Em defesa da biblioteca escolar: a prática baseada em evidências

Autores

  • Raquel da Silva Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carla Erler Mattos Batista Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.108048

Palavras-chave:

Prática Baseada em Evidências, Biblioteconomia, Biblioteca Escolar, Defesa da Biblioteca Escolar,

Resumo

A biblioteca escolar é muito importante para a melhoria do ensino básico no Brasil e as estratégias em defesa da sua existência, manutenção e gestão garantem a valorização tanto do espaço quanto do bibliotecário. O objetivo deste artigo é apresentar a Prática Baseada em Evidências (PBE) como uma metodologia importante para melhorar a prática profissional gerando evidências locais da influência da biblioteca escolar no aprendizado do aluno. Discute como a classe bibliotecária pode provar a importância da biblioteca escolar para a sociedade. Aborda a PBE e sua relação com a Biblioteconomia e com a biblioteca escolar, o contexto brasileiro e sua importância para a argumentação em prol da valorização e defesa da biblioteca escolar no país. É um estudo de caráter descritivo que tem como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da consulta de estudos e relatos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, disponíveis em formato eletrônico e armazenados em bases de dados e periódicos científicos. Por fim, sugere o desenvolvimento de pesquisas de impacto das bibliotecas escolares no aprendizado dos alunos, a produção de revisões sistemáticas e a criação de ferramentas que reúnam informações sobre o uso de evidências científicas na prática dos bibliotecários brasileiros.

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Biografia do Autor

Raquel da Silva Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Biblioteconomia pelo Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Carla Erler Mattos Batista, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de  Educacao e Cultura  Ulysses Boyd, Isecub_Pprov. Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2016-04-11

Como Citar

Santos, R. da S., & Batista, C. E. M. (2016). Em defesa da biblioteca escolar: a prática baseada em evidências. Biblioteca Escolar Em Revista, 4(2), 14-32. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.108048

Edição

Seção

Artigos