PINTURA PRESENTE. UMA BREVE INCURSÃO NOS DESENHOS DE ROLAND BARTHES
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep123-129Mots-clés :
Pintura, Roland Barthes, Traço, Presente, Escrita, Anacoluthia.Résumé
O nanquim, o guache, a aquarela: o traço fluído de Barthes é uma tentativa de captar um instante efêmero, a inscrição dos signos flutuantes de cada manhã de domingo em que ele fazia os seus “borrões”, como ele próprio diz; é certamente um instante de significância daquele que traça e colore, mas também é um dom: Barthes inscreve seu corpo em um frágil suporte – muitas vezes em um papel de pouca gramatura destinado à escrita, como são as folhas timbradas da École de Hautes Études – não para se afirmar como artista, mas pelo simples prazer de dedicar esse gesto amador a seus amigos, presenteando-os com seu resultado. O gesto pictural em Barthes acontece, portanto, também sob o signo da anacoluthia, “o campo raro em que as ideias se penetram de afetividade, em que os amigos, pelo cortejo com que acompanham nossa vida, permitem-nos pensar, escrever, falar” (“A Imagem” O rumor da língua, p. 444). Nessa comunicação farei uma análise do gesto pictural em Barthes não somente como um gesto produtor, olhando para os signos que hesitam prazerosamente entre a letra e a imagem, mas também como um gesto de oferta.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BARTHES, Roland. “A Imagem” in: O rumor da língua. Tradução: Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BARTHES, Roland. O Império dos signos. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução: Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BARTHES, Roland. Œuvres Complètes Vol. IV. Paris: Seuil, 2002d.
BARTHES, Roland. Œuvres Complètes Vol. V. Paris: Seuil, 2002e.
BARTHES, Roland. “Semiografia de André Masson”, in: Óbvio e obtuso. Ensaios críticos III. Tradução: Léa Novaes. 2 edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990, pp. 139-141.
CAMUS, Renaud. “Nada a dizer ou a inteligência nua”, in: Roland Barthes, artista amador: coleção Romaric Sulger Buel. Rio de Janeiro: CCBB, 1995.
GENETTE, Gérard. “ Un jardin sur l’adour”, in : R/B: Roland Barthes, Paris: Seuil, 2002.
SAMOYAULT, Tiphaine. Roland Barthes. Paris: Seuil, 2015.
Institut National du Patrimoine. Disponível em <http://www.bnf.fr/fr/collections_et_services/anx_tresors_patrimoine/a.c_120605_dessins_barthes.html>. Acesso em 02/06/2015.
INA . Disponível em <http://www.ina.fr/video/CPF10005880>. Acesso em 02/06/2015.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).