Do Signo ao Ritmo: o lugar da poética de Meschonnic

Autores

  • Bruno Jalles Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i37p95-110

Palavras-chave:

Henri Meschonnic, João Cabral de Melo Neto, Ritmo, Signo, Poesia, Estruturalismo

Resumo

O objetivo deste trabalho será explicitar no projeto do pensamento meschoniquiano sua tentativa de expandir os limites do estruturalismo através da superação do discurso semiótico por meio do conceito de ritmo. Também levantaremos a hipótese, nos termos de Meschonnic, de que a teoria semiótica, que entende a linguagem como um sistema descontínuo de signos, acaba por conceber uma forma engessada desta. Por outro lado, através do foco no conceito de ritmo e sua relação com a dimensão semântica e, portanto, subjetificadora da linguagem, veremos desenhar uma ideia de linguagem em sua plena potência discursiva aberta para a presença. Por fim, será analisada a contribuição intempestiva que o poema “Rios sem discurso” do poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto traz para essa discussão.

 

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Biografia do Autor

  • Bruno Jalles, Universidade Federal Fluminense

    Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (2018). Doutorando em Estética e Filosofia da Arte (2019).

Referências

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

Jalles, B. (2023). Do Signo ao Ritmo: o lugar da poética de Meschonnic. Revista Criação & Crítica, 37, 95-110. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i37p95-110