A INVISIBILIDADE DOS ESTUDANTES COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, NA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA, COM BASE EM SUAS PERSPECTIVAS

Autores

  • Leandro da Nóbrega Pinheiro

Palavras-chave:

Superdotação. Altas Habilidades. Educação. Sucesso escolar

Resumo

O presente artigo apresenta parte dos resultados da tese de doutorado: “A invisibilidade dos estudantes alto-habilidosos e a produção do fracasso escolar: faces da escola capitalista e seus impactos na educação brasileira”, que analisou a situação de invisibilidade dos estudantes com características de AH/SD2, na educação brasileira, as explicações para essa situação e seus impactos na realidade educacional de nosso país. O artigo apresenta os resultados da pesquisa, de modo a conhecermos os sujeitos alto-habilidosos e sua invisibilidade com base em cinco entrevistas realizadas com estudantes com características de AH/SD e residentes na Baixada Santista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro da Nóbrega Pinheiro

    Doutor em Educação, gestor educacional na Prefeitura Municipal de Cubatão.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

A INVISIBILIDADE DOS ESTUDANTES COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, NA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA, COM BASE EM SUAS PERSPECTIVAS. (2021). Cadernos CERU, 31(2), 92-109. https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/191630