O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • São aceitos artigos originais e inéditos de doutores. Serão aceitos de doutorandos, mestrandos e mestres desde que em coautoria com um doutor.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • Cada artigo deverá ter no máximo 35 mil caracteres e no mínimo 20 mil caracteres com espaços, e apresentar as referências bibliográficas completas apenas e exclusivamente nas notas de rodapé. Quaisquer outros comentários devem estar incorporados ao texto.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)

  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  • Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.

  • A norma adotada por Comunicação & Educação para a elaboração das referências é a ABNT NBR 6023 (confira em: www.abnt.org.br)

  • Deve constar nas referências bibliográficas o código DOI (Digital Object Identifier)

  • As opiniões expressas no texto são de responsabilidade de seus autores.

Diretrizes para Autores

A Revista Comunicação & Educação é uma publicação semestral (janeiro/junho; julho/dezembro) na área da Comunicação e Educação. Além disso, a Revista, hoje, é um dos principais veículos de estudo e pesquisa no campo da Educomunicação.

  • Os artigos são recebidos em fluxo contínuo, isto é, recebemos textos em qualquer período do ano;
  • São aceitos artigos originais e inéditos de doutores. Serão aceitos artigos de doutorandos, mestrandos e mestres, desde que em coautoria com um doutor.
  • Os textos apresentados em congressos, simpósios e seminários são aceitos, com a condição de estarem estruturados em forma de artigos, serem inéditos e estarem de acordo com as normas de publicação.

1 - Critérios para a publicação

a) Todos os trabalhos recebidos passam por análise prévia do Comitê Editorial, para avaliar a pertinência da submissão, quanto ao escopo e às normas da revista. Os trabalhos então aprovados são encaminhados, em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de pareceristas, membros do Conselho Científico ou pareceristas ad hoc. De posse dos pareceres, o artigo é avaliado pelo Comitê Editorial. Na sequência, encaminha-se ao autor uma resposta de aceitação, de modificação ou de recusa. As modificações para nova apresentação estarão sujeitas ao mesmo processo de submissão do artigo. Importante destacar que todo o processo, desde a submissão do artigo, envio a pareceristas, revisão e edição são feitos via plataforma OJS no site da revista.

b) As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores.

c) A submissão de originais implica a aceitação de que, em caso de publicação, o autor ceda seus direitos autorais à revista (em todos os suportes).

d) Submissões em português devem observar o Novo Acordo Ortográfico (decreto nº 6.583).

e) Os artigos devem ser submetidos pelo endereço eletrônico: http://revistas.usp.br/comueduc/index

2 – Artigos

a) Os títulos devem ser curtos, e a intertitulação é necessária;

b) O(s) autor(es) (máximo de três) deve(m) apresentar um mini currículo de no máximo três linhas com o email;

c)  O artigo, no início do texto, deve ter resumo e abstract com no máximo 10 e no mínimo 8 linhas.

d) Sob o resumo, deverá haver 5 palavras-chave.

e) Tanto o resumo como as palavras-chave devem estar em português e inglês.

f) Cada artigo deverá ter no máximo 35 mil e no mínimo 20 mil caracteres com espaço;

g) Fonte: times new roman, corpo 12, entrelinhas com espaço 1,5;

h)Inserir número de página no fim da folha;

i)  Tamanho no papel: A4 (2,10 x 2,97 cm), com orientação retrato, margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm;

j)  Normas: ABNT NBR 6023

3- Citações e Referências bibliográficas

a)    As citações devem ser em notas de rodapé.

Exemplo: AUGÉ, Marc. A Guerra dos Sonhos. Campinas (SP): Papirus, 1998, p. 80.

b)    É necessário apenas repetir no final a referência geral, sem o número da página. Exemplo: AUGÉ, Marc. A Guerra dos Sonhos. Campinas (SP): Papirus, 1998.

c) O referencial bibliográfico deverá ter no máximo 2 páginas.

5 - Ilustrações:

  • Imagens (figuras e fotos): devem ser nítidas, no tamanho máximo de 9 x 14 cm, apresentadas em formato digital padrão JPEG em 300dpi; devem ser centralizadas no documento e conter legendas;
  • Gráficos, tabelas e quadros devem estar acompanhados de título explicativo, a fim de compreender o significado dos dados reunidos;
  • Para reimpressão de fotografias, figuras, quadros, tabelas e gráficos extraídos de outros textos, devem ser indicados a fonte de referência e anexada a autorização da fonte ou do autor;
  • Todas as ilustrações devem estar no corpo do texto e em arquivos separados do texto.

Artigos internacionais:

  • As línguas podem ser: inglês, espanhol, italiano ou francês (todos serão traduzidos para o português).
  • Os títulos de obras estrangeiras devem vir acompanhados da tradução em português, colocada entre parênteses.
  • As referências bibliográficas devem estar completas e em conformidade às normas da ABNT.

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