Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.

  • Submissões devem conter, impreterivelmente, os seguintes metadados, referentes a todos os autores: código de inscrição na plataforma ORCID; filiação; resumo biográfico.
  • Ao realizar um submissão, os autores declaram estar cientes dos compromisso éticos que lhes são correspondentes, descritos na seção "Política de promoção da ética na publicação acadêmica", e que se colocam em concordância com as diretrizes éticas expressas.
  • Serão considerados artigos submetidos apenas os que cumprirem todas as normas gerais aqui descritas.
  • Deve-se observar estritamente as normas descritas nas Diretrizes para Autores, inclusive as regras relativas ao envio de imagens (conferir nas diretrizes para autores o item "Detalhamento sobre a formatação de imagens").

  • O manuscrito deve ser enviado em formato Word.
  • Autores compometem-se a não manter duas submissões simultâneas no sistema.

Diretrizes para Autores

Instruções para preparação de artigos

Os artigos enviados para publicação devem ser originais inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional; 

Formatação

Os artigos devem ser submetidos em formato MS Word (.doc) ou OpenOffice usando fonte Times New Roman, corpo 12. Os parágrafos devem ser justificados e com entrelinhas em espaço 1.5. As páginas devem ser tamanho A4, com margens superiores e inferiores de 2.5 cm, e margens laterais de 3 cm. 

Padronização

1. Os artigos devem ter entre 4.000 e 10.000 palavras;

2. No cabeçalho do artigo deve ser indicado o título sem qualquer menção à autoria, haja vista a avaliação cega por pares;

3. Todas as informações de autoria e instituição/afiliação (Departamento, Faculdade e Universidade na qual leciona ou realiza pós-graduação) devem ser preenchidas no campo “autoria/metadados” do sistema OJS e não devem ultrapassar o limite de 120 palavras;

4. Os artigos devem ser acompanhados de:

a) título, com a respectiva versão em inglês;

b) resumo, com no máximo 120 palavras, que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto, acompanhada de respectiva versão em inglês (abstract), ambas;

c) palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, que identifiquem o conteúdo do artigo, com a respectiva versão em inglês (keywords);

5. Todas as referências bibliográficas citadas ao longo do texto devem ser indicadas conforme sistema autor-data, logo após a citação ou o nome do autor, e devem apresentar, entre parênteses, o sobrenome do autor, ano de publicação e página da citação, confome exemplo abaixo:

(AMARAL, 1998, p. 13)

(FERREIRA; COTRIM, 2006, p. 176-177)

6. Referências adicionais e imprescindíveis, comentários do autor e a citação de materiais como comunicações pessoais, anotações de aulas, trabalhos de eventos não publicados, por exemplo, devem ser apresentados em notas de rodapé;

7. As referências bibliográficas apresentadas nas notas de rodapé também devem seguir o sistema autor-data, conforme indicado no item 5;

8. As notas de rodapé devem ser indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente;

9. As citações de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. As intervenções feitas nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes;

10. Já as citações com mais de três linhas devem ser destacadas em corpo 11, sem aspas e com recuo à esquerda de 2 cm. As omissões de trechos da citação podem ser marcadas por reticências entre parênteses;

11. Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico;

12. No corpo do texto, títulos de obras (pintura, escultura, filmes, vídeos etc.) devem vir em itálico. Já títulos de exposições devem vir entre aspas;

13. Todas as referências citadas ao longo do texto devem ser reunidas e apresentadas ao final do artigo, sob o item "Referências", e devem seguir o modelo abaixo especificado. Obras complementares que porventura não tenham sido citadas ao longo do texto devem ser incluídas ao final do arquivo sob a chancela “Referências complementares”.

 

Livros:   

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Edição. Cidade: Editora, ano.

 

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (do organizador da obra; se for o mesmo autor do capítulo, repetir o nome e sobrenome.). Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano, p. 0-0.

 

Artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do periódico em negrito, Cidade de publicação, v., n., p. 0-0, mês abreviado. ano.

 

Teses e dissertações: 

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em negrito: complemento do título sem negrito. Ano. V. Tese/ Dissertação (Doutorado/ Mestrado em Área X) – Faculdade X, Universidade X, Cidade, p. 0-0.

 

Documentos obtidos em meios eletrônicos:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. 0-0, mês, ano. Disponível em: <http://www - URL completo do documento>. Acesso em: dia mês abreviado ano.

 

Filmes:

Título do filme em negrito (ano de lançamento), Direção, País de produção.

 

Detalhamento sobre a formatação de imagens

1. A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens;

2. Os autores devem providenciar as imagens que queiram incluir em seus textos;

3. Os autores devem fornecer as legendas das imagens, assim como indicar a posição em que devem aparecer no corpo do texto entre parênteses (fig.x). A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua correta veiculação;

4. As legendas de imagens incluídas ao longo do texto devem seguir o seguinte padrão:

Fig. (número em ordem crescente). Autor, Título em itálico, ano. Técnica, dimensões em cm, Localização (nome de museu, coleção etc., se houver), cidade (se houver).

5. As imagens devem estar em jpeg ou tiff e ter 300 dpi (dimensões aproximadas de 17 x 24 cm, proporção que pode variar de acordo com a imagem);

6. Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acimas, devem ser anexadas no momento de submissão como “Imagens” na plataforma OJS.

