Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os originais submetidos ao Conselho Editorial devem atender rigorosamente aos critérios abaixo. Colaborações em desacordo serão RECUSADAS.

  1. Todos os textos enviados como colaboração Biblioteca Escolar em Revista devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão neste ambiente.
  2. As colaborações devem ser anexadas em arquivos eletrônicos em formato Word (extensão de arquivo .doc e .docx) e NÃO CONTER IDENTIFICAÇÃO dos seus autores.
  3. Além do arquivo do trabalho a ser analisado, os autores devem preencher completamente os metadados do sistema SEER.
  4. São admitidas colaborações em português, inglês e espanhol.
  5. São aceitos artigos de alunos de graduação desde que os mesmos sejam em co-autoria com um mestre ou doutor.
  6. Os artigos devem ter um mínimo de 12 e um máximo de 20 páginas, em espaço 1,5, corpo 12 na fonte Times New Roman, com margens superior e esquerda de 3 cm, e margens inferior e direita de 2 cm. O título do artigo deve vir em fonte Verdana, corpo 14, com maiúsculas e minúsculas. As páginas NÃO devem ser numeradas.
  7. Artigos devem trazer resumos informativos em português e inglês (nesta ordem) de no máximo 250 palavras cada, além de três a cinco palavras-chaves nesses mesmos idiomas.
  8. Títulos e subtítulos devem ser grafados com maiúsculas e minúsculas, sem numeração. Palavras estrangeiras não absorvidas pela Língua Portuguesa devem vir em itálico.
  9. Citações no corpo do texto devem vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano de publicação e páginas do texto citado, colocados entre parênteses. Se o autor integra a frase, colocar somente o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação.
  10. Citações com mais de três linhas devem estar separadas num parágrafo próprio, com recuo à esquerda de 4 cm, e corpo 10, entrelinha simples.
  11. Notas explicativas devem vir no rodapé da página. Recomenda-se numeração nas notas.
  12. Nas demais questões, utilizem as normas NBR 6022, 6023, 6028 e 10520 da ABNT.
  13. Imagens ou ilustrações devem vir em resolução mínima de 300 dpi para garantir a qualidade na reprodução impressa.
  14. Tabelas, imagens e gráficos devem vir inseridos no texto.
  15. Resenhas seguem as mesmas normas dos artigos e devem se limitar a três páginas. Teses, dissertações e livros que sejam objetos de resenha devem ser atuais, com no máximo dois anos de publicação.
  16. Entrevistas devem ter até oito páginas, e dispensa-se o resumo para as mesmas.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.