Revista Crioula abre chamada para o dossiê n. 35: “As periferias no centro"
A Revista Crioula, publicação com Qualis A4 (CAPES) produzida pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, circula desde 2007. Em novembro do mesmo ano, 40 coletivos realizavam, na Periferia paulistana, um contraponto à Semana de Arte Moderna cujos princípios constavam do Manifesto da Antropofagia Periférica, do poeta Sérgio Vaz. Esse título fazia uma alusão direta ao Manifesto antropófago de Oswald de Andrade, que versava sobre o estado da questão da arte na periferia do capitalismo em contraposição ao paradigma branco, heteronormativo e eurocêntrico, responsável por preterir os saberes populares e ancestrais em nome de valores estranhos à terra.
O controle dos corpos e dos territórios pela dominação cultural, apresentada como universalidade epistêmica, impôs o silenciamento das narrativas dos economicamente excluídos. A reivindicação de trazer para o centro todas as vozes silenciadas, unidas pela cor, pela dor e pela necessidade econômica, sugere que a mudança perpetrada pelas publicações e saraus periféricos e a consequente emergência de novos atores no mercado editorial, subverteu os referenciais desses grupos marginais de artistas. Esses novos nomes confeccionam novas mitologias em códigos sociais que lhes são familiares, muitas vezes divergentes dos padrões estéticos e acadêmicos vigentes, como o hip-hop e os grupos de slam. Nesse propósito, as identidades, plurais, destacam-se em meio ao coro e exigem o direito ao solo, à dignidade e à própria existência artística, bem como à possibilidade de criticamente construir as próprias ferramentas de análise.
Neste 2025, em que a publicação de Capão Pecado, de Ferréz, completará 25 anos, a Revista Crioula convida pesquisadores a participarem do dossiê n. 35°: “AS PERIFERIAS NO CENTRO”, aceitando colaborações inéditas, escritas por alunos matriculados em Programas de Pós-Graduação stricto sensu, do Brasil e do exterior, ou egressos com título de Mestre e/ou Doutor.
Participe desta edição e colabore para trazer as periferias para o centro do debate acadêmico e literário-cultural!
Os textos para este número deverão ser submetidos até a data limite de: 28 de fevereiro de 2025.
Mais informações sobre as normas de submissão, acesse: https://www.revistas.usp.br/crioula/about/submissions