O papel da mediação da informação na biblioteca escolar

Autores

  • Erica Mariza Correia Universidade Federal de Sergipe
  • Cleide Aparecida Freires Belchior Universidade Federal de Sergipe
  • Janaina Ferreira Fialho Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.173203

Palavras-chave:

Apropriação do conhecimento. Disseminação de saberes. Espaço das bibliotecas. Mediação da informação.

Resumo

Esta pesquisa abordou o papel do bibliotecário no que tange a mediação da informação no ambiente da biblioteca escolar por meio de uma revisão narrativa de literatura. Parte da compreensão de que para que esse processo se desenvolva é necessário o apoio do profissional mediador da informação, assim como de espaços disponíveis para a ampliação e disseminação de saberes por meio da apropriação da informação. Para tanto, tem como objetivo geral avaliar o papel da mediação da informação na biblioteca escolar e abordar alguns temas como o papel da informação na sociedade da informação e do conhecimento; mediação e apropriação da informação no campo da Ciência da Informação e bibliotecas escolares como dispositivos informacionais. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Observou-se que o papel da mediação da informação produz maior eficácia com o auxílio de um profissional da informação, além disso, o acesso à informação e ampliação do conhecimento nesses espaços de saberes proporcionam maiores habilidades e competências nos sujeitos, utilizando-se da teoria da competência informacional. Sendo assim, a mediação da informação ocorre com a interferência desse profissional, seja nas trocas de ideias, na interação social, no compartilhamento de informações, com a participação ativa de sujeitos protagonistas, ou no processo de busca por aprendizados contínuos. O profissional da informação poderá fazer a diferença ao interferir ampliando o acesso, facilitando a apropriação e situando a biblioteca escolar como espaço de construção de significados e compartilhamento de saberes que geram conhecimentos produtivos.

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Biografia do Autor

Erica Mariza Correia, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, Brasil.

Cleide Aparecida Freires Belchior, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFS (2019.2). Possui graduação em Letras Português Licenciatura pela UFS (2006) e Pós-Graduação Lato Sensu, nível de especialização, em Formação de Leitores pela FIJ (2011).

Janaina Ferreira Fialho, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil.

Professora associada da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Brasil.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Correia, E. M., Belchior, C. A. F., & Fialho, J. F. (2021). O papel da mediação da informação na biblioteca escolar. Biblioteca Escolar Em Revista, 7(2), 102-121. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.173203

Edição

Seção

Artigos