O que é, afinal, a educação patrimonial?
uma análise do Guia Básico de Educação Patrimonial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v13i25p140-162Palavras-chave:
Patrimônio cultural, Educação patrimonial, Teoria da educaçãoResumo
É paradigmática na história da educação patrimonial brasileira a publicação do Guia Básico de Educação Patrimonial, em 1999. Desdobramento do 1º Seminário sobre o Uso Educativo de Museus e Monumentos, realizado em 1983, esse guia apresenta uma metodologia educativa específica a ser trabalhada com o patrimônio cultural. A despeito de sua importância, é incipiente a análise crítica acerca dos conceitos e concepções adotados pelas autoras, acarretando o uso do guia pela sociedade sem uma consciência clara do que isso significa. Diante disso, este artigo contribui ao refletir sobre as definições e propostas apresentadas por ele, buscando identificar quais as implicações práticas e epistemológicas de tais posicionamentos. Nesse esforço de compreensão, são utilizados os estudos desenvolvidos por pesquisadores específicos da área do patrimônio e da educação patrimonial, e recorre-se com frequência aos conceitos e análises desenvolvidos por Paulo Freire e Marilena Chaui, teóricos da educação e da cultura brasileiras. Dessa forma, o artigo busca incentivar o debate crítico sobre o Guia, objetivando sua compreensão.
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