A ESTRADA DE FERRO VITÓRIA A MINAS E SUA POSSÍVEL VALORAÇÃO COMO PATRIMÔNIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i21p71-102

Palavras-chave:

Patrimônio industrial, Espírito Santo, Ferrovias, Estrada de Ferro Vitória a Minas

Resumo

Em sua organização espacial atual, os bens industriais nos informam sobre o quadro sociopolítico-econômico a partir da recuperação de sua memória, permitindo compreender seu processo de produção. Suas histórias estão registradas nos vestígios de um passado-presente. São materialidades carregadas de sentidos pelos valores a elas atribuídos. No artigo que segue, procuramos discutir o patrimônio ferroviário como parte do chamado patrimônio industrial. Caminhamos no sentido de produzir uma atribuição de valor à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), estudando as transformações da ferrovia e de seu entorno no espaço e no tempo. Trabalhamos com um recorte mais específico ao analisar a importância desta estrada de ferro para o município de João Neiva. A escolha da Estrada de Ferro Vitória a Minas como objeto de estudo passa pela reflexão e apontamento de aspectos a serem considerados na valoração patrimonial do patrimônio ferroviário, independentemente, de sua instância de preservação (federal, estadual ou municipal).

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nivea Muniz Vieira, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, SÃO PAULO

    Doutoranda em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e especialista em Patrimônio pelo Programa de Especialização em Patrimônio (PEP-IPHAN), com Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: niveamuniz@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2016-07-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vieira, N. M. (2016). A ESTRADA DE FERRO VITÓRIA A MINAS E SUA POSSÍVEL VALORAÇÃO COMO PATRIMÔNIO. Revista CPC, 21, 71-102. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i21p71-102