De mercadoria à museália: a Coleção Souza Lima de marfins católicos do Museu Histórico Nacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-02672024v32e12

Palabras clave:

Coleção Souza Lima, Museu Histórico Nacional, Escultura em marfim, Coleção, Musealização

Resumen

Este artigo apresenta os levantamentos e conclusões da pesquisa de pós-doutorado na área da museologia sobre a Coleção Souza Lima, pertencente ao acervo do Museu Histórico Nacional. Formada por 572 imagens cristãs esculpidas em sua maioria em marfim, é considerada uma das mais significativas coleções do tipo sob a guarda de um museu público brasileiro. O nome da coleção faz referência ao colecionador José Luiz de Souza Lima, sendo comprada para o MHN nos anos 1940. Devido à pouca informação sobre as origens das peças e sobre o colecionador, a pesquisa organizou informações no sentido de: (1) apontar para as possibilidades de entrada no país das imaginárias católicas em marfim pela Carreira das Índias; (2) apontar para a possibilidade de produção, no Brasil, de imaginárias em marfim; (3) entender quais foram os argumentos de valoração que justificaram a compra da coleção; (4) apontar as semelhanças entre o colecionismo de Souza Lima e outras coleções; e (5) descrever como o elemento “oriental” foi associado à coleção no processo de musealização e como as ações de curadoria no Museu Histórico Nacional são marcadas por um discurso que reatualiza no Brasil o orientalismo português. Argumenta-se que a curadoria da Coleção Souza Lima tem sido embasada por narrativas que valorizam a experiência colonial portuguesa e reafirmam discursos com perspectivas coloniais. Esse tipo de abordagem eclipsa aspectos informacionais sobre a coleção, como suas origens e as estratégias de resistência por parte de seus produtores, além de questões éticas referentes à entrada desses objetos no circuito do colecionismo e das coleções museológicas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rafael Zamorano Bezerra, Casa de Oswaldo Cruz

    Doutor em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGPHIS - UFRJ). Professor do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC-Fiocruz) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória-Unirio). Atualmente é Chefe da Divisão Técnica do Sítio Roberto Burle Marx (SRBM-Iphan). E-mail: rafael.bezerra@iphan.gov.br.

Referencias

Fontes impressas

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39, p. 111.

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39. p. 112.

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39. p. 113.

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39. p. 114.

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39. p. 116-117.

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39. p. 92-93, 120-121.

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39. p. 118-119.

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39. p. 124.

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39. p. 94, 126.

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39. p. 127.

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39. p. 95, 130.

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39. p. 96, 131.

Processo de entrada de acervos MHN nº 12/39. p. 98, 133.

Livros, artigos e teses

ALMEIDA, Carla Maria Carvalho de; OLIVEIRA, Mônica Ribeiro de. Conquista do centro-sul: fundação da Colônia de Sacramento e o “achamento” das Minas. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima. O Brasil colonial: 1580-1720. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 267-336.

ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. 2.ed. São Paulo: Ediouro, 2001

APPADURAI, Arjun. Introdução: mercadorias e a política de valor. In: A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Eduff, 2008. p. 15-87.

BATISTA, Maria Rosseti (org.). Coleção Mário de Andrade: religião e magia, música e dança, cotidiano. São Paulo: USP, 2004.

BEZERRA, Rafael Zamorano. A invenção das relíquias: dispositivos de autoridade na musealização de objetos do acervo do Museu Histórico Nacional (1922-2012). 2014. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

BOXER, Charles R. O império marítimo português. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Definição de curadoria: os caminhos do enquadramento, tratamento e extroversão da herança patrimonial. In: JULIÃO, Letícia (coord.). Caderno de diretrizes museológicas. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura, 2008. v. 2, p. 16-25.

CARVALHO, Vânia Carneiro de; MARINS, Paulo Garcez; LIMA, Solange Ferraz de. Curadoria em museus de história. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 29, p. 1-24, 2021. DOI: 10.1590/1982-02672021v29e40.

