Às voltas com as poses de Sylvia Molloy
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p148-169Mots-clés :
Sylvia Molloy, Pose, Política da pose, Crítica literária latino-americana, Crítica QueerRésumé
Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a categoria de pose na obra da escritora e crítica literária argentina Sylvia Molloy, tendo em vista as suas modulações em diferentes textos, sejam de criação literária ou de crítica e teoria literária. Defendo que há três zonas da pose em sua obra: por um lado, a pose como ação cotidiana significante, especialmente em seus textos literários; ainda, a ideia de política da pose, desde um olhar que tensiona os cruzamentos entre a literatura e os questionamentos de sexualidade e gênero; e, finalmente, a epistemologia da pose, como salto interpretativo para se compreender o próprio processo de elaboração da pose como problematização, como gesto diferenciado e objeto de reflexão do conhecimento. Procuro apontar ainda alguns paralelos com outras teorias, particularmente com leituras do pós-estruturalismo francês e com certa zona de filosofia e crítica que se constituía à época (e em alguns casos veio a ser lida posteriormente) como queer.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BARTHES, R. A câmara clara: Nota sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, R. “O escritor em férias”. Mitologias. São Paulo: DIFEL, 1980.
BUTLER, J. “Performative Acts and Gender Constitution: An Essay in Phenomenology and Feminist Theory”. Theatre Journal. Maryland, v. 40, n. 4, 1988, p. 519-531.
DARÍO, R. “Purificaciones de la piedad”. Peregrinaciones. Madrid: Editorial Mundo Latino, s/a. Disponível em: https://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/peregrinaciones--0/html/ff0811ae-82b1-11df-acc7-002185ce6064_2.html. Acesso em: 06 abril 2023.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: A vontade do saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
GUERRERO, J. “Ansiedad capilar: Sylvia Molloy y el fin de siglo”. CHUY. Buenos Aires, 2021, s/v, s/n. p. Disponível em: https://revistas.untref.edu.ar/index.php/chuy/article/view/1051. Acesso em: 06 abril. 2023.
KANZEPOSLKY, A. “Intervenções críticas/Inscrições subjetivas”. MOLLOY, S.; VIDAL, P (Org.) Figurações: ensaios críticos. São Paulo: Editora 34, 2022, p. 208-224.
LUDMER, J. “El Coloquio de Yale: Máquinas de leer el fin de siglo”. LUDMER, J. (Org.). Las culturas del fin de siglo en América Latina. Rosario: Beatriz Viterbo, 1994, p. 7-24.
MARTÍ, J. “Oscar Wilde”. Obras completas 15: Europa. Havana: Editora Nacional de Cuba, 1964, p. 361-368.
MOLLOY, S. Citas de lectura. Buenos Aires: Ampersand, 2017.
MOLLOY, S. “El lector con el libro en la mano”. Acto de presencia: La escritura autobiográfica en Hispanoamérica. México, D.F: Fondo de cultura económica, 1996.
MOLLOY, S. “El París de Molloy”. MOLLOY, S.; VILA-MATAS, E. [escribir] París. Santiago: Brutas Editoras, 2012.
MOLLOY, S. Poses de fin de siglo: Desbordes del género en la modernidad. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2012.
MOLLOY, S. “The politics of posing”. MOLLOY, S.; IRWIN, R. Hispanisms and sexualities. Durham/London: Duke University Press, 1998.
MOLLOY, S. Varia Imaginación. Rosario: Beatriz Viterbo, 2013 (E-Book).
SEDGWICK, E. Between men: English Literature and Male Homosocial Desire. Nova Iorque: Columbia University Press, 1985.
SEDGWICK, E. Epistemology of the closet. California: University of California Press, 1990.
SEOANE, M. L. “Strike a pose. Por una crítica extravagante”. CHUY. Buenos Aires, 2021, s/v, s/n. p. 112-122. Disponível em: https://revistas.untref.edu.ar/index.php/chuy/article/view/1075. Acesso em: 06 abril 2023.
ZANIN, M. El retrato de Oscar Wilde (Sobre el Oscar Wilde de José Martí. Publicado en el diario La Nación, en diciembre de 1882). CELEHIS: Revista del Centro de Letras Hispanoamericanas. Mar del plata, v. 3, n. 6-7-8, 1996, p. 665-676. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/celehis/issue/view/25/showToc. Acesso em: 06 abril 2023.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).
##plugins.generic.funding.fundingData##
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
##plugins.generic.funding.funderGrants## 001