Museu de ciências da vida da ufes: trajetória no âmbito da inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p110-132

Palavras-chave:

Museus de ciência e tecnologia, Pessoas com deficiência, Inclusão social

Resumo

O Museu de Ciências da Vida, primeiro museu de plastinação do Brasil, é um espaço de difusão e popularização científica de temas ligados ao corpo humano, origem e evolução do homem, e as ciências da vida. Desde sua idealização preza pela aces-sibilidade e inclusão de pessoas com deficiência ao acervo e ao espaço museal. Um grande passo a favor da inclusão foi o desenvolvimento da técnica de plastinação, que possibilita a transformação do acervo, de peças fixadas em formaldeído, para espécimes plastinados, manipuláveis e que não oferecem quaisquer riscos à saúde. Pretende-se aqui descrever a trajetória do museu no âmbito da inclusão e acessibili-dade de pessoas com deficiência. Para tanto, realizou-se levantamento de informa-ções de documentos do museu sobre o histórico de suas ações inclusivas, bem co-mo uma entrevista com o coordenador e curador do museu, dr. Athelson Stefanon Bittencourt, o qual relatou a iniciativa pessoal e da equipe em promover a acessibi-lidade e a transformação do acervo para atender as especificidades da deficiência, trazendo contribuições aos museus no âmbito da acessibilidade ao público. As mu-danças ocorridas no espaço museal, visando a acessibilidade em seu acervo e bus-cando a inclusão, foram iniciativas para atender os anseios da comunidade interna e externa à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A maior parte do conte-údo do Museu é passível de manipulação e estudo por pessoas com deficiência vi-sual, sendo a técnica de plastinação importante para que a instituição seja acessível.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Cadete da Penha, Instituto Federal do Espírito Santo

    Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); doutoranda em Educação em Ciência e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); integrante do Programa de Extensão Museu de Ciências da Vida e membro do International Council of Museum (ICOM).

  • Ana Paula Santana de Vasconcellos Bittencourt, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestra e doutora em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integra o corpo docente do Departamento de Ciências Fisiológicas (CCS) e é subcoordenadora do Programa de Extensão Museu de Ciências da Vida.

  • Yuri Favalessa Monteiro, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestre em Bioquímica pelo Programa de Pós-graduação em Bioquímica da Univer-sidade Federal do Espírito Santo (UFES); técnico em Anatomia e Necropsia da UFES. Integrante do Programa de Extensão Museu de Ciências da Vida e do Labo-ratório de Plastinação da UFES. Membro da Internation Society for Plastination e da Sociedade Brasileira de Anatomia.

  • Tathiane Oliveira Pesente, Instituto Federal do Espírito Santo

    Especialista em Educação e Divulgação em Ciências pelo Instituto Federal do Es-pírito Santo (IFES) e professora de Biologia na Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo.

  • Thamires Belo de Jesus, Instituto Federal do Espírito Santo

    Doutoranda em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janei-ro (UFRJ); mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), onde é professora efetiva. Lidera o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI).

  • Jeyce Willig Quintino dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e professora adjunta do Departamento de Desportos da Universidade Fede-ral do Espírito Santo (UFES).

  • Athelson Stefanon Bittencourt, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestre e doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); pós-doutor pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pro-fessor na UFES e colaborador dos programas de pós-graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Universidade de São Paulo (USP) e em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Coorde-nador do Programa de Extensão Museu de Ciências da Vida.

Referências

ALMEIDA, Adriana Mortara. Os públicos de museus universitários. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, n. 12, p. 205 217, 2002.

BITTENCOURT, Athelson Stefanon. Acessibilidade no Museu de Ciências da Vida. Vitória: [s. n.], 2018. Entre-vista concedida a Tathiane Oliveira Pesente para a realização de Trabalho de Conclusão de Curso da Especializa-ção em Educação e Divulgação em Ciências.

BIZERRA, Alessandra Fernades et al. Conversas de aprendizagem em museus de ciências: como os deficientes visuais interpretam os materiais educativos do museu de microbiologia? Revista Educação Especial, Santa Ma-ria, RS, v. 25, n. 42, jan./abr. 2012.

DAVIES, Silvia Mara. Materiais táteis e a obra de João Sebastião da Costa. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.

DIAS, Marina Cadete da Penha; AMADO, Manuella Villar; BITTENCOURT, Athelson Stefanon. Museu de ciências da vida da UFES: um laboratório para o ensino de ciências e biologia. In: CAMPOS, Carlos Roberto Pires C. R. P. Aulas de campo para alfabetização científica: práticas pedagógicas escolares. Vitória: IFES, 2015. v. 6.

FERNANDES, Mariana Pereira. A experiência de pessoas com deficiência visual: a acessibilidade e a inclusão no Museu da Geodiversidade (UFRJ) e na Casa da Descoberta (UFF). 2020. 202 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020.

HAGENS, Guther von et al. The Current Potential of Plastination. Anatomy and Embryology, [s. l.], v. 175, n. 4, p. 411-421, 1987.

GRANDI, Samira Cassote. Experiência de visitantes com deficiência visual na sala de física do museu de ciências da univer-sidade estadual de Maringá. 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2017.

MILLAR, Susanna. La comprensión y la representación del espacio: teoría y evidencia a partir de estudios con niños ciegos y videntes. Madrid: ONCE; Sección de Educación, 1997.

MORAIS, Kenia Aparecida de. Patrimônio cultural e acessibilidade das pessoas com deficiência no museu das bandei-ras (MUBAN): cidade de Goiás. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimô-nio) – Universidade Estadual de Goiás, Goiás, 2021.

OLIVEIRA, Tayene Coelho Gonçalves de. A percepção do usuário na disponibilização de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual em atrativos turísticos: um estudo no museu Oscar Niemeyer: Curitiba. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

SARRAF, Viviane Panelli. A inclusão dos deficientes visuais nos museus. Revista Musas, Rio de Janeiro, ano 2, n. 2, p. 81 86, 2006.

SILVA, Guilherme Rodrigues, et al. Métodos de conservação de cadáveres humanos utilizados nas faculdades de medicina do Brasil. Revista de Medicina, São Paulo, v. 95, n. 4, p. 156-161, 2016.

SINGH, O. et al. Plastination: A Promising Method for Preserving Biological Specimens: A Review Article. International Journal of Scientific and Research Publications, Rohini, v. 3, n. 6, p. 1 4, 2013.

SOUZA, Eveline Helena Almeida de. Deficiência visual e ambiente museal: como o espaço afeta a experiência de visita ao museu. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes e Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Relatos e Depoimentos

Como Citar

Penha, M. C. da, Bittencourt, A. P. S. de V., Monteiro, Y. F., Pesente, T. O., Jesus, T. B. de, Santos, J. W. Q. dos, & Bittencourt, A. S. (2022). Museu de ciências da vida da ufes: trajetória no âmbito da inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. Revista CPC, 17(34), 110-132. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p110-132