O Esvaziamento da experiência docente: relatos orais de professores provocados com base na exibição do filme Sociedade dos poetas mortos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000100005Palavras-chave:
Educação, Cinema, Professores, Relatos oraisResumo
Segundo Hannah Arendt, acredita-se que todo aquele que está envolvido em qualquer processo educativo deveria pensar-se também como responsável pelo mundo. A qualificação do professor consiste em conhecer o mundo e ser capaz de instruir os outros acerca deste, porém sua autoridade se assenta na responsabilidade que ele assume por este mundo? (ARENDT, 1979. p. 239). Com base nessa reflexão, esta pesquisa concentra-se em entender a visão dos professores sobre sua ?autoridade?, ou seja, em que medida o trabalho do professor não apenas se restringe à competência técnica de um saber específico que deve ser transmitido, mas no seu compromisso para com o educando que se insere na sociedade mais ampla, na qual ambos compartilharão experiências apesar do descompasso entre as respectivas gerações. Por meio de uma metodologia que buscou na relação entre o cinema e a educação um caminho, levantaram-se algumas questões com respeito à experiência docente em escolas públicas. Da exibição de filmes sobre o tema escolar a um grupo de professores de uma EMEF de São Paulo, pôde-se perceber como se viam representados pelos meios de comunicação e na sociedade mais ampla; logo após o debate, foram realizadas entrevistas individuais, sendo possível demonstrar, na maioria dos casos, que a perda da autoridade do professor é fruto da dúvida do próprio legado da tradição escolar.Downloads
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Publicado
2009-06-01
Edição
Seção
Dossiê Amazônia
Como Citar
O Esvaziamento da experiência docente: relatos orais de professores provocados com base na exibição do filme Sociedade dos poetas mortos. (2009). Cadernos CERU, 20(1), 71-84. https://doi.org/10.1590/S1413-45192009000100005