A formação profissional de Biblioteconomia para atuação em bibliotecas escolares: retrato das universidades federais brasileiras

Autores

  • Andrea Pereira Santos Universidade Federal de Goiás
  • Vanessa Ferreira de Almeida Resende Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.173390

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Formação, Curso de biblioteconomia, Universidades Federais

Resumo

Trata-se de um estudo cujo objetivo é analisar os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia das universidades federais brasileiras e responder a seguinte problemática: como acontece a formação de bibliotecários nas universidades para atuação em bibliotecas escolares? A justificativa para tal indagação é o crescimento das demandas do mercado de trabalho com o advento da Lei n. 12.244 de junho de 2010, que estabelece a universalização das bibliotecas em instituições de ensino e o prazo máximo de dez anos para que essa lei seja cumprida. A metodologia deste trabalho consistiu em uma pesquisa exploratória, utilizando-se da abordagem quantitativa para seu desenvolvimento, integrando fases básicas da pesquisa, tais como: planejamento, revisão teórica, coleta e análise de dados; e a avaliação. Os resultados obtidos foram confrontados com o embasamento teórico, levando em consideração os conceitos de biblioteca escolar, letramento informacional, competência informacional e pesquisa escolar. Os indícios mostram que, os cursos de Biblioteconomia das instituições analisadas tendem à formação básica para biblioteca em seus moldes tradicionais, mas buscam, mesmo que timidamente, acompanhar as mudanças que ocorreram ao longo dos anos em especial a atuação na biblioteca escolar

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Biografia do Autor

  • Andrea Pereira Santos, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Brasil.

    Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, Brasil.

  • Vanessa Ferreira de Almeida Resende, Universidade Federal de Goiás

    Graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica CNPq

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Publicado

2021-06-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A formação profissional de Biblioteconomia para atuação em bibliotecas escolares: retrato das universidades federais brasileiras. (2021). Biblioteca Escolar Em Revista, 7(2), 82-101. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.173390