Dossiê Museus Universitários: patrimônio, experiências e reflexões

Autores

  • Cibele Monteiro da Silva Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Gabriel Fernandes Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Martha Marandino Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9175-012X
  • Maurício Candido da Silva Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9306-2136

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp7-11

Palavras-chave:

Museus universitários, Patrimônio universitário, Acervos museológicos

Resumo

Os museus universitários são verdadeiros laboratórios para o desenvolvimento de análises museológicas, educativas, históricas, antropológicas, arquitetônicas, administrativas, comunicacionais, entre tantas outras possíveis. Estabelecem-se como espaços privilegiados de diálogo e colaboração entre o universo acadêmico e os vários grupos formadores da sociedade, colocando o patrimônio cultural universitário como um patrimônio comum, pertencente a todos. Seja na forma de coleções de potencial museológico inseridas em departamentos ou laboratórios, seja na forma de unidades inseridas na estrutura universitária em que se verifica a realização das diferentes etapas do processo museológico, é recorrente na formação ou na trajetória das universidades a presença de museus e de estruturas afins – espaços de memória, centros de divulgação científica, arquivos, bibliotecas, entre tantas especialidades que nem sempre recebem a denominação de museu, mas que estão abrangidas pela ideia de núcleo museológico universitário, envolvidos com ações de conservação, pesquisa, ensino e divulgação dos valores praticados pela universidade para a sociedade. Nesse sentido, a rede de cooperação entre esses diferentes formatos de museus e coleções universitárias se apresenta como estratégia de planejamento e de ação no mundo contemporâneo. Assim, a presente edição da Revista CPC ganha destaque e relevância ao buscar revelar as inúmeras atividades realizadas nos bastidores destes museus, que nem sempre têm visibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele Monteiro da Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Filosofia pelo Programa de Estudos Culturais da Escola de Artes e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (EACH-USP). É conservadora e restauradora de bens culturais, atuando na Seção Técnica de Materiais Iconográficos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Gabriel Fernandes, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Atua no Centro de Preservação Cultural da USP, onde desenvolve ações de cultura e extensão universitária relacionadas ao patrimônio cultural.

Martha Marandino, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação, docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação e do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Diretora do Centro de Preservação Cultural da USP. Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Educação em Museus.

Maurício Candido da Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP). Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Coordenador Técnico do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Referências

DYSON JR, Robert H. Public education: the experience of the University Museum at the University of Pennsylvania. In: SOLINGER, Janet W. (Ed.). Museums and universities: common continuing education museums and constituencies. New York: National University Continuing

Education Association: American Council on Education: Macmillan Pub. Co.; London: Collier Macmillan, 1990. (The American Council on Education/Macmillan series on higher education)

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

ZANINI, Walter. Situação dos museus e coleções da Universidade de São Paulo: levantamento realizado entre agosto e novembro de 1982. São Paulo: ECA/USP, 1982.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Silva, C. M. da, Fernandes, G., Marandino, M., & Silva, M. C. da. (2020). Dossiê Museus Universitários: patrimônio, experiências e reflexões. Revista CPC, 15(30esp), 7-11. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp7-11