CATROGA, Fernando. A história começou no Oriente. In: COMISSÃO NACIONAL PARA OS

DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES. O orientalismo em Portugal: catálogo. Lisboa: Edições Inapa, 1999a. p. 197-239.

CATROGA, Fernando. As comemorações dos descobrimentos. In: COMISSÃO NACIONAL PARA OS

DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES. O orientalismo em Portugal: Catálogo. Lisboa: Edições Inapa, 1999b. p. 267-283.

COUTINHO, Maria Inês. Rede de museus: inventário paulista de acervos museológicos de arte sacra. Museu da Arte de São Paulo: São Paulo, 2015.

DAHER, Andrea. Objeto cultural e bem patrimonial: representações e práticas. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, DF, v. 34, p. 113-129, 2011.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Key concepts of museology. Paris: Armand Colin, 2010.

FALCON, Francisco José Calazans. O capitalismo unifica o mundo. In: REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste (org.). O século XX: o tempo das incertezas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

FARIA, Patrícia Souza de. Do oriente ao Rio de Janeiro: a imaginária indo-portuguesa e a rota dos marfins. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 35, 2003.

FARIA, Patrícia Souza de. Representações do Iberismo na arte sacra. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 36, 2004.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1998.

FRONER, Yacy-Ara. A presença de marfim em Minas colonial: estética, materialidade, e hipóteses acerca da produção local. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL EM ARTES PLÁSTICAS, 27, 2018, São Paulo. Anais […]. [S. l.]: Anpap, 2018. p. 201-223.

HESPANHA, António Manuel. O orientalismo em Portugal (séculos XVI-XX). In: COMISSÃO NACIONAL PARA OS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES. O orientalismo em Portugal: Catálogo. Lisboa: Edições Inapa, 1999. p. 15-39.

ISHAQ, Vivien. Entre o medo da morte e a salvação: a imaginária indo-portuguesa e cíngaloportuguesa no acervo do Museu Histórico Nacional. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, 2000.

KOPYTTOFF, Igor. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In: APPADURAI, Arjun (org.). A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Eduff, 2008. p. 89-121.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

LAPA, José Roberto do Amaral. A Bahia e a carreira das Índias. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968.

LEITE, José Roberto Teixeira. A China no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1999.

LOUREIRO, José Mauro Matheus. Esboço acerca da documentação museológica. In: GRANATO, Marcus; SANTOS, Claudia Penha dos; LOUREIRO, Maria Lúcia Niemeyer Matheus (org.). Documentação em museus. Rio de Janeiro: Mast, 2008. v. 10, p. 24-30.

MAIA, Pedro Moacir (ed.). O Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia. São Paulo: Banco Safra, 1987.

MATIAS, Osvaldo Gil. Marfins das províncias orientais de Portugal e Espanha no Brasil. Rio de Janeiro: Arte Ensaio, 2013.

MONTEIRO, Carla Rafaela. Entre o Tejo e os Jerônimos: a Exposição Histórica do Brasil nas comemorações dos centenários de Portugal em 1940. 2011. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. DOI: 10.11606/D.8.2011.tde-18062012-085247.

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. A arte cristã no Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro: MHN, 1977. Catálogo da Exposição Comemorativa do 55ª aniversário do Museu Histórico Nacional.

PADILHA, Renata Cardozo. Documentação museológica e gestão de acervo. Florianópolis: FCC, 2014.

PAIVA, Eduardo França. Marfins, ambientes e contextos: as Minas Gerais e as fontes históricas. In:

SANTOS, Vanicléia Silva (org.). O marfim no mundo moderno: comércio, circulação, fé e status social (séculos XV-XIX). Curitiba: Prismas, 2017. p. 239-253.

PANIKKAR, Kavalam Madhava. A dominação ocidental na Ásia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

PINTO, Carla Alferes. A arte ao serviço do império e das colónias: o contributo de alguns programas expositivos e museológicos para o discurso de legitimação territorial. Midas, [s. l.], 2016. DOI: 10.4000/midas.957.

