Dossiê Museus Universitários: patrimônio, experiências e reflexões

Autores

  • Cibele Monteiro da Silva Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Gabriel Fernandes Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Martha Marandino Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9175-012X
  • Maurício Candido da Silva Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9306-2136

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp7-11

Palavras-chave:

Museus universitários, Patrimônio universitário, Acervos museológicos

Resumo

Os museus universitários são verdadeiros laboratórios para o desenvolvimento de análises museológicas, educativas, históricas, antropológicas, arquitetônicas, administrativas, comunicacionais, entre tantas outras possíveis. Estabelecem-se como espaços privilegiados de diálogo e colaboração entre o universo acadêmico e os vários grupos formadores da sociedade, colocando o patrimônio cultural universitário como um patrimônio comum, pertencente a todos. Seja na forma de coleções de potencial museológico inseridas em departamentos ou laboratórios, seja na forma de unidades inseridas na estrutura universitária em que se verifica a realização das diferentes etapas do processo museológico, é recorrente na formação ou na trajetória das universidades a presença de museus e de estruturas afins – espaços de memória, centros de divulgação científica, arquivos, bibliotecas, entre tantas especialidades que nem sempre recebem a denominação de museu, mas que estão abrangidas pela ideia de núcleo museológico universitário, envolvidos com ações de conservação, pesquisa, ensino e divulgação dos valores praticados pela universidade para a sociedade. Nesse sentido, a rede de cooperação entre esses diferentes formatos de museus e coleções universitárias se apresenta como estratégia de planejamento e de ação no mundo contemporâneo. Assim, a presente edição da Revista CPC ganha destaque e relevância ao buscar revelar as inúmeras atividades realizadas nos bastidores destes museus, que nem sempre têm visibilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cibele Monteiro da Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

    Mestre em Filosofia pelo Programa de Estudos Culturais da Escola de Artes e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (EACH-USP). É conservadora e restauradora de bens culturais, atuando na Seção Técnica de Materiais Iconográficos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

  • Gabriel Fernandes, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Atua no Centro de Preservação Cultural da USP, onde desenvolve ações de cultura e extensão universitária relacionadas ao patrimônio cultural.

  • Martha Marandino, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

    Doutora em Educação, docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação e do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Diretora do Centro de Preservação Cultural da USP. Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Educação em Museus.

  • Maurício Candido da Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

    Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP). Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Coordenador Técnico do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Referências

DYSON JR, Robert H. Public education: the experience of the University Museum at the University of Pennsylvania. In: SOLINGER, Janet W. (Ed.). Museums and universities: common continuing education museums and constituencies. New York: National University Continuing

Education Association: American Council on Education: Macmillan Pub. Co.; London: Collier Macmillan, 1990. (The American Council on Education/Macmillan series on higher education)

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

ZANINI, Walter. Situação dos museus e coleções da Universidade de São Paulo: levantamento realizado entre agosto e novembro de 1982. São Paulo: ECA/USP, 1982.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Dossiê Museus Universitários: patrimônio, experiências e reflexões. (2020). Revista CPC, 15(30esp), 7-11. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp7-11