Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os autores devem ter como titulação mínima o doutorado e apresentar texto baseado em pesquisa de fôlego. No entanto, em casos excepcionais, o comitê editorial pode analisar as propostas de alunos da pós-graduação (doutorado e/ou mestrado), aceitar a submissão e enviá-la a pareceristas ad hoc para avaliação cega. O autor deve informar aos editores de que não possui o título de doutor.
  • O tema do artigo deve estar no âmbito da literatura e da cultura espanholas e hispano-americanas (em relação ou não com outras literaturas), da língua espanhola e da tradução entre o português e o espanhol.

  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. A desconsideração das normas implicará a não aceitação do trabalho.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis para assegurar a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF
  • Só será aceito para publicação, de cada autor ou conjunto de autores (máximo de dois autores por artigo), um artigo por ano. O autor ou conjunto de autores não poderá submeter à avaliação o mesmo artigo, simultaneamente, a mais de um dossiê ou a um dossiê e à Varia. Nesse caso os artigos serão rejeitados
  • Caso haja, durante o processo de avaliação, qualquer tipo de controvérsia, a revista enviará o artigo a um terceiro avaliador, a fim de dirimir qualquer tipo de controvérsia.
  • A revista Caracol se reserva o direito, em qualquer etapa do processo editorial, à rejeição e exclusão do conteúdo submetido pela autora ou autor uma vez violada qualquer uma das regras editoriais para a publicação na revista.

Diretrizes para Autores

1. Trabalhos para publicação

A revista Caracol publica artigos e resenhas de textos literários e/ou de livros especializados sobre temas em literatura e cultura espanholas e/ou hispano-americanas (relacionados ou não com outras literaturas), e em língua espanhola (estudos linguísticos; estudos discursivos; ensino; aquisição/aprendizagem) e tradução.

As contribuições devem ser originais e inéditas, com submissão individual ou em coautoria (máximo de 2 autores(as)). Não é permitida a sua submissão simultânea em outro periódico nacional ou internacional.

O conteúdo das contribuições é de responsabilidade exclusiva dos autores, assim como a obtenção da autorização por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por leis de direitos autorais.

A revista trabalha com um rigoroso sistema de avaliação duplo cego, no qual todos os textos são submetidos a uma revisão ortográfica, gramatical e estilística. A comissão editorial se reserva o direito de não publicar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões dos(as) revisores(as) sem uma justificativa razoável.

Serão considerados artigos enviados somente as contribuições que cumprirem todas as normas aqui descritas e que estiverem de acordo com o perfil e formato definidos pela linha editorial da revista Caracol. Os envios que não seguirem estas diretrizes serão devolvidos aos (às) autores(as).´

2. Idiomas

Os trabalhos enviados podem estar redigidos em português (seguindo as novas regras ortográficas) ou espanhol.

3. Extensão do texto

3.1.    O texto das resenhas deve estar na fonte Garamond (corpo 12) e ter entre 7.000 e 14.000 caracteres com espaços (entre 3 e 6 páginas).

3.2.    O texto dos artigos deve estar na fonte Garamond (corpo 12) e ter entre 25.000 e 50.000 caracteres com espaços (entre 10 e 20 páginas).

4. Formatação do texto

4.1.    As páginas devem ter tamanho A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 3 cm.

4.2.    Escrever o título em português (ou espanhol) e, uma linha abaixo, sua versão em inglês. Ambos os títulos devem estar centralizados, na fonte Garamond (corpo 12) e em negrito. Usar maiúsculas apenas para as iniciais de cada palavra.

4.3.    Escrever a palavra “Autor(a)” uma linha abaixo do título em inglês.   

4.4.    Iniciar os parágrafos com recuo de 1,25 cm na margem esquerda. As entrelinhas são de 1,5 cm.

4.5.    Para destacar ou enfatizar expressões, usar itálico.

4.6.    Grafar as palavras estrangeiras em itálico.

4.7.    As notas de rodapé devem estar na fonte Garamond (corpo 10), com entrelinhas simples.

5. Resumo e palavras-chave

5.1.    Com exceção das resenhas, os demais trabalhos devem apresentar um resumo na língua em que foram redigidos (português ou espanhol) e um abstract (inglês), seguidos de 5 palavras-chave (keywords).

5.2.    O resumo deve estar alinhado à esquerda da página, sem recuo, duas linhas abaixo da palavra “Autor(a)”, com entrelinhas simples. A palavra “Resumo” deve vir com inicial maiúscula, na fonte Garamond (corpo 12), em negrito e seguida de dois pontos. O texto do resumo deve iniciar-se na mesma linha, na fonte Garamond (corpo 12) e com extensão máxima de 160 palavras.

