A Universidade contemporânea entre dois conservadorismos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p35-44Palavras-chave:
Reforma organizacional da universidade., Sistemas de dominação. Capitalismo conexionistaResumo
Este texto é a versão escrita de minha contribuição à mesa redonda intitulada “A educação no Brasil hoje”, realizada no 46º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos do CERU, em homenagem ao centenário de Maria Isaura Pereira de Queiróz, ocorrido em junho de 2019. Ele articula certas análises de cunho sociológico para delinear o cenário político e cultural contemporâneo, no qual se enfrentam e cooperam entre si o conservadorismo progressista liberal, que há décadas promove a reforma organizacional da universidade, e o novo conservadorismo retrógrado da nova direita, com seus ataques à educação laica, ao pensamento crítico e à ciência. Detalhando alguns paradoxos da administração gestionária da produção e reprodução do conhecimento na universidade contemporânea, a reflexão relaciona as exigências de desempenho da visão conexionista dominante ao aumento do sofrimento mental entre estudantes universitários. Constrói-se, assim, uma leitura dos dois sistemas de dominação que se combinam na atualidade, ameaçando a continuidade histórica das instituições educacionais modernas e criando fortes obstáculos às perspectivas emancipatórias contra as quais se formaram.
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