Patrimônio e história da indústria dos mármores no Alentejo (Portugal)
um projeto interdisciplinar em progresso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i29p235-248Palavras-chave:
Mármore, Patrimônio cultural, PortugalResumo
O projeto Patrimônio e História da Indústria dos Mármores (PHIM), baseado em práticas e princípios interdisciplinares, pretende destacar a importância dos mármores portugueses do Anticlinal Alentejano num contexto de valorização patrimonial e cultural de uma região onde a indústria das rochas ornamentais define paisagens, molda a economia, estabelece modos de vida. O conhecimento, atingido através da investigação científica, vem sendo disseminado através de várias plataformas e públicos, contribuindo para o desenvolvimento regional e proporcionando conteúdos sólidos para um turismo industrial e cultural de qualidade. Após duas fases do projeto que permitiram alcançar um amplo conhecimento sobre a aplicação dos mármores do Alentejo no patrimônio artístico, a 3ª fase pretende ampliar a cronologia em estudo – da época romana ao século XX – e abrir novas perspetivas interdisciplinares, com a cooperação da História do Direito e da História da Economia.
Downloads
Referências
ALVES, Daniel (coord.). Mármore, património para o Alentejo: contributos para a sua história (1850-1986). Vila Viçosa: Talentirazão, 2015. Available from: https://www.marmore-cechap.pt/data/6583. Access at: 8 June 2020.
MATOS, Ana Cardoso de; ALVES, Daniel (coord.). Mármore 2000 anos de história: volume ii – a evolução industrial, os seus agentes económicos e a aplicação contemporânea. Lisboa: Theya, 2019. Available from: https://www.marmore-cechap.pt/bundles/documents/books/Marmore_2000_anos_vol_II.pdf. Access at: 8 June 2020.
QUINTAS, Armando. A construção de um património ao sul: o caso da indústria dos mármores do Alentejo. La Descommunal: revista iberoamericana de patrimonio y comunidad, Cáceres, n. 4, p. 314-323, 2018. Available from: http://ladescommunal.underground-arqueologia.com/ficheros/archivos/2018_03/21-quintas-actassopa16.pdf. Access at: 8 June 2020.
QUINTAS, Armando; FILIPE, Carlos. O Mármore do Alentejo na arquitectura da água: o caso de Évora. A Cidade de Évora: boletim de cultura da Câmara Municipal de Évora, Évora, III Série, n. 2, p. 130-149, 2018. Available from: http://hdl.handle.net/10174/23365. Access at: 8 June 2020.
RODRIGUES, Rute Massano; SOARES, Clara Moura. Ventura Terra e o elogio (possível) dos mármores de Estremoz na obra de reconstrução e monumentalização do Palácio das Cortes (1896-1903). In: SOARES, Clara Moura; MARIZ, Vera (eds.). Dinâmicas do património artístico. Circulação, transformações e diálogos. Lisboa: Artis, 2018. p. 90-99. Available from: http://artispress.letras.ulisboa.pt/index.php/artispress/catalog/view/4/2/8-1. Access at: 8 June 2020.
SERRÃO, Vítor; SOARES, Clara Moura; CARNEIRO, André (coord.). Mármore 2000 Anos de História: Vol. I – da Antiguidade à Idade Moderna. Lisboa: Theya, 2019. Available from: https://www.marmore-cechap.pt/bundles/documents/books/Marmore_2000_anos_vol_I.pdf Access at: 8 June 2020.
SOARES, Clara Moura; SERRÃO, Vítor; FILIPE, Carlos; RODRIGUES, Rute Massano; MONTEIRO, Patrícia; SANTOS, Mariana Penedo dos. Património e história da indústria dos mármores: o papel da história da arte num projeto pluridisciplinar. ARTis ON, Lisboa, n. 5, p. 250-261, jan. 2018. Available from: http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/153. Access at: 8 June 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).