 fev. 1914a.

UM DRAMA sensacional. Fon-Fon!, Rio de Janeiro, ano 8, n. 7, 14 fev. 1914b.

UMA MOÇA jornalista que procura o claustro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 6, 13 maio 1914.

UMA REPORTAGEM sensacional. Fon-Fon!, Rio de Janeiro, ano 8, n. 21, 23 maio 1914.

UMA TRAGÉDIA de sangue pela calada da noite: um crime monstruoso! A Época, Rio de

Janeiro, p. 2, 28 jan. 1914a.

UMA TRAGÉDIA de sangue pela calada da noite: uma série inaudita de crimes. A Época, Rio

de Janeiro, p. 7, 1 fev. 1914b.

UMA TRAGÉDIA sangrenta pela calada da noite: ainda o crime da rua Januzzi. A Época, Rio

de Janeiro, p. 2, 11 fev. 1914.

LIVROS, ARTIGOS E TESES

ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na

imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

ANGOTTI, Bruna; FRAGOSO, Nathalie. Na ordem do dia. Quatro cinco um, São Paulo, ano 4,

n. 33, p. 14-17, 2020.

ARTUR, Angela Teixeira. Práticas de encarceramento feminino: presas, presídios e freiras.

Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,

Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

AVANCINI, Atílio José. Em flagrante: leitura de fotografias de rua do cotidiano da cidade de São Paulo nas duas primeiras décadas do século XX. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

BAJAC, Quentin. La photographie: l’époque moderne 1880-1960. Paris: Gallimard, 2005.

BAÑUELOS CAPISTRÁN, Jacob. Fotomontaje. Madrid: Cátedra, 2008.

BOLTANSKY, Luc. La retórica de la figura. In: BOURDIEU, Pierre (org.). La fotografía: un arte

intermedio. Ciudad de México: Nueva Imagen, 1979. p. 185-212.

CARVALHO, Ronald de. Os “independentes” de São Paulo. In: BATISTA, Marta Rossetti; LOPEZ,

Telê Porto Ancona; LIMA, Yone Soares de (orgs.). Brasil: 1º tempo modernista – 1917/29:

documentação. São Paulo: IEB-USP, 1972. p. 197-200.

CASTRO, Ruy. Metrópole à beira-mar: o Rio moderno dos anos 20. São Paulo: Companhia das

Letras, 2019.

CONDE, Maite. Foundational films: early cinema and modernity in Brazil. Berkeley: University

of California Press, 2018.

D’AUTILIA, Gabriele. L’indizio e la prova: la storia nella fotografia. Milano: La Nuova Italia, 2001.

DIAS, Allister Andrew Teixeira. “Dramas de sangue” na cidade: psiquiatria, loucura e

assassinato no Rio de Janeiro (1901-1921). 2010. Dissertação (Mestrado em História das

Ciências e da Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.

ELSWIT, Kate. Watching Weimar dance. Oxford: Oxford University Press, 2014.

FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas

históricas. São Paulo: Martins Fontes, 2011. v. I.

FAUSTO, Boris. O crime da Galeria de Cristal e os dois crimes da mala. São Paulo, 1908-1928.

São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

FRANCIS, Terri. Embodied fictions, melancholy migrations: Josephine Baker’s cinematic

celebrity. In: HENDERSON, Mae G.; REGESTER, Charlene B. (orgs.). The Josephine Baker

critical reader: selected writings on the entertainer and activist. Jesserson: Mc Fartland &

Company, 2017. p. 141-156.

GERVAIS, Thierry. L’invention du magazine: la photographie mise en page dans la Vie au grand air (1898-1914). Études Photographiques, Paris, n. 20, 2007. Disponível em:

ly/3CAA8BH>. Acesso em: 20 mar. 2021.

GONZAGA DUQUE. A estética das praias. In: Graves & frívolos (por assuntos de arte). Rio de

Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1997. p. 91-103.

HALUCH, Aline. A Maçã e a renovação do design editorial na década de 1920. In: CARDOSO,

Rafael (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São

Paulo: Cosac Naify, 2005. p. 96-121.

JULES-ROSETTE, Bennetta. Josephine Baker in art and life: the icon and the image. Champaign:

University of Illinois Press, 2007.

KRACAUER, Siegfried. Diluvio de imágenes. In: Ensayos sobre cine y cultura de masas: escritos

norte americanos. Buenos Aires: El Cuenco de Plata, 2016. p. 222-226.

KRACAUER, Siegfried. La fotografia. In: La massa come ornamento. Napoli: Prismi, 1982a.

p. 111-127.

KRACAUER, Siegfried. La massa come ornamento. In: La massa come ornamento. Napoli:

Prismi, 1982b. p. 99-110.

LAGNEAU, Gerard. Efectismo y engaño. In: BOURDIEU, Pierre (org.). La fotografía: un arte

intermedio. Ciudad de México: Nueva Imagen, 1979. p. 213-233.

MANZONI, Francis. Mercados e feiras livres em São Paulo (1867-1933). São Paulo: Edições

Sesc, 2019.

MENDES, Ricardo. A revista São Paulo (1936): fotografia de paisagem e documentação urbana

em uma sociedade de mídias visuais. In: FABRIS, Annateresa; BATISTA, Marta Rossetti (orgs.).

V Congresso Brasileiro de História da Arte. São Paulo: Comitê Brasileiro de História da Arte,

p. 232-240.

MOLINA, Ana Heloisa. Propagandas, masculino/feminino e variedades: a revista O Cruzeiro

na aula de história. In: GAWRYSZEWSKI, Alberto (org.). O Cruzeiro: uma revista (muito)

ilustrada. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009. p. 9-34.

MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana de Lautréamont a Bataille. São Paulo: Iluminuras, 2002.

OLIVEIRA, Marília Rodrigues de. “A tragédia da rua Januzzi”: narrativas sensacionais, ciência

e moral no Rio de Janeiro da Primeira República. 2014. Dissertação (Mestrado em História

Social da Cultura) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2014.

RAMÍREZ, Juan Antonio. Corpus solus: para un mapa del cuerpo en el arte contemporáneo.

Madrid: Siruela, 2005.

SANTUCCI, Jane. Babélica urbe: o Rio nas crônicas dos anos 20. Rio de Janeiro: Rio Books, 2015.

SOBRAL, Julieta Costa. J. Carlos, designer. In: CARDOSO, Rafael (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005. p. 124-159.

TAKAMI, Marina Castilho. Fotografia em marcha: Revista S. Paulo – 1936. 2008. Dissertação

(Mestrado em Estética e História da Arte) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

WIPLINGER, Jonathan O. The jazz republic: music, race, and American culture in Weimar

Germany. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2017.

SITES

DRUON, Michèle. Joséphine Baker, Paul Colin et le “Tumulte noir” des anneés folles. Le Mot Juste en Anglais, [s. l.], 5 jan. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2XGhIQU>. Acesso em: 9 jun. 2020.

SEIXAS, Maria Augusta. Virgínia Quaresma (1882-1973). Centro de Documentação e Arquivo

Feminista Elina Guimarães, Lisboa, 1 ago. 2010. Disponível em: <https://bit.ly/39tvkkJ>. Acesso em: 20 maio 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

FABRIS, Annateresa. Montagem fotográfica e imprensa brasileira (1900-1940): uma abordagem preliminar. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 29, p. 1–61, 2021. DOI: 10.1590/1982-02672021v29e56. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/178852.. Acesso em: 8 maio. 2024.