As palavras dançantes de Barthes

Autores

  • Julia Bunemer Nojiri Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p431-446

Palavras-chave:

Barthes, Nietzsche, Prazer, Metáfora, Dança

Resumo

Profundamente tocado pelos escritos do filósofo que declarou a morte de Deus, Barthes analogamente declara a morte do autor; dada a impossibilidade de conhecimento claro e distinto, a exposição de sua contra teoria do texto deve ser condizente: fragmentada e exposta através de metáfora. Assim, este artigo tem por mote abrir caminho para uma aproximação entre a dança e a escritura de Barthes, mostrando-se a necessidade de um estilo de exposição em que conceitos são metaforizados e articulados para se movimentar, impulsionados pelo que se afirma no lugar da ciência: o prazer. Para tanto, será revista a influência de Nietzsche sobre Barthes, de modo a evidenciar a necessidade de uma tal escrita, que culminará em O prazer do texto barthesiano, marco na vida escritural de Barthes em que teoria e sensualidade se confundem, como aqui se quer mostrar.

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Biografia do Autor

  • Julia Bunemer Nojiri, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Graduanda em Filosofia com pesquisa em andamento no departamento de Letras Modernas na Universidade de São Paulo. Bolsista do CNPq. julia.nojiri@usp.br

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Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nojiri, J. B. (2021). As palavras dançantes de Barthes. Revista Criação & Crítica, 30(30), 431-446. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i30p431-446