O papel da mediação da informação na biblioteca escolar

Autores

  • Erica Mariza Correia Universidade Federal de Sergipe
  • Cleide Aparecida Freires Belchior Universidade Federal de Sergipe
  • Janaina Ferreira Fialho Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.173203

Palavras-chave:

Apropriação do conhecimento. Disseminação de saberes. Espaço das bibliotecas. Mediação da informação.

Resumo

Esta pesquisa abordou o papel do bibliotecário no que tange a mediação da informação no ambiente da biblioteca escolar por meio de uma revisão narrativa de literatura. Parte da compreensão de que para que esse processo se desenvolva é necessário o apoio do profissional mediador da informação, assim como de espaços disponíveis para a ampliação e disseminação de saberes por meio da apropriação da informação. Para tanto, tem como objetivo geral avaliar o papel da mediação da informação na biblioteca escolar e abordar alguns temas como o papel da informação na sociedade da informação e do conhecimento; mediação e apropriação da informação no campo da Ciência da Informação e bibliotecas escolares como dispositivos informacionais. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Observou-se que o papel da mediação da informação produz maior eficácia com o auxílio de um profissional da informação, além disso, o acesso à informação e ampliação do conhecimento nesses espaços de saberes proporcionam maiores habilidades e competências nos sujeitos, utilizando-se da teoria da competência informacional. Sendo assim, a mediação da informação ocorre com a interferência desse profissional, seja nas trocas de ideias, na interação social, no compartilhamento de informações, com a participação ativa de sujeitos protagonistas, ou no processo de busca por aprendizados contínuos. O profissional da informação poderá fazer a diferença ao interferir ampliando o acesso, facilitando a apropriação e situando a biblioteca escolar como espaço de construção de significados e compartilhamento de saberes que geram conhecimentos produtivos.

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Biografia do Autor

  • Erica Mariza Correia, Universidade Federal de Sergipe

    Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, Brasil.

  • Cleide Aparecida Freires Belchior, Universidade Federal de Sergipe

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFS (2019.2). Possui graduação em Letras Português Licenciatura pela UFS (2006) e Pós-Graduação Lato Sensu, nível de especialização, em Formação de Leitores pela FIJ (2011).

  • Janaina Ferreira Fialho, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil.

    Professora associada da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Brasil.

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Publicado

2021-06-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O papel da mediação da informação na biblioteca escolar. (2021). Biblioteca Escolar Em Revista, 7(2), 102-121. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.173203