A coleção Brazil’s Popular Groups: o “artesanato” de uma narrativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i31p238-267Palavras-chave:
Coleção, Colecionismo, Movimentos sociaisResumo
A vultosa coleção microfilmada Brazil’s Popular Groups (BPG) foi organizada por mais de 30 anos pelo escritório de representação da Library of Congress (LOC) do Rio de Janeiro. A partir da coleta de materiais efêmeros – em sua maioria, pôsteres, panfletos e períodicos de pequena tiragem e curta duração –, a coleção apresenta cerca de 60 anos de história de um variado grupo de movimentos sociais brasileiros . Partindo do entendimento de que coleções resultam de processos de construção narrativa do colecionador, este artigo pretende dar visibilidade às distintas temporalidades e subjetividades que presidiram a historicidade e a construção narrativa da Brazil's Popular Groups, e, por fim, elucidar como ocorrem tais processos e de que forma as narrativas deles resultantes são enunciadas por coleções com dimensão pública.
Downloads
Referências
BAL, Mieke. Telling Objects: A Narrative Perspective on Collecting. In: ELSNER, John; CARDINAL, Roger (Org.). The Cultures of Collecting. London: Reaktion Books, 1994. p. 97-115.
BALLANTYNE, Lygia Maria Flores da Cunha. Re: Pesquisa sobre a história da BPG [mensagem pessoal]. Mensagem de e-mail enviada à Carmen Muricy com cópia Rafeala Bettamio, 17 abr. 2017.
BAUDRILLARD, Jean. The System of Collecting. In: ELSNER, John; CARDINAL, Roger. The Cultures of Collecting. Londres: Reaktion Books, 1994, p. 7-24.
BETTAMIO. Rafaella. Brazil’s Popular Groups: história e significados de uma coleção da Library of Congress. 2018. 215 fls. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2018.
BOURDIEU, Pierre. Campo intelectual e projeto criador. In: POUILLON, Jean (org.). Problemas do estruturalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. p.105-145.
CARDINAL, Roger. Collecting and Collage-making: The case of Kurt Schwitters. In: ELSNER, John; CARDINAL, Roger (Org.). The Cultures of Collecting. London: Reaktion Books, 1994. p. 68-96.
CHARTIER, Roger. Libraries Without Walls. In: BLOCH, R. Howard, HESSE, Carla (org.). Future Libraries. Los Angeles: University of California Press, 1995. p. 38-52.
COLE, John Y. The International Role of the Library of Congress. In: COLE, John Y. AIKIN, Jane (org.). Encyclopedia of the Library of Congress: For Congress, the Nation & the World. ed. Washington (D.C.): Library of Congress; Lanham: Bernan Press, 2004. p. 45-51.
FABIAN, Johannes. Colecionando Pensamentos: sobre os atos de colecionar. Mana, Rio de Janeiro, v.16, n.1, p. 59-73, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010493132010000100003&script=sci_arttext. Acesso em: 3 dez. 2020.
HOWARD-REGUINDIN, Pamela. Brazil’s Popular Groups Microfilm Collection from the Library of Congress. University of London, Online library for humanities research outputs. London, 4 July 2005. Disponível em: http://sas-space.sas.ac.uk/2792/1/howard-reguindin.pdf. Acesso em: 6 jun. 2018.
KETELAAR, Eric. Cultivating Archives: meanings and identities. Archival Science, v.12, n.1, p. 19-33, mar. 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/251401077_Cultivating_archives_Meanings_and_identities. Acesso em: 14 dez. 2021.
LATOUR, Bruno. Redes que a razão desconhece: laboratórios, bibliotecas, coleções. In: BARATIN, Marc; JACOB, Christian (org.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000. p. 21-44.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 1996.
LIBRARY OF CONGRESS. General Information. Library of Congress website. Disponível em: https://www.loc.gov/about/general-information/. Acesso em: 8 fev. 2018.
LIBRARY OF CONGRESS. WorldCat database. Washington (D.C.): Library of Congress. Disponível em: https://www.worldcat.org/libraries/45266. Acesso em: 9 jan. 2017.
LIBRARY OF CONGRESS, Overseas Office Rio de Janeiro. Brazil’s Popular Groups. Washington (D.C.): Library of Congress Photoduplication Service, 1988-2016. Microfilme.
LIBRARY OF CONGRESS, Overseas Office Rio de Janeiro. Brazil’s Popular Groups – Introduction. Website. Disponível em: https://www.loc.gov/acq/ovop/rio/bpg/index.html. Acesso em: 23 nov. 2020.
LIBRARY OF CONGRESS, Overseas Office Rio de Janeiro. Brazil’s Popular Groups – Movimentos Populares Brasileiros. Rio de Janeiro: Library of Congress Overseas Office. Folheto.
MURICY, Carmen. Entrevista concedida a Rafaella Bettamio. Rio de Janeiro, 28 abr. 2017. Arquivo sonoro digital. (138 min).
OLAVE, Carlos; FASANO, Igor. Documenting Resistance and Resilience in Brazil: The Library of Congress Field Office in Rio de Janeiro. [PowerPoint] SALALM LXI: Nuestro norte es el sur: Mapping Resistance and Resilience in Latin American, Caribbean, and Iberian studies. Charlottesville (VA), 2016.
PEARCE, Susan. On Collecting: An Investigation into Collecting in the European Tradition. Londres: Routledge, 1995.
POMIAN, Krzysztof. Colecção. In: Enciclopédia Einaudi, História-Memória. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984. p. 51-86. v.1.
SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970-80. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
STOLER, Ann Laura. Colonial Archives and the Arts of Governance. Archival Science, n. 2, p. 87-109, 2002. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02435632. Acesso em: 14 dez. 2021.
TCHEN, John Kuo Wei. Who is Curating What, Why? Towards a More Critical Commoning Praxis. Museum and Curatorial Studies Review, v. l. n.1, p. 5-25, Summer 2013.
VIGEVANI, Tullo. Terceiro mundo (conceito e história). São Paulo: Ática, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rafaella Lúcia de Azevedo Fereira Bettamio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).