5.3.    As palavras-chave devem estar alinhadas à esquerda da página, sem recuo, duas linhas abaixo do resumo. A expressão “Palavras-chave” deve vir em maiúsculas, na fonte Garamond (corpo 12), em negrito, seguida de dois pontos. Na mesma linha, devem constar 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

5.4.    Para o abstract e as keywords, seguir as orientações feitas em 5.2 e 5.3.

6. Citações

6.1.    As citações com até 3 linhas devem vir entre aspas. Caso o sobrenome do autor não esteja citado no corpo do texto, deve-se colocá-lo após a citação, entre parênteses, juntamente com o ano de publicação e a(s) página(s). Ex.: (Zubiaurre, 2000, 61).

6.2.    As citações com mais de 3 linhas devem vir sem aspas, em parágrafo separado, na fonte Garamond (corpo 11), com entrelinhas simples e com recuo de 1,25 cm em ambas as margens. Caso o sobrenome do autor não esteja citado no corpo do texto, deve-se colocá-lo após a citação, entre parênteses, juntamente com o ano de publicação e a(s) página(s). 

6.3.    As citações em língua estrangeira devem vir em itálico.

7. Outros

7.1.    Tabelas e quadros: usar formatos editáveis (ex.: Word, Excel) e não formatos de imagem (JPG, GIF, etc.).

7.2.    Ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos): recomenda-se usar imagens com resolução de 72 pixels. Evitar imagens em grandes dimensões.

7.3.    Anexos: evitar. Caso sejam imprescindíveis, devem aparecer antes das “Referências bibliográficas”, introduzidos pela palavra “Anexos”, com inicial maiúscula, em negrito, sem recuo, sem numeração e na fonte Garamond (corpo 12). No caso, a extensão total (texto mais anexos) não deve ultrapassar o limite de páginas para artigos.

8. Referências bibliográficas

Devem incluir apenas as obras citadas no texto e ser introduzidas pela expressão “Referências bibliográficas”, alinhado à esquerda, sem recuo, em negrito e na fonte Garamond (corpo 12). Usar inicial maiúscula apenas para a palavra “Referências”.

 

Alguns exemplos de Referências bibliográficas 

Livro

Fernández Moreno, César (org.). América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1972.

Capítulo de livro

Valdés, Adriana. “El espacio literario de la mujer en la colonia”. In: Pizarro, Ana (org.). América Latina. Palavra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial/Campinas: Unicamp, 1993, 467-188.

Artigo científico impresso

Berg, Edgardo H. “La conspiración literaria (sobre La ciudad ausente de Ricardo Piglia)”. En: Hispamérica, 75, 1996, 37-48.

Artigo científico digital

Fanjul, Adrián. “Português brasileiro, espanhol... de onde? Analogias incertas”. In: Revista Letras & Letras, 20-1, Uberlândia: jan./jun. 2004, 165-183. Disponível em:
<http://www.letraseletras.ileel.ufu.br/viewissue.php?id=6>. Acesso em 14 jul. 2015.

Artigo de jornal

Teixeira, Ivan. Gramática do louvor. In: Folha de S. PauloJornal de Resenhas. São Paulo, 08 abr. 2000.

Dissertação/tese

Chacón, Juan Carlos Frioni. El texto anómalo de Felisberto Hernández. Dissertação de mestrado. FFLCH/USP, São Paulo:1990

Site

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Normalização. Disponível em: <http://www.abnt.org.br>. Acesso em: 14 jul. 2015.

 

POLÍTICA ANTI-PLÁGIO

Informamos aos autores que esta revista atua em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics). Para mais informações: http://publicationethics.org/resources/code-conduct

Esta publicação não cobra quaisquer taxas para submissão e processamentos dos artigos, resenhas e entrevistas. 

 

Ferramenta anti-plágio iThenticate Crossref Similarity Check
Os textos submetidos à revista Caracol serão examinados na ferramenta iThenticate Crossref Similarity Check. Esta ferramenta fornece um relatório que indica uma porcentagem de similaridade e uma lista de todos os elementos coincidentes no documento, assim como a sua localização na Internet, garantindo a originalidade dos textos e se há plágio ou autoplágio. Qualquer irregularidade detectada será informada aos autores e o texto estará sujeito a exclusão a critério do comitê editorial.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.