NO ESPAÇO DO POEMA: A PRESENÇA DO REAL - UMA RELAÇÃO ENTRE O POEMA E A FOTOGRAFIA NA POESIA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Autores

  • Nathália Macri Nahas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v9i18p101-115

Palavras-chave:

Sophia de Mello Breyner Andresen, Poesia, Fotografia

Resumo

A partir da análise de “No poema”, propomos uma leitura de analogia entre as percepções sobre poesia para a autora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e a noção de “fotografia”, ressaltando a visão dela sobre o fazer poético ser uma busca pelo real. Desse modo, o poema surge como um elemento presentificador do mundo, por meio dele, podemos ver, sentir, logo nos conectamos ao real. Esses aspectos são lidos em comparação com a fotografia e seu papel também de reprodução da realidade, de presentificador dos elementos do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Macri Nahas, Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH/USP

Referências

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. “Poesia e realidade”. Colóquio – Revista de Artes e Letras, Lisboa, n. 08, 1960 p. 53-54. __________. «Poesia e revolução». In: _________. O Nome das Coisas. 1. ed. Lisboa: Moraes Editores, 1977, p. 77-80. __________. “Sophia de Mello Breyner Andresen: ‘Escrevemos poesia para não nos afogarmos no cais... ’”. In: JL- Jornal de Letras, Artes e Ideias, Lisboa, nº 26, p. 2-5, 16 fev 1982. Entrevista concedida a Maria Armanda Passos. __________. Obra poética. Edição de Carlos Mendes de Sousa. 2. ed. Alfragide: Editorial Caminho, 2011. BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Guimarães. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1984. BELCHIOR, Maria de Lourdes. “Itinerário poético de Sophia”. In: Colóquio-Letras, Lisboa, n. 89, jan 1986, p. 36-42. BERGER, John. Wayf of seeing. Londres: Penguin Books, 1972. BOURDIEU, Pierre; BOURDIEU, Marie-Claire. “O camponês e a fotografia”. In: Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 26, jun 2006, p. 31-39. GUSMÃO, Manuel. Tatuagem e palimpsesto: da poesia de alguns poetas e poemas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010. INWOOD, Michael. Dicionário Heidegger. Trad. Luísa Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. LOURENÇO, Eduardo. “Para um retrato de Sophia”. In: ANDRESEN, S. M. B. Antologia. 4. ed. Lisboa: Moraes, 1975. MAGALHÃES, Joaquim Manuel. Rima pobre. Lisboa: Editorial Presença, 1999.

MITCHELL, W. J. Thomas. Iconology: image, text, ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1986. POMA, Paola. “Sophia e as Coisas do Mundo”. In: Revista Ângulo, Lorena, n. 125-126, set 2011, p. 106-109. __________. “Um Olhar sobre as Cidades: Brasília, Lisboa e Roma”. In: Revista TriceVersa, Assis, v. 1, n. 2, nov 2007, p. 3-15. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Nahas, N. M. (2018). NO ESPAÇO DO POEMA: A PRESENÇA DO REAL - UMA RELAÇÃO ENTRE O POEMA E A FOTOGRAFIA NA POESIA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN. Revista Desassossego, 9(18), 101-115. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v9i18p101-115