A experiência de visita de famílias à exposição virtual “Aedes: que mosquito é esse?” do Museu da Vida (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-02672024v32e3Palavras-chave:
Exposição virtual, Centros e museus de ciências, Público familiarResumo
Neste estudo, analisamos as interações de seis famílias em visita à exposição virtual “Aedes: que mosquito é esse?”, do Museu da Vida (RJ). Os objetivos foram: identificar as interações com a exposição e as conversas mais relevantes dos membros da família entre si durante as visitas; analisar aspectos de usabilidade e navegabilidade; e identificar especificidades do público familiar no que concerne à visitação virtual a museus e centros de ciências. A coleta de dados foi feita por meio de aplicação de questionário on-line e por gravação da tela e dos dados audiovisuais da família, com o uso do programa de livre acesso Flashback Recorder Express, durante a realização da visita, além de realização de entrevista semiestruturada on-line após a visita. Os dados foram categorizados e analisados, no caso dos dados audiovisuais, utilizando-se o software Dedoose. Os resultados indicaram valoração positiva da experiência de visitação, com protagonismo das crianças. Notamos que os membros da família conversam entre si para descobrir como se locomover e executar ações no ciberespaço; valorizam a possibilidade de interatividade e de aprendizado, sendo os totens interativos os que mais despertam interesse e emoções positivas; e buscam os textos expositivos de forma parcial, apesar do desinteresse na leitura. Quanto ao aspecto da virtualidade, além de barreiras associadas ao não funcionamento, o caráter imersivo é acompanhado por dificuldades com a usabilidade e navegabilidade, que, ainda que superáveis intuitivamente, associam-se a emoções negativas e poderiam ser minimizadas com o fornecimento de mais informações aos usuários
Downloads
Referências
AGOSTINO, Deborah; ARNABOLDI, Michela; LAMPIS, Antonio. Italian state museums during the covid-19 crisis: from onsite closure to online openness. Museum Management and Curatorship, Abingdon-on-Thames, v. 35, n. 4, p. 362-372, 2020. DOI: 10.1080/09647775.2020.1790029.
ALLARD, Michel; BOUCHER, Suzanne. Éduquer au musée: un modèle théorique de pédagogie muséale. Montréal: Hurtubise HMH, 1998.
ARAUJO, Juliana Magalhães de et al. A usabilidade na visita virtual de famílias ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, 2023a. DOI: 10.52192/1984-3917.2023v16n1p143-170.
ARAUJO, Juliana Magalhães de et al. Conversas e interações nas visitas de famílias à exposição virtual Biodiversidade: conhecer para preservar” do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, 2023b. DOI: 10.1590/1808-5245.29.131259.
ASCOTT, Roy. The museum of the third kind. InterCommunication, n. 15, 1996. Disponível em: https://bit.ly/3vHAubv. Acesso em: 15 ago. 2023.
ASH, Doris. Dialogic inquiry in life science conversations of family groups in a museum. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 40, n. 2, p. 138-162, 2003. DOI: 10.1002/tea.10069.
BAHIA, Ana Beatriz. Museu virtual (e plural) de arte. Visualidades, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 146-163, 2015. DOI: 10.5216/vis.v13i1.33885.
BATISTA, Lucineia da Silva; PADUA, Mariana Cantisani; JORENTE, Maria José Vicentini. Curadoria social: participação coletiva na curadoria de ambientes dígito-virtuais de museus. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 27, p. 1-23, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e84304.
BAUTISTA, Susana Smith. The social function of museums in the digital age. The International Journal of the Arts in Society, Champaign, v. 4, n. 2, p. 9-19, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3Hq9RKG. Acesso em: 1º nov. 2023.
BRISEÑO-GARZÓN, Adriana; ANDERSON, David. A review of Latin American perspectives on museums and museum learning. Museum Management and Curatorship, Abingdon-on-Thames, v. 27, n. 2, p. 161-177, 2012. DOI: 10.1080/09647775.2012.674321.
CAFÉ, Lígia Maria Arruda; PADILHA, Renata Cardozo. A representação do objeto museológico em exposição virtual: análise da fotografia histórica no Google Cultural Institute.Revista Iberoamericana de Turismo, Penedo, p. 120-141, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3S6TveY. Acesso em: 1º nov. 2023.
CARDOSO, Marcia de Oliveira; DANTAS, Regina Maria Macedo Costa; RODRIGUES, Ana Lucia Faria da Costa. Descompactando as memórias do Museu da Computação da UFRJ: sobre o podcast Memórias.zip. Revista de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia: Scientiarium Historia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2023. DOI: 10.51919/revista_sh.v1i1.381.
