Educação e patrimônio na Casa de Dona Yayá: experiências do Centro de Preservação Cultural da USP

  • Gabriel de Andrade Fernandes Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
Palavras-chave: Educação patrimonial., Extensão universitária., Cultura material

Resumo

Este artigo apresenta um panorama da ação educativa desenvolvida pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) em sua sede na Casa de Dona Yayá, imóvel tombado em níveis estadual e municipal, localizado no centro do município de São Paulo, na região conhecida como Bixiga. Órgão de cultura e extensão universitária com foco na ação e reflexão sobre o patrimônio cultural da Universidade de São Paulo, o CPC ocupa desde 2004 o imóvel  conhecido como “Casa de Dona Yayá”, lugar de memória de questões de
gênero e saúde mental em função da reclusão vivida por sua mais célebre habitante (Sebastiana Mello Freire, a “Dona Yayá”) durante um período de quatro décadas, bem como testemunho material do processo de urbanização da região em que se encontra. A fim de refletir sobre as possibilidades educativas, dialógicas e de ação cultural próprias tanto de uma instituição voltada à extensão no campo do patrimônio como de um bem patrimonializado marcado pelo acúmulo de diversas camadas de significado e de memória, é apresentado um itinerário crítico das atividades educativas promovidas ao longo de cerca de 15 anos nesse contexto. Discutem-se, tendo por base tais atividades, as potencialidades, limites, desafios e contradições da ação educativa no contexto patrimonial.

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Biografia do Autor

Gabriel de Andrade Fernandes, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Especialista em laboratório no Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo, onde desenvolve ações de cultura e extensão universitária com foco no patrimônio cultural. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) (2012) e mestre (2017) pela mesma instituição na área de paisagem e ambiente. Colabora também com o Núcleo de Estudos da Paisagem (NEP).

Publicado
2019-08-30
Como Citar
Fernandes, G. (2019). Educação e patrimônio na Casa de Dona Yayá: experiências do Centro de Preservação Cultural da USP. Revista CPC, 14(27esp), 300-324. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp300-324