Atuação do bibliotecário escolar na pandemia, segundo a visão da Abes

Autores

  • Patrícia Nogueira Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gleice Pereira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carla Erler Mattos Batista Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ferdinanda Mattos Zanella Prefeitura Municipal de Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.200584

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Atuação profissinal, Bibliotecário, Pandemia

Resumo

A pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19) causou grandes impactos em todo o mundo, principalmente na área da educação, onde o bibliotecário escolar encontra-se inserido, provocando grandes mudanças em sua atuação, perante os serviços prestados a comunidade escolar. Percebendo este novo cenário, o Grupo de Trabalho de Biblioteca Escolar pertecente a Associação de Bibliotecários do Espírito Santo (ABES),desenvolveu a presente pesquisa objetivando identificar se as instituições de ensino inseriram o bibliotecário nesse novo formato de ensino, bem como, apresentar as condições de trabalho do bibliotecário nesse período e quais atividades foram desenvolvidas por estes, que fazem ou não parte das suas atribuições. Quanto a metodologia, trata-se de uma de abordagem qualiquantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a utilização de questionário aplicado aos bibliotecários do Estado do Espírito Santo. Após o levantamento dos dados, foi possível constatar que a maioria dos bibliotecários participantes desta pesquisa já haviam voltado a trabalhar de forma presencial (uma vez que o processo de   vacinação já havia iniciado). Identificamos que mesmo não havendo aulas presenciais, a maioria dos bibliotecários tentaram manter a interação com seus alunos de forma virtual e as principais atividades desenvolvidas durante este momento sinalizadas pelos bibliotecários foram : clube de leitura, estantes virtuais, dicas de leitura , vídeos de contação de histórias, quiz e games. Os resultados apontaram que durante a pandemia as ferramentas digitais fizeram parte do processo de reinvenção das bibliotecas escolares, porém boa parte dos bibliotecários não possuem recursos básicos como computador e internet, em suas bibliotecas e que muitos infelizmente foram submetidos ao desvio de função durante este período.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Nogueira Rodrigues , Universidade Federal do Espírito Santo
    Mestranda em Ciências da Informação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Coordenadora do Grupo de Trabalho da Associação de Bibliotecários do Espírito Santo. 
  • Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo
    Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.
  • Carla Erler Mattos Batista , Universidade Federal do Espírito Santo
    Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.
  • Ferdinanda Mattos Zanella , Prefeitura Municipal de Vila Velha
    Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Bibliotecária da Prefeitura Municipal de Vila Velha, ES, Brasil.

Referências

BEZERRA, M. A. C. O papel da biblioteca escolar: importância do setor no contexto educacional. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 4-10, out. 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2018/08/pdf_6a9bcb0519_0000030705.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 4401/2020. Dispõe sobre os requisitos míninos para as bibliotecas escolares e amplia o prazo de universalização para 2022. 2020a Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2261203. Acesso em: 4 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 20 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Histórico. 2017a. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/component/k2/item/518-hist%C3%B3rico. Acesso em: 15 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Programas do livro. 2017b. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola. Acesso em: 15 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-basica. Acesso em: 1ago. 2021.

CALDIN, C. F. Reflexões acerca do papel do bibliotecário de bibliotecaescolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 163-168, jan./dez. 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/431. Acesso em: 12 abr. 2022.

CAPURRO, R. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ANCIB, 2003. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm. Acesso em: 28 jul. 2021.

CASTRO, M. F. Biblioteca Universitária: desafios diante das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 4-17, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3126/pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.

CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA 6ª REGIÃO (Minas Gerais/Espírito Santo). Número de registros. Destinatário: Patrícia Nogueira Rodrigues. Belo Horizonte, 20 set. 2021. 1 mensagem eletrônica.

CORRÊA, E. C. D.et al. Bibliotecário escolar: um educador? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 107-123, 2002. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/379/458. Acesso em: 12 abr. 2022.

DAL PIAZ, R. C. Z. A importância de parcerias na comunidade escolar para os projetos culturais e de incentivo à leitura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 28., 2019, Vitória. Anais [...].Vitória: FEBAB, 2019. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/2019/2020. Acesso em: 28 jul. 2021.

DUARTE,Y. M. A base nacional comum curricular e as possibilidades para a biblioteca escolar. Revista Eletrônica da ABDF, Brasília, v. 5, n. 1, p. 29-47, jan./jun. 2021. Disponível em: https://revista.abdf.org.br/abdf/article/view/158/152. Acesso em: 01 nov. 2021.

FRAGOSO, G. M. Biblioteca na escola. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2002. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/71884. Acesso em: 18 out. 2021.

HILLESHEIM, A. I. A.; FACHIN, G. R. B. Conhecer e ser uma biblioteca escolar no ensino-aprendizagem. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 64-79, 1999. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/340. Acesso em: 12 abr. 2022.

LINO, L. G. Biblioteca escolar: espaços, acervos, atividades e interações na educação infantil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35738. Acesso em: 01 nov. 2021.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOTTA, F. R. L. Competência, informação e necessidade de interação entre bibliotecários e professores no contexto escolar. Informação & Sociedade: Estudo, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 121-127, jan./jun. 2006 Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_8c099cb5e3_0012851.pdf. Acesso em: 18 out. 2021

PAULO, R. B.; CASARIN, H. C. S.; MANHIQUE, I. L. E. Competência em informação e biblioteca escolar no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,19. 2019, Londrina. Anais [...]. Londrina: ANCIB, 2018.

PEREIRA, G.; NOGUEIRA, P. Satisfação do bibliotecário de trabalhar em biblioteca escolar. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 691-706, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/ rbbd/article/view/879/839. Acesso em: 25 jul. 2021.

PEREIRA, G. et al. O lugar da biblioteca e do bibliotecário na base nacional comum curricular. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, Marília, v. 15, maio 2021, DOI:10.36311/1981-1640.2021.v15.e02110. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/11500. Acesso em: 01 nov. 2021.

RODRIGUES, P. N.; COSTA, L. R. S.; PEREIRA, G. A literatura no processo do letramento. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.196468. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/196468#:~:text=A%20leitura%20esteve%20presente%20na,a%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20o%20letramento. Acesso em: 25 out. 2022.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (SEDU). Escolas. Vitória: Sedu, 2020. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/escolas. Acesso em: 30 set. 2021.

SIMÕES, C. C. et al. Valorização da biblioteca escolar como fonte de informação. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Foz do Iguaçu, v. 5, n. especial, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1279/790. Acesso em: 25 out. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Atuação do bibliotecário escolar na pandemia, segundo a visão da Abes. (2022). Biblioteca Escolar Em Revista, 8(2), e-200584. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.200584