Em defesa da biblioteca escolar: a prática baseada em evidências

Autores

  • Raquel da Silva Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carla Erler Mattos Batista Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.108048

Palavras-chave:

Prática Baseada em Evidências, Biblioteconomia, Biblioteca Escolar, Defesa da Biblioteca Escolar,

Resumo

A biblioteca escolar é muito importante para a melhoria do ensino básico no Brasil e as estratégias em defesa da sua existência, manutenção e gestão garantem a valorização tanto do espaço quanto do bibliotecário. O objetivo deste artigo é apresentar a Prática Baseada em Evidências (PBE) como uma metodologia importante para melhorar a prática profissional gerando evidências locais da influência da biblioteca escolar no aprendizado do aluno. Discute como a classe bibliotecária pode provar a importância da biblioteca escolar para a sociedade. Aborda a PBE e sua relação com a Biblioteconomia e com a biblioteca escolar, o contexto brasileiro e sua importância para a argumentação em prol da valorização e defesa da biblioteca escolar no país. É um estudo de caráter descritivo que tem como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da consulta de estudos e relatos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, disponíveis em formato eletrônico e armazenados em bases de dados e periódicos científicos. Por fim, sugere o desenvolvimento de pesquisas de impacto das bibliotecas escolares no aprendizado dos alunos, a produção de revisões sistemáticas e a criação de ferramentas que reúnam informações sobre o uso de evidências científicas na prática dos bibliotecários brasileiros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel da Silva Santos, Universidade Federal do Espírito Santo
    Graduada em Biblioteconomia pelo Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Carla Erler Mattos Batista, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de  Educacao e Cultura  Ulysses Boyd, Isecub_Pprov. Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Em defesa da biblioteca escolar: a prática baseada em evidências. (2016). Biblioteca Escolar Em Revista, 4(2), 14-32. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.108048