Contato: ars@usp.br

Ensaios Visuais

Os ensaios visuais devem decorrer de pesquisas artísticas consolidadas e ser especialmente concebidos para a publicação na revista Ars. Devem compreender 8 imagens, preferencialmente coloridas, com resolução de 300 dpi, salvas em jpeg ou tiff (imagem vertical: 24 x 18 cm; imagem horizontal: 24 x 36 cm).

Artigos

- Os artigos enviados para publicação devem ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional; 

- Artigos apresentados à ARS devem decorrer de pesquisas realizadas no âmbito da pós-graduação. Assim, os autores devem estar vinculados a programas de pós-graduação, nacionais ou internacionais, ou ter realizado pesquisa acadêmica na pós-graduação;

- Após prévia avaliação dos Editores, os artigos são submetidos aos pareceristas ad hoc (em sistema de avaliação cega por pares), que podem aceitar, recusar ou sugerir alterações ao autor;

- Os artigos submetidos com múltipla autoria são revisados com o entendimento de que todos os autores listados estão de acordo com a submissão e que a versão final do artigo foi vista e aprovada por todos os co-autores; 

- Instruções para preparação de artigos

Os artigos devem ser submetidos em formato MS Word (.doc) ou OpenOffice usando fonte Times New Roman, corpo 12. Os parágrafos devem ser justificados e com entrelinhas em espaço 1.5. As páginas devem ser tamanho A4, com margens superiores e inferiores de 2.5 cm, e margens laterais de 3 cm. Os textos não devem exceder o número de palavras correspondente ao tipo de contribuição. 

1. Os artigos devem ter entre 4.000 e 10.000 palavras;

2. No cabeçalho do artigo deve ser indicado o título sem qualquer menção à autoria, haja vista a avaliação cega por pares;

3. Todas as informações de autoria e instituição/afiliação (Departamento, Faculdade e Universidade na qual leciona ou realiza pós-graduação) devem ser preenchidas no campo “autoria/metadados” do sistema OJS e não devem ultrapassar o limite de 120 palavras;

4. Os artigos devem ser acompanhados de:

a) título com a respectiva versão em inglês;

b) um resumo, com a respectiva versão em inglês (abstract), de no máximo 120 palavras que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto;

c) um conjunto de palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, que identifique o conteúdo do artigo, com a respectiva versão em inglês (keywords);

5. Todas as referências bibliográficas devem ser indicadas em nota de rodapé. Referências adicionais e imprescindíveis, que porventura não tenham sido citadas ao longo do texto, devem ser incluídas ao final do arquivo sob a chancela “Bibliografia complementar”.

6. As notas de rodapé devem ser indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente;

7. As citações de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. As intervenções feitas nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes;

8. Já as citações com mais de três linhas devem ser destacadas em corpo 11, sem aspas e com recuo à esquerda de 2 cm. As omissões de trechos da citação podem ser marcadas por reticências entre parênteses;

9. Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico;

10. No corpo do texto, títulos de obras (pintura, escultura, filmes, vídeos etc.) devem vir em itálico. Já títulos de exposições, devem vir entre aspas;

11. As citações bibliográficas, nas notas de rodapé e na bibliografia complementar, devem seguir as normas da ABNT-NBR 6023.

Livros:   

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Edição. Cidade: Editora, ano.

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (do organizador da obra, se for o mesmo autor do capítulo colocar ___.). Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano, p. 0-0.

Artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do periódico em negrito, Cidade de publicação, v., n., p. 0-0, mês abreviado. ano.

Teses e dissertações: 

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em negrito: complemento do título sem negrito. Ano. V. Tese/ Dissertação (Doutorado/ Mestrado em Área X) – Faculdade X, Universidade X, Cidade, p. 0-0.

Documentos obtidos em meios eletrônicos:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. 0-0, mês, ano. Disponível em: <http://www - URL completo do documento>. Acesso em: dia mês abreviado ano.

Filmes:

Título do filme em negrito (ano de lançamento), Direção, País de produção.

 

- Detalhamento sobre a formatação de imagens

1. A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens;

2. Os autores devem providenciar as imagens que queiram incluir em seus textos;

3. Os autores devem fornecer as legendas das imagens, assim como indicar a posição em que devem aparecer no corpo do texto entre parênteses (fig.x). A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua correta impressão;

4. As legendas de imagens incluídas ao longo do texto devem seguir o seguinte padrão:

Fig. (número em ordem crescente). Autor, Título em itálico, ano. Técnica, dimensões em cm, Localização (nome de museu, coleção etc., se houver), cidade (se houver).

5. As imagens devem estar em jpeg ou tiff e ter 300 dpi (dimensões aproximadas de 17 x 24 cm, proporção que pode variar de acordo com a imagem);

6. Para a versão digital da revista é possível o envio de imagens coloridas. Para a versão impressa será feita a conversão para PB (grayscale);

7. Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acimas, devem ser anexadas no momento de submissão como “documento suplementar” na plataforma OJS.

 

Traduções

As traduções serão avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido e devem ter, no máximo, 9.000 palavras. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.

Escritos de Artistas

Esta seção é dedicada à escrita experimental de artistas brasileiros e internacionais. Os textos devem ter até 6.000 palavras e podem ser precedidos de uma introdução de até 2.000 palavras. Devem apresentar título/title; resumo/abstract e palavras-chave/keywords.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.