CARVALHO, Cristina; CAMPOLINA, Gabriela. Aproximação em tempos de distanciamento: museus em contextos virtuais durante a pandemia. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 6, n. 4, p. 21-33, 2022. Disponível em: DOI: 10.12957/redoc.2022.62958.
CARVALHO, Cristina; LOPES, Thamiris. O público infantil nos museus. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 911-930, 2016. DOI: 10.1590/2175-623652329.
CARVALHO, Ana; MATOS, Alexandre. Museum professionals in a digital world: insights from a case study in Portugal. Museum International, Hoboken, v. 70, n. 1-2, p. 34-47, 2018. DOI: 10.1111/muse.12191.
CAVACO, Gabriela. O que é que são museus com qualidade pedagógica? O museu criativo como alternativa à educação formal da criança. Cadernos de Sociomuseologia, v. 25, p. 33-39, 2006. Disponível em: https://bit.ly/48ENFZb. Acesso em: 24 out. 2023.
CAZELLI, Sibele et al. Conhecer para contar: o público de museus de ciência do Rio de Janeiro. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 379-408, 2022. DOI: 10.52192/1984-3917.2022v15n2p379-408.
CHAVES, Italo Teixeira; DAVID, Priscila Barros; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Arquitetura da informação e museus digitais: análise da usabilidade no Museu da Fotografia do Ceará. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n. 1, p. 253-276, 2022. DOI: 10.5433/1981-8920.2022v27n1p253.
COUTINHO, Sidney dos Reis Rodrigues. O uso das mídias sociais por centros e museus de ciência: a comunicação interativa entre as instituições e seus públicos. 2020. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) –Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://bit.ly/423NeoQ. Acesso em: 1º nov. 2023.
DAHMOUCHE, Mônica Santos et al. Agora são elas: a presença das mulheres no público de museus de ciência do Rio de Janeiro. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 1-25, 2023. DOI: 10.19132/1808-5245.29.125255.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (ed.). Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3S4b931. Acesso em: 6 nov. 2023.
DIAS, Guilherme Moreira et al. Um olhar sobre a acessibilidade do Museu da Dança. Revista Caminhos da Educação: Diálogos, Culturas e Diversidades, Teresina, v. 4, n. 3, p. 1-14, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v4i3.2816.
ELLENBOGEN, Kirsten; LUKE, Jessica; DIERKING, Lynn. Family learning research in museums: an emerging disciplinary matrix? Science Education, Hoboken, v. 88, p. S48-S58, 2004. DOI: 10.1002/sce.20015.
FARIA, Sónia. Visita virtual interativa ao Museu do Centro Hospitalar do Porto: uma proposta de mediação digital. Museus e estudos interdisciplinares, [s. l.], v. 15, p. 1-10, 2022. DOI: 10.4000/midas.3538.
FERREIRA, Gustavo Lopes; CARVALHO, Daniela Franco. Curiosidade e encantamento: a experiência estética dos visitantes de um museu de ciências. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, DF, v. 4, n. 8, p. 239-251, 2015. DOI: 10.26512/museologia.v4i8.
FLETCHER, Adrienne; LEE, Moon. Current social media uses and evaluations in American museums. Museum Management and Curatorship, Abingdon-on-Thames, v. 27. n. 5, p. 505-521, 2012. DOI: 10.1080/09647775.2012.738136.
FOLADOR, Heloísa de Faria; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta; COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. Museus virtuais: o que são e como defini-los? REnCiMa, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 1-23, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n1a13.
FOO, Shubert. Online virtual exhibitions: concepts and design considerations. Journal of Library and Information Technology, Dheli, v. 28, n. 4, p. 22-34, 2008. DOI: 10.14429/djlit.28.4.194.
FRENKEL, Eliane Ezagui. Famílias no Museu Nacional. 2012. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://bit.ly/47FHMJV. Acesso em: 6 nov. 2023.
GOMES, Cristina Heredia; SPERANDIO, Diogo Gabriel. Práticas não formais de aprendizagem em geociências: Museu Virtual Geológico do Pampa. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 13, n. 39, p. 568-588, 2023. DOI: 10.26514/inter.v13i39.4449.
KABASSI, Katerina et al. Evaluating museum virtual tours: the case study of Italy. Information, [s. l.], v. 10, n. 11, p. 1-11, 2019. DOI: 10.3390/info10110351.
