Acervos museológicos e a cidade: pensando o acesso ao patrimônio artístico e cultural

  • Pablo Gobira Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-3054-2383
  • Fernanda Corrêa Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Karla Danitza de Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave: Patrimônio cultural, Acervo museológico, Memória social

Resumo

Discutimos, neste trabalho, os acervos artísticos em instituições públicas na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Buscamos compreender como tais espaços têm (ou não têm) desenvolvido políticas de acesso ao seu patrimônio artístico e cultural voltadas para contextos locais (município, estado e país) e internacionais. Procuramos amparo no debate internacional sobre políticas de cultura voltadas para os acervos, bem como analisamos a política local impactada pela relativamente recente preocupação na cidade com as características museológicas de seus equipamentos, como a Política Nacional de Museus (PNM), o Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O enfoque em Belo Horizonte se dá objetivamente na escolha de três acervos: o Acervo Artístico Museológico da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o acervo do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e o acervo da Academia Mineira de Letras (AML).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Gobira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor doutor da Escola Guignard e do Programa de Pós-Graduação em Artes,  da Universidade do Estado de Minas Gerais. Pesquisador CNPq e coordenador do grupo de pesquisa Laboratório de Poéticas Fronteiriças (http://labfront.tk).

Fernanda Corrêa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Karla Danitza de Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduação em Gestão do Terceiro Setor pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Publicado
2019-07-29
Como Citar
Gobira, P., Corrêa, F., & Almeida, K. D. de. (2019). Acervos museológicos e a cidade: pensando o acesso ao patrimônio artístico e cultural. Revista CPC, 14(27), 267-286. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27p267-286
Edição
Seção
Artigos