O lugar dos conceitos de "estrutura" e "instituição" na pesquisa em educação

Autores

  • Décio Azevedo Marques de Saes Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v23i1p281-296

Palavras-chave:

Estrutura, Instituição, Aparelho, Organização, Valores, Ideologia

Resumo

A pesquisa sobre a escola só poderá avançar, em termos sociológicos, caso se estabeleça uma clara distinção teórica entre "estrutura" e "instituição". A instituição escolar consiste num conjunto de regras jurídicas que orientam oficialmente o comportamento dos agentes do sistema escolar. Tais regras, na verdade, ocultam os móveis profundos da prática escolar. A estrutura da escola se compõe de um conjunto de valores que induzem inconscientemente a prática dos agentes do sistema escolar. Tais valores estão conectados com o sistema de valores predominante na sociedade atual (capitalista). Portanto, só o estudo articulado das duas estruturas - a estrutura escolar e a estrutura social total - permitirá a compreensão da lógica de funcionamento da escola numa sociedade capitalista. O artigo indica técnicas de pesquisa que permitam ao analista ir além da mera descrição da instituição escolar, e desvendar a natureza dos valores estruturais que orientam de fato as práticas escolares.

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Biografia do Autor

  • Décio Azevedo Marques de Saes, Universidade Metodista de São Paulo
    Professor titular pela Unicamp. Docente-pesquisador do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação; Mestrado em Educação da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo

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Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Saes, D. A. M. de. (2012). O lugar dos conceitos de "estrutura" e "instituição" na pesquisa em educação. Cadernos CERU, 23(1), 281-296. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v23i1p281-296