KIDD, Jenny. Enacting engagement online: framing social media use for the museum. Information, Technology and People, Bingley, v. 24. n. 1, p. 64-77, 2011. DOI: 10.1108/09593841111109422.
KÖPCKE, Luciana Sepúlveda et al. A presença feminina nos museus: perfil sociocultural e modalidades de visita. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, 32., 2008, Caxambu. Anais […]. São Paulo: Anpocs, 2008.
KORAN JUNIOR, John; KORAN, Mary Lou; LONGINO, Sarah. The relationship of age, sex, attention, and holding power with two types of science exhibits. Curator: The Museum Journal, Hoboken, v. 29, n. 3, p. 227-235, 1986. DOI: 10.1111/j.2151-6952.1986.tb01442.x.
LEAL, Noris Mara Pacheco Martins et al. A realidade das mulheres na pandemia e formas de (re)existir: o papel da extensão através de exposições em um museu virtual universitário. Expressa Extensão, Pelotas, v. 27, n. 2, p. 103-112, 2022. DOI: 10.15210/ee.v27i2.22283.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LINNAEUS, Carolus. Zweyter Theil, enthalt Beschreibungen verschiedener wichtiger Naturalien. In: HASSELQUIST, D. F. Reise nach Palt’istina in den Jahren von 1749 his 1752. Rostock: [s. n.], 1762. p. 267-606.
MARTINS, Cesar Eugenio Macedo de Almeida; BARACHO, Renata Maria Abrantes Porto. Perfil do público-visitante dos museus disponíveis no site Era Virtual. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 6, n. 1, p. 140-158, 2019. DOI: 10.28998/cirev.2019v6n1i.
MASSARANI, Luisa et al. A experiência interativa de famílias em um museu de ciências: um estudo no Museu de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 261-284, 2021a. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p261.
MASSARANI, Luisa et al. Families visit the museum: a study on family interactions and conversations at the Museum of the Universe – Rio de Janeiro (Brazil). Frontiers in Education, [s. l.], v. 6, 2021b. DOI: 10.3389/feduc.2021.669467.
MARTI, Frieda Maria. Educação museal e cibercultura. In: CASTRO, Fernanda; SOARES, Ozias; COSTA, Andréa (org.). Educação museal: conceitos, história e políticas: volume V: educação museal, e cibercultura & acessibilidade em museus e educação. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2020. p. 30-44. Disponível em: https://bit.ly/4b0V46C. Acesso em: 1º nov. 2023.
MARTI, Frieda Maria; SANTOS, Edméa Oliveira. Educação museal online: a educação museal na/com a cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 41-66, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.44589.
MATTEDI, Adriana Prest; SEABRA, Rodrigo Duarte; LUZ, Flávio Mohallem. Um estudo de usabilidade cultural virtual do Museu de Sant’Ana. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 21-30, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126506.
MCMANUS, Paulette. Oh, yes, they do: how museum visitors read labels and interact with exhibit texts. The Museum Journal, Hoboken, v. 32, n. 3, p. 174-189, 1989. DOI: 10.1111/j.2151-6952.1989.tb00718.x.
MORAES, Dênis de. O concreto e o virtual: mídia, cultura e tecnologia. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MUCHACHO, Rute. Museus virtuais: a importância da usabilidade na mediação entre o público e o objecto museológico. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 4., 2005, Aveiro. Actas […]. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005. p. 1540-1547. DOI: 10.34624/sopcom.v0i0.16230.
MUSEU DA VIDA. “Aedes: que mosquito é esse?” é tema de exposição na Casa da Ciência. Portal Fiocruz, Rio de Janeiro, 12 jun. 2017. Disponível em: https://bit.ly/48OLC41. Acesso em: 30 jan. 2022.
MUSEU DA VIDA. Com recursos lúdicos e interativos, exposição sobre o mosquito Aedes ganha versão virtual. Museu da Vida, Rio de Janeiro, 25 fev. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3x0tEOH. Acesso em: 30 jan. 2022.
PATERNÒ, Fabio; MANCINI, Cristiano. Effective levels of adaptation to different types of users in interactive museum systems. Journal of the American Society for Information Science, Hoboken, v. 51, n. 1, p. 5-13, 2000. DOI: 10.1002/(SICI)1097-4571(2000)51:1<5::AID-ASI3>3.0.CO;2-S.
