"Viajo devagar": Saramago e a rapidez
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i28p125-140Palavras-chave:
Literatura Comparada, Rapidez, Italo Calvino, José Saramago, Objecto quaseResumo
O presente ensaio crítico presta-se a refletir acerca da escrita de José Saramago, em especial sobre o ritmo narrativo adotado pelo autor português em seu livro de contos "Objecto quase". Publicado em 1978, no início da retomada literária de Saramago, o livro é composto de seis histórias, que são analisadas ao longo do ensaio sob a perspectiva da Rapidez. Esta é entendida nos parâmetros apontados por Italo Calvino na segunda de cinco conferências presentes em seu "Seis propostas para o próximo milênio", onde reflete sobre os valores essenciais para o futuro da literatura. Sobre a Rapidez, Calvino discorre acerca da busca pelo ritmo narrativo ideal, ponto que é utilizado, neste ensaio, como base para a análise de cada um dos contos de "Objecto quase", com o objetivo de demonstrar que a escrita de Saramago pode ser citada como essencial para a posteridade.
Downloads
Referências
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
COSTA, Horácio. José Saramago: o período formativo. Lisboa: Caminho, 1997.
GALILEI, Galileu. Diálogo sobre os dois máximos sistema do mundo ptolomaico e copernicano. Trad. Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Editora 34, 2011.
SARAMAGO, José. Objecto quase. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
SARAMAGO, José. Manual de pintura e caligrafia. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
VARELLA, Drauzio. Correr: O exercício, a cidade e o desafio da maratona. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriel Franklin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.