O papel dos websites de cidades tombadas na educação patrimonial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i12p77-102Palavras-chave:
Educação patrimonial, Representações sociais, WebsitesResumo
O objetivo deste artigo é demonstrar o papel dos websites de cidades tombadas para a educação patrimonial. O trabalho indaga o papel dessas mídias para a educação patrimonial. Para responder à questão que o motiva, conduz-se pela hipótese de que a descoberta das representações sociais dessas cidades, nos sites, contribui para estruturar um conhecimento acerca delas e para a sua educação patrimonial. Pautado por tais questão e hipótese, o argumento fundamenta-se nos seguintes conceitos: educação patrimonial, tal como surge nas teorias e cartas patrimoniais; websites, entendidos como os mais novos suportes narrativos das cidades; representações sociais, conforme preconizadas por Moscovici. Assim fundamentado, o artigo apresenta um método para a detecção de representações sociais de cidades tombadas em websites. Tal método é aplicado na abordagem empírica do trabalho, que investiga sites de duas cidades mineiras patrimônio mundial: Ouro Preto e Diamantina. Detectadas as representações sociais das duas cidades, o trabalho passa a explorar os desdobramentos dessas representações para o conhecimento de tais cidades, e para a sua educação patrimonial. Confirmada a hipótese condutora, e respondida a questão inicial, o artigo conclui pela exposição das principais contribuições dos websites para o conhecimento das cidades tombadas. Além disso, expõe desafios colocados pelas novas mídias para os diferentes campos da educação patrimonial.Downloads
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Publicado
2011-10-01
Como Citar
Lordello, E., & Lacerda, N. (2011). O papel dos websites de cidades tombadas na educação patrimonial . Revista CPC, (12), 77-102. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i12p77-102
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Artigos
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