POMIAN, Krzysztof. Colecção. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional, 1984. v. 1, p. 51-86.

POULOT, Dominique. Museu e museologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. Objeto gerador: considerações sobre o museu e a cultura material no ensino de história. Revista Historiar, Sobral, v. 8, n. 14, 2016.

RAPOSO, Francisco Hipólito. Portuguese expansion overseas and the art of ivory. Lisboa: Calouste Gulbenkian Foundation, 1991.

SÁ, Ivan Coelho de. Matrizes do pensamento museológico de Gustavo Barroso. Rio de Janeiro: Unirio, 2019;

SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SANTOS, Lucila Morais. A arte do marfim. Porto: Museu dos Transportes e da Comunicação, 1998. Catálogo de exposição.

SANTOS, Lucila Morais. A arte do marfim: do sagrado e da história na coleção Souza Lima do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1993. Catálogo de Exposição.

SANTOS, Lucila Morais. A sagração do marfim. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional. São Paulo: Pinacoteca, 2001.

SANTOS, Lucila Morais. Coleções no Museu Histórico Nacional: a coleção Souza Lima. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 27, 1995.

SANTOS, Vanicléia Silva; ALVES, Rogéria Cristina. A arte em marfim nas Minas Setecentistas: o perfil dos proprietários de tornos de rede angolanos, botões, sinetes, imagens religiosas e outros objetos de marfim. In: SANTOS, Vanicléia Silva (org.). O marfim no mundo moderno: comércio, circulação, fé e status social (séculos XV–XIX). Curitiba: Prismas, 2017. p. 255-282.

SANTOS, Vanicléia Silva (org.). Marfins africanos como insígnias de poder: contextos de produção e usos dentro e fora da África. Belo Horizonte: Fino Traço, 2023.

SCHEINER, Tereza Cristina. O museu como processo. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura, 2008.

SILVA, Jorge Lúzio Matos. Sagrado marfim: o Império Português na Índia e as relações intracoloniais Goa e Bahia, século XVII: iconografias, interfaces e circulações. 2011. Dissertação (Mestrado em história) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

SILVA, Jorge Lúzio Matos. O marfim na economia colonial portuguesa do Índico no século XVII: interações comerciais e práticas artísticas. In: SANTOS, Vanicléia Silva (org.). O marfim no mundo moderno: comércio, circulação, fé e status social (séculos XV-XIX). Curitiba: Prismas, 2017.

SILVA, Jorge Lúzio Matos. Por uma descolonização da imagem: o marfim africano na arte colonial do Oriente. São Paulo: Museu de Arte Sacra de São Paulo, 2023.

SILVA, Jorge Lúzio Matos; COUTINHO, Maria Inês Lopes. O sagrado marfim. O avesso do avesso. São Paulo: Museu de Arte Sacra de São Paulo, 2018.

SMIT, Johanna Wilhelmina. A documentação e suas diversas abordagens. In: GRANATO, Marcus; SANTOS, Claudia Penha dos; LOUREIRO, Maria Lúcia Niemeyer Matheus (org.). Documentação em museus. Rio de Janeiro: Mast, 2008. v. 10, p. 11-23.

TÁVORA, Bernardo Ferrão de Tavares e. Imaginária luso-oriental. Lisboa: [s. n.], 1983.

TOSTES, Vera Lúcia Bottrel (coord.). A sedução do Oriente: a arte asiática na coleção do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro: MHN, 2010.

Publicado

2024-05-09

Número

Sección

Museos

Datos de los fondos

Cómo citar

BEZERRA, Rafael Zamorano. De mercadoria à museália: a Coleção Souza Lima de marfins católicos do Museu Histórico Nacional. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 32, p. 1–53, 2024. DOI: 10.11606/1982-02672024v32e12. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/212388.. Acesso em: 20 may. 2024.