A arqueologia da arquitetura: um modo de entender e conservar edifícios históricos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i3p145-165Palavras-chave:
Preservação arquitetônica, Arqueologia da arquitetura, Casa de Dona YayáResumo
Este artigo apresenta sistemáticas de estudo e registro de resultados de sondagens de superfície que, combinadas a análises científicas e documentos, são empregadas para reconhecimento e avaliação de edifícios históricos de cronologia construtiva complexa, inserindo- se nas premissas disciplinares da Arqueologia da Arquitetura. Trata- se de pesquisas de natureza arqueométrica e estratigráfica que vêm sendo desenvolvidas há alguns anos no âmbito do programa "Conservação e Restauração de Bens Arquitetônicos e Integrados" do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC- USP), com a participação de pesquisadores de diversas áreas e estudantes. Essa categoria de estudo fornece sólido conjunto de dados físicos indiciais sobre os objetos que, para além das datações referenciais, conduz a importantes conhecimentos sobre materiais, técnicas e procedimentos construtivos e artísticos usados no passado. Ocorre que as sistemáticas estratigráficas geram dados aparentemente heterogêneos, de difícil interpretação para profissionais pouco habituados com práticas prospectivas. Apresentando como estudo de caso a Casa de Dona Yayá, propõe- se aqui a definição e emprego de indicadores temporais, cuja leitura entrecruzada possa facultar o entendimento da historia construtiva de uma arquitetura estudada. Para explicitar as especificidades e perímetros de cada unidade estratigráfica virtual, utilizamos recursos da computação para delinear uma sistemática de síntese gráfica apoiada na tridimensionalidade, considerada mais adequada à representação arquitetônica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-04-01
Como Citar
Tirello, R. A. (2007). A arqueologia da arquitetura: um modo de entender e conservar edifícios históricos . Revista CPC, (3), 145-165. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i3p145-165
Edição
Seção
Conservação e Restauração
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).