O Anhanguera, de Theodoro Braga: dissonâncias de uma imagem controversa do bandeirantismo paulista

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672022v30e17

Palavras-chave:

Theodoro Braga, Museu Paulista, O Anhanguera, Pintura histórica, Bandeirantismo

Resumo

A vida e a obra de Theodoro Braga tem sido destacada pela historiografia
contemporânea devido a sua presença nas artes decorativas e por seu papel na formulação de uma identidade nacional brasileira, atividade que perpassa toda sua atuação como pintor e educador. Porém, como apontado por alguns autores, o artista também tem expressiva importância no campo da pintura histórica. Uma de suas obras mais conhecidas do gênero é O Anhanguera (1930), um dos retratos mais famosos e reproduzidos do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva. A obra integra o acervo do Museu Paulista desde 1960, quando foi doada por Maria da Silva Braga, viúva de Theodoro Braga. Até alguns anos atrás, o Museu não tinha informações sobre o processo de produção da obra, bem como sua inserção na produção artística do pintor, sua circulação antes da doação em 1960, a relação do artista com o Museu Paulista e a relação da obra com os padrões de representação da iconografia bandeirante estabelecida por Afonso Taunay, então diretor do museu. Essas relações foram aqui investigadas por meio de levantamento documental em periódicos da época. A análise das fontes, junto à revisão bibliográfica sobre a criação e consolidação do mito do “herói bandeirante” e dos padrões de representação dessas personagens nas obras do acervo do Museu Paulista, demonstram que a
obra de Theodoro Braga foi excluída das encomendas e compras oficiais realizadas por Taunay por não se adequar ao cânon por ele imposto à instituição. Essa exclusão, no entanto, não impediu que a obra fosse adquirida pelos acervos oficiais do estado de São Paulo a partir de 1945, ano em que Taunay deixou a direção do Museu Paulista.

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Biografia do Autor

  • Elisa Ferreira Rocha Campos, Universidade de São Paulo

    Graduanda em História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Autora da pesquisa de iniciação científica O Anhanguera, de Theodoro Braga: concepção de uma pintura histórica e sua aquisição para o acervo do Museu Paulista, que faz parte do projeto temático “Coletar, Identificar, Processar, Difundir o Ciclo Curatorial e a Produção de Conhecimento”, sob orientação do Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins. A autora agradece à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pela concessão da bolsa que possibilitou a realização da pesquisa de iniciação científica, origem deste artigo (número do processo: 2019/23664-8), e ao Paulo César Garcez Marins, pois sem sua orientação e apoio, tão necessários diante do desafio de realizar a pesquisa durante a  dificuldades da pandemia de covid19, não seria possível concluir o artigo.

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Publicado

2022-07-27

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Dados de financiamento

Como Citar

O Anhanguera, de Theodoro Braga: dissonâncias de uma imagem controversa do bandeirantismo paulista. (2022). Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 30, 1-25. https://doi.org/10.1590/1982-02672022v30e17