RIBEIRO, Alice; MASSARANI, Luisa; FALCÃO, Douglas. Museus de ciências e covid-19: análise dos impactos da pandemia no Brasil. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 243-269, 2022. DOI: 10.52192/1984-3917.2022v15n1p243-269.
ROCHA, Bárbara Freire Ribeiro. Conhecendo os museus virtuais e cibermuseus: aplicativo Fala Sério. Museologia e Interdisciplinaridade, Brasília, DF, v. 6, n. 11, p. 241-250, 2017. DOI: 10.26512/museologia.v6i11.17702.
ROCHA, Jessica Norberto et al. Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 29, p. 1-34, 2021. DOI: 10.1590/1982-02672021v29e38.
RODRIGUES, Francisco; AFONSO, Ana Sofia. Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 253-273, 2015. DOI: 10.5007/1982-5153.2015v8n3p253.
RUSSO, Angelina et al. Social media and cultural interactive experiences in museums. Nordisk Museologi, Oslo, v. 1, p. 19-29. 2007. DOI: 10.5617/nm.3255.
SCHWEIBENZ, Werner. The development of virtual museums. Icom News, Paris, n. 3, p. 1, 2004.
SILVA, Paula Souza da; OLIVEIRA, Ana Paula Lelis Rodrigues de. Educação profissional e memórias: uma proposta de museu virtual como contribuição à formação humana integral para o IF Sudeste MG – Câmpus Santos Dumont. Revista Vivências, Erechim, v. 18, n. 36, p. 47-69, 2022. DOI: 10.31512/vivencias.v18i36.698.
SKUSE, Frederick. The banded mosquito of Bengal. Indian Museum Notes, [s. l.], v. 3, n. 5, 1984.
SOUZA, Luciana. Museus no tempo do agora: colonialismo, imperialismo e tecnologia digital. In: SOARES, Bruno Brulon (ed.). Descolonizando a museologia: museus, ação comunitária e descolonização. Paris: Icom, 2020. p. 141-158. Disponível em: https://bit.ly/3Oa5es1. Acesso em: 1º nov. 2023.
SOUZA, Vítor et al. Uma reflexão sobre pós-colonialidade, decolonização e museus virtuais: o caso do Museu Virtual da Lusofonia. Comununicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 19, n. 54, p. 80-105, 2022. DOI: 10.18568/cmc.v18i54.2528.
STUDART, Denise. Museus e famílias: percepções e comportamentos de crianças e seus familiares em exposições para o público infantil. História, Ciências, Saúde: Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, p. 55-77, 2005. DOI: 10.1590/S0104-59702005000400004.
SUNDAR, Shyam et al. Communicating art, virtually! Psychological effects of technological affordances in a virtual museum. International Journal of Human-Computer Interaction, Abingdon-onThames, v. 31, n. 6, p. 385-401, 2015. DOI: 10.1080/10447318.2015.1033912.
TARE, Medha et al. Explanatory parent-child conversation predominates at an evolution exhibit. Science Education, Hoboken, v. 95, n. 4, p. 720-744, 2011. DOI: 10.1002/sce.20433.
TRINDADE, Elaine. Dos muros para o ecrã: arte urbana, quotidiano e experiência estética no Museu Virtual da Lusofonia. Vista, Minho, n. 9, 2022. DOI: 10.21814/vista.3982.
UNESCO. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (Stem). Brasília, DF: Unesco, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3IATSKe. Acesso em: 6 nov. 2023.
UNESCO. Museums around the world in the face of covid-19. Paris: Unesco, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3wTat9J. Acesso em: 1º nov. 2023.
UNESCO. Museums around the world in the face of covid-19. Paris: Unesco, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3tQcDWz. Acesso em: 1º nov. 2023.
VALENÇA, Vera Lúcia Chacon. Os museus, as crianças como protagonistas e os projetos pedagógicos de qualidade. Poiésis, Tubarão, p. 138-160, 2012. DOI: 10.19177/prppge.v5e02012138-160.
ZIMMERMAN, Heather Toomey; REEVE, Suzanne; BELL, Philip. Family sense-making practices in science center conversations. Science Education, Hoboken, v. 94, n. 3, p. 478-505, 2010. DOI: 10.1002/sce.20374.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alice Ribeiro, Jéssica Beck Carneiro, Juliana Magalhães de Araujo, Juliane Barros da Silva, Luisa Massarani, Graziele Aparecida de Moraes Scalfi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 465658/2014-8 -
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Números do Financiamento E-26/200.89972018