Dossiê Museus Universitários: patrimônio, experiências e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp7-11Palavras-chave:
Museus universitários, Patrimônio universitário, Acervos museológicosResumo
Os museus universitários são verdadeiros laboratórios para o desenvolvimento de análises museológicas, educativas, históricas, antropológicas, arquitetônicas, administrativas, comunicacionais, entre tantas outras possíveis. Estabelecem-se como espaços privilegiados de diálogo e colaboração entre o universo acadêmico e os vários grupos formadores da sociedade, colocando o patrimônio cultural universitário como um patrimônio comum, pertencente a todos. Seja na forma de coleções de potencial museológico inseridas em departamentos ou laboratórios, seja na forma de unidades inseridas na estrutura universitária em que se verifica a realização das diferentes etapas do processo museológico, é recorrente na formação ou na trajetória das universidades a presença de museus e de estruturas afins – espaços de memória, centros de divulgação científica, arquivos, bibliotecas, entre tantas especialidades que nem sempre recebem a denominação de museu, mas que estão abrangidas pela ideia de núcleo museológico universitário, envolvidos com ações de conservação, pesquisa, ensino e divulgação dos valores praticados pela universidade para a sociedade. Nesse sentido, a rede de cooperação entre esses diferentes formatos de museus e coleções universitárias se apresenta como estratégia de planejamento e de ação no mundo contemporâneo. Assim, a presente edição da Revista CPC ganha destaque e relevância ao buscar revelar as inúmeras atividades realizadas nos bastidores destes museus, que nem sempre têm visibilidade.
Downloads
Referências
DYSON JR, Robert H. Public education: the experience of the University Museum at the University of Pennsylvania. In: SOLINGER, Janet W. (Ed.). Museums and universities: common continuing education museums and constituencies. New York: National University Continuing
Education Association: American Council on Education: Macmillan Pub. Co.; London: Collier Macmillan, 1990. (The American Council on Education/Macmillan series on higher education)
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
ZANINI, Walter. Situação dos museus e coleções da Universidade de São Paulo: levantamento realizado entre agosto e novembro de 1982. São Paulo: ECA/USP, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cibele Monteiro da Silva, Gabriel Fernandes, Martha Marandino, Maurício Candido da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).