A “imaginação cinematográfica” na crítica literária de Ricardo Piglia.
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i34p113-136Mots-clés :
Ricardo Piglia, Cinema, Imagem, Memória, Tempo, ModernidadeRésumé
O artigo estuda a “imaginação cinematográfica” na obra crítica de Ricardo Piglia. Trata-se de analisar a obra crítica atento ao impacto da apreciação do cinema nos modos de entender sua concepção de literatura. Além de permitir um percurso crítico acerca de filmes, o artigo também propicia perceber a relação entre criação e crítica, especialmente a utilização da crítica de cinema para enfatizar a singularidade de cada uma das artes. Opto por enfatizar elementos de seu ofício como a elaboração de diálogos e modos de composição de alguns personagens. Por fim, acredito que esse viés possibilite novas percepções da obra para além das escolhas mais conhecidas de sua fortuna crítica.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BARTHES, Roland. “O efeito de real” O Rumor da língua. Tradução: Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BENJAMIN, Walter. “O Narrador: Considerações Sobre a Obra de Nikolai Leskov.” In: Obras escolhidas I. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. “Sobre Alguns Motivos na Obra de Baudelaire.” In: Walter Benjamin: Baudelaire e a Modernidade. Trad. e Org. João Barrento. São Paulo: Autêntica, 2015.
BERGONZONI, Gisela. “Autobiografias alheias: sobre Barthes e Piglia” In: Eduardo Ferraz Felippe; Júlio Pimentel Pinto. (Org.). Só se perde o que realmente não se teve: leituras e diálogos com Ricardo Piglia. 1ed.Rio de Janeiro: Estudos americanos, 2019
DELEUZE, Gilles Deleuze. Cinema: a imagem-movimento. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O Que vemos, o que nos olha. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998.
FIELD, Syd. Screenplay. The Foundations of the screenwriting. New York: Delta, 2005.
GÁRATE, Miriam. “Notas de trabalho: a propósito de Los diarios de Emilio Renzi”. In: FELIPPE, Eduardo Ferraz (Org.). Só se perde o que realmente não se teve: leituras e diálogos com Ricardo Piglia. Rio de Janeiro: Metanoia, 2019, pp. 221-245.
GIRALDO, Efrén. “La narración alivia lapesadilla de lahistoria”La ciudad ausente de Ricardo Piglia y la periferiade ladistopía. Co-herencia Vol. 16, N.o 30 enero - junio de 2019, pp. 129-156.
GROTTO, Lívia.Disfarces do invisível: Duplicações da história na obra de Ricardo Piglia.Editora Annablume, 2010.
HEMINGWAY, Ernst. “Os Pistoleiros” Contos. Volume 2. Tradução: J. J. Veiga. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
HUTCHEON, Linda. Uma Teoria da Adaptação. Tradução: André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.
LARRE BORGES, Ana Inés. “Entrevista: narraciones de película. Piglia y el cine”, en Brecha, 30 de julio de 1993, pp. 20-21.(Entrevista)
PIGLIA, Ricardo. Los diarios de Emilio Renzi. Años felices. Barcelona: Anagrama, 2016.
PIGLIA, Ricardo. Os Anos Felizes: os diários de Emilio Renzi. Tradução: Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2019.
PIGLIA, Ricardo. Los diarios de Emilio Renzi. Un dia en la vida. Barcelona: Anagrama, 2017b.
PIGLIA, Ricardo. Os diarios de Emilio Renzi. Anos de formação. tradução: Sérgio Molina. São Paulo: Todavia, 2017a.
PIGLIA, Ricardo. Los diarios de Emilio Renzi. Años de formación. Barcelona: Anagrama, 2015.
PIGLIA, Ricardo. Las três vanguardias: Saer, Puig, Walsh. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2016.
PIGLIA, Ricardo. Una clase sobre Puig” Antología personal. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2014 b.
PIGLIA, Ricardo. “Narrar en el cine” Crítica y ficción. Buenos Aires: Debolsillo, 2014a.
PIGLIA, Ricardo. “La lectura de la ficción” Crítica y ficción. Buenos Aires: Debolsillo, 2014a.
PIGLIA, Ricardo. Antología personal. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2014 b.
PIGLIA, Ricardo. O Caminho de Ida. Tradução: Sérgio Molina. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. [2013]
PIGLIA, Ricardo. “El policial y la ciencia ficción son los grandes géneros anticapitalistas” Tiempo Argentino, Buenos Aires, 2013
PIGLIA, Ricardo. Alvo Noturno. Tradução: Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. [2010]
PIGLIA, Ricardo. Dinheiro Queimado. Tradução: Rosa Freire de Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 [1997]
PIGLIA, Ricardo. Manuel Puig y la magia del relato” La Argentina en Pedazos. Buenos Aires: Ediciones de la Urraca, 1993 a.
PIGLIA, Ricardo. A Cidade Ausente. Tradução: Sérgio Molina. São Paulo: Iluminuras, 1993 b. [1992]
PIGLIA, Ricardo. Respiração Artificial. Tradução: Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. [1980]
PIMENTEL FILHO, Júlio. A Pista e a Razão: Leituras da ficção policial na história. (Tese de Livre Docência, Universidade de São Paulo, 2010).
PIMENTEL FILHO, Júlio. “História de um distanciamento: a memória de Piglia nos diários de Renzi” LITERATURA E SOCIEDADE | Nº 29 | P. 52-61 | JAN/JUN 2019a.
PIMENTEL FILHO, Júlio. “Notas sobre a historicidade de Os diários de Emilio Renzi” Remate de Males. Campinas-SP, v.39, n.2, pp. 573-585, jul./dez. 2019b.
PUIG, Manoel. O Beijo da Mulher aranha. São Paulo: Círculo do livro, 1981.
RANCIÈRE, Jacques. “O efeito de realidade e a política da ficção” Revista NOVOS ESTUDOS 86, MARÇO 2010.
MACEDO RODRÍGUEZ, Alfonso. “Entre la cultura de masas y la alta cultura: Ricardo Piglia y La Argentina en pedazos” Valenciana, núm. 28, julio-diciembre de 2021, pp. 79-102.
SCHWARTZ, Adriano. “A tendência autobiográfica do romance contemporâneo. Coetzee, Roth, Piglia.” Novos Estudos. [Vol.] 95, Março, (2013).
STAM, Robert. A Literatura através do cinema. Realismo, magia e arte da adaptação. Tradução: Marie-Anne Kremer e Gláucia Renata Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Eduardo Ferraz Felippe 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).