Contribuição para o conhecimento da alimentação das aves brasileiras

Authors

  • Otto Schubart Sem registro de afiliação
  • Álvoro C. Aguirre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Helmut Sick Universidade Humboldt de Berlim

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7793.19651295-249

Keywords:

Aves brasileiras, Alimentação

Abstract

Pequeno é ainda o número de trabalhos que tratam do conteúdo gástrico das aves do Brasil. Existem muitas indicações espalhadas nos trabalhos clássicos sobre a avifauna, como, por exemplo, nos estudos do Príncipe de Wied, Burmeister e outros, resultados aproveitados em larga escala por A. Brehm no seu célebre livro u Tierleben". Nos últimos anos apareceram algumas publicações brasileiras sobre este assunto. Em 1941 veio a lúmen o trabalho de João Moojen, José Cândido de Carvalho e Hugo de Souza Lopes, sobre as aves dos arredores de Viçosa (MG), de Ilha Seca no Noroeste de São Paulo e de Salobra no Leste de Mato Grosso, apresentando os resultados de 784 exemplares de aves (189 espécies). Em 1949 foi publicado um trabalho póstumo de Adolpho Hempel, incluindo 61 espécies em 110 exemplares, além de informações sobre 53 perdizes {Rhynchotus) e 117 codornas (Nothura), provenientes do Estado de São Paulo e regiões limítrofes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Álvoro C. Aguirre , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    foi engenheiro agrônomo, zoólogo, naturalista. Criou o primeiro parque de reserva e refúgio de animais silvestres no Brasil, atualmente, a Reserva Biológica de Sooretama, no estado do Espírito Santo (Nota: a primeira área protegida do Brasil foi criada em 1937). Álvaro Aguirre dedicou-se à preservação da flora e da fauna brasileira, especialmente da Mata Atlântica. Estudou o maior primata das Américas, o Muriqui (Brachyteles arachnoids), para o qual empreendeu diversas expedições durante os anos 60, durante os quais investigou a vida e hábitos da espécie e sua situação de conservação à época. As publicações resultantes diagnosticaram uma diminuição preocupante dos grupos familiares da espécie, em função do desmatamento e da falta de preservação de seu habitat.

  • Helmut Sick, Universidade Humboldt de Berlim

    Heinrich Maximilian Friedrich Hellmuth Sick, mais conhecido como Helmut Sick foi um ornitólogo e naturalista alemão, naturalizado brasileiro em 1952.

References

.

Published

1965-02-08

Issue

Section

Original Article

How to Cite

Schubart, O., Aguirre , Álvoro C. ., & Sick, H. (1965). Contribuição para o conhecimento da alimentação das aves brasileiras . Arquivos De Zoologia, 12, 95-249. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7793.19651295-249