O que é, afinal, a educação patrimonial?

uma análise do Guia Básico de Educação Patrimonial

Autores

  • João Lorandi Demarchi Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i25p140-162

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Educação patrimonial, Teoria da educação

Resumo

É paradigmática na história da educação patrimonial brasileira a publicação do Guia Básico de Educação Patrimonial, em 1999. Desdobramento do 1º Seminário sobre o Uso Educativo de Museus e Monumentos, realizado em 1983, esse guia apresenta uma metodologia educativa específica a ser trabalhada com o patrimônio cultural. A despeito de sua importância, é incipiente a análise crítica acerca dos conceitos e concepções adotados pelas autoras, acarretando o uso do guia pela sociedade sem uma consciência clara do que isso significa. Diante disso, este artigo contribui ao refletir sobre as definições e propostas apresentadas por ele, buscando identificar quais as implicações práticas e epistemológicas de tais posicionamentos. Nesse esforço de compreensão, são utilizados os estudos desenvolvidos por pesquisadores específicos da área do patrimônio e da educação patrimonial, e recorre-se com frequência aos conceitos e análises desenvolvidos por Paulo Freire e Marilena Chaui, teóricos da educação e da cultura brasileiras. Dessa forma, o artigo busca incentivar o debate crítico sobre o Guia, objetivando sua compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Lorandi Demarchi, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestrando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, com graduação e licenciatura em História pela mesma universidade. Membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep). Professor dos Ensinos Fundamental e Médio. Santos-SP.

Downloads

Publicado

2018-09-20

Como Citar

Demarchi, J. L. (2018). O que é, afinal, a educação patrimonial? uma análise do Guia Básico de Educação Patrimonial. Revista CPC, 13(25), 140-162. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i25p140-162

Edição

Seção

Artigos