TRANSMISSÃO PSÍQUICA GERACIONAL EM TEMPOS DE HIBRIDIZAÇÃO CULTURAL

Autores

  • Fernanda Ribeiro Palermo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Carla Martins Mendes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

Neste artigo, discutiremos os impactos na transmissão psíquica geracional em tempos de hibridização cultural, com base no aporte teórico das ciências sociais e da psicanálise de casal e família. A reflexão assenta na problemática da hibridização cultural face ao desenraizamento das origens que, ao promover o autoengedramento familiar, impacta nos processos de transmissão psíquica transgeracional. Para tanto, sustentamos que a ancoragem à origem é assegurada pela historicização familiar permitindo a flexibilidade psíquica e cultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Ribeiro Palermo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Especialista em Psicoterapia de Casal e Família, pela PUC-Rio. Membro efetivo da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família – ABPCF e da Association Internationale de Psychanalyse de Couple et de Famille – AIPCF.

  • Carla Martins Mendes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Especialista em Psicoterapia de Casal e Família, pela PUC-Rio. Membro efetivo da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família – ABPCF e da Association Internationale de Psychanalyse de Couple et de Famille – AIPCF.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Palermo, F. R. ., & Mendes, C. M. . (2023). TRANSMISSÃO PSÍQUICA GERACIONAL EM TEMPOS DE HIBRIDIZAÇÃO CULTURAL. Cadernos CERU, 34(1), 238-249. https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/214921