Sobre a Revista

A Cadernos de Campo – revista dos alunos de pós-graduação em antropologia social da USP - ISSN - 2316-9133 - é uma publicação semestral dedicada a divulgar trabalhos que versem sobre temas, resultados de pesquisas e modelos teórico-metodológicos de interesse para o debate antropológico contemporâneo e que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas em nível de pós-graduação, no país e no exterior. A revista aceita periodicamente contribuições nos seguintes formatos: artigos e ensaios inéditos, traduções, resenhas, entrevistas e produções estéticas.

Criada em 1991, Cadernos de Campo é o resultado dos esforços continuados de alunas e alunos do programa de pós-graduação em antropologia social da Universidade de São Paulo na busca por produzir uma revista de qualidade e relevância para a debate acadêmico. Com o objetivo original de divulgar a produção do corpo discente do programa de pós-graduação em antropologia social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP), a revista tornou-se, ao longo desses anos, um importante periódico de abrangência nacional e internacional.

ISSN: 0104-5679 (desde 1991)

e-ISSN: 2316-9133 (desde 2012)

 

Política de Preservação digital

A revista está arquivada digitalmente nas bases de dados da Hemeroteca da Biblioteca Nacional de Brasil e da Rede Cariniana


Acesso Rápido:

  Registre-se|  SubmissõesComissão EditorialNúmero atual| Todos os números


A Cadernos de Campo possui seus metadados indexados nos seguintes bancos de dados nacionais e internacionais:

Portal de Periódicos da CAPES |  CLASELatindex | Sumários.org | Ulrich’s | Ibict-SEER

Notícias

Chamada de trabalhos- Dossiê "Imagens Urbanas em Contextos Africanos"

2022-06-20

Neste dossiê buscamos reimaginar práticas e representações imagéticas e urbanas do continente africano. Por meio da articulação entre dois campos principais - o visual e o urbano -, o objetivo deste dossiê é reunir pesquisas que tensionem discursos, imaginários, representações, figurações e políticas sensoriais em torno de diferentes cidades africanas. Entendemos as imagens, aqui, em um sentido amplo, abarcando não apenas as tecnologias de produção e reprodução, como a fotografia e o cinema, mas também o virtual e o digital, as artes visuais e as exposições museológicas. A ideia não é apenas estender o debate sobre o campo do visual em diferentes cidades a partir da antropologia; trata-se, sobretudo, de pontuar as implicações das imagens nos mais variados processos urbanos do continente, ressaltando a plasticidade de suas formas e conteúdo, seus trânsitos, sua ambivalência e opacidade, para além dos debates de gênero, agência, poder, resistência.

Nessa medida, interessa-nos pesquisas que discutam não apenas os modos de circulação e consumo dessas imagens, mas também os atores, as redes, os contextos sociais, as relações de poder e os ordenamentos simbólicos e epistemológicos envoltos nos processos de “tornar as coisas visíveis”. A partir de diálogos interdisciplinares, procuramos trabalhos que reflitam criticamente sobre as dinâmicas de produção, circulação, consumo e (re)apropriação de imagens em contextos urbanos; que explorem os modos pelos quais essas imagens e suas premissas foram recebidas, subvertidas ou ressignificadas em variados processos sociais e que problematizem os seus usos e contra-usos no presente, bem como os objetivos futuros a que se propõem por meio de suas dimensões práticas, políticas, estéticas ou sensoriais. Convidamos, ainda, artigos que promovam o diálogo crítico com desdobramentos teóricos, metodológicos e epistemológicos contemporâneos que vêm dilatando o debate sobre imagens e cidades, sobretudo no interior da Antropologia do Sul Global.

Coordenado por: Bruna Triana (UFBA), Inácio Dias de Andrade (USP), João Pedro Rangel (UNICAMP)

Prazo para submissão: 30 de novembro de 2022

Email para contato:  imagensurbe.africa@gmail.com

Submissão: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/about/submissions

Saiba mais sobre Chamada de trabalhos- Dossiê "Imagens Urbanas em Contextos Africanos"

Edição Atual

v. 31 n. 1 (2022)
Ver Todas as Edições