A formação profissional de Biblioteconomia para atuação em bibliotecas escolares: retrato das universidades federais brasileiras

Autores

  • Andrea Pereira Santos Universidade Federal de Goiás
  • Vanessa Ferreira de Almeida Resende Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.173390

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Formação, Curso de biblioteconomia, Universidades Federais

Resumo

Trata-se de um estudo cujo objetivo é analisar os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia das universidades federais brasileiras e responder a seguinte problemática: como acontece a formação de bibliotecários nas universidades para atuação em bibliotecas escolares? A justificativa para tal indagação é o crescimento das demandas do mercado de trabalho com o advento da Lei n. 12.244 de junho de 2010, que estabelece a universalização das bibliotecas em instituições de ensino e o prazo máximo de dez anos para que essa lei seja cumprida. A metodologia deste trabalho consistiu em uma pesquisa exploratória, utilizando-se da abordagem quantitativa para seu desenvolvimento, integrando fases básicas da pesquisa, tais como: planejamento, revisão teórica, coleta e análise de dados; e a avaliação. Os resultados obtidos foram confrontados com o embasamento teórico, levando em consideração os conceitos de biblioteca escolar, letramento informacional, competência informacional e pesquisa escolar. Os indícios mostram que, os cursos de Biblioteconomia das instituições analisadas tendem à formação básica para biblioteca em seus moldes tradicionais, mas buscam, mesmo que timidamente, acompanhar as mudanças que ocorreram ao longo dos anos em especial a atuação na biblioteca escolar

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Biografia do Autor

Andrea Pereira Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Vanessa Ferreira de Almeida Resende, Universidade Federal de Goiás

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica CNPq

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Santos, A. P., & Resende, V. F. de A. (2021). A formação profissional de Biblioteconomia para atuação em bibliotecas escolares: retrato das universidades federais brasileiras. Biblioteca Escolar Em Revista, 7(2), 82-101. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.173390

Edição

Seção

Artigos