A estética em Karl Philipp Moritz: entre a psicologia e a autonomia da obra de arte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2023.215684Palavras-chave:
estética, autonomia, obra de arte, psicologia, mitologiaResumo
Conhecido por textos que promoveram uma concepção autônoma de obra de arte, Karl Philipp Moritz foi também um destacado representante da tradição da psicologia – posições que pareceriam contraditórias a princípio, quando assumimos o desenvolvimento da estética na segunda metade do século XVIII. Seu ensaio Sobre a imitação formadora do belo possibilita, todavia, uma compreensão mais matizada da passagem entre essas perspectivas. Partindo de uma análise psicológica “profunda”, por assim dizer, da produtividade artística, Moritz aponta para uma força plástica e objetiva atuante na subjetividade criadora, anterior à força representativa e dotada de sua própria lógica e linguagem.
Downloads
Referências
Adler, H. (1988) “Fundus Animae – Der Grund der Seele. Zur Gnoseologie des Dunklen in der Aufklärung”. Deutsche Vierteljahrsschrift für Literaturwissenschaft und Geistesgeschichte, 62(2), p. 197-220.
Bong, J. (1994) “Das ‘unpersönliche Es’ und die Auflösung des Ich”. Psyche. Zeit-schrift für Psychoanalyse und ihre Anwendungen, 48(6),1994, p. 563-578.
Cassirer, E. (1992). A filosofia do Iluminismo. Trad. Álvaro Cabral. Campinas: Edi-tora da UNICAMP.
Cassirer, E. (1997) Ensaio sobre o Homem: Introdução a uma filosofia da cultura huma-na. Trad. Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Martins Fontes.
Costazza, A. (1996) “Die anti-psychologische Ästhetik eines führenden Psycholo-gen des 18. Jahrhunderts”. In: Griep, W. (ed.). Moritz zu ehren: Beiträge zum Eutiner Symposium im Juni 1993. Eutin: Struve, p. 9-30.
Goldenbaum, U. (1995) “Ästhetische Konsequenzen des Moritzschen ‘Spinozis-mus’”. In: Fontius, M.; Klingenberg, A. (ed.). Karl Philipp Moritz und das 18. Jahrhundert. Bestandsaufnahme - Korrekturen – Neuansätze. Tübingen: Max Niemeyer Verlag.
Guilbert, P. (1999) “Welche neuzeitlichen Strategien für die Rettung der antiken Mythologie?: Vergleich von drei ‘Handbüchern zur Götterlehre’ um 1790: K. W. Ramler - Ch. H. Heyne / M. G. Hermann - K. Ph. Moritz”. Goethe Year-book, 9, p. 186-221.
Landgraf, E. (2010) “The Psychology of Aesthetic Autonomy. The Signature of the Signature of Beauty” In: Krupp, A. (ed.). Karl Philipp Moritz - Signaturen des Denkens, Amsterdam; Nova York: Rodopi, p. 205-226.
Minter, C. J. (2002) The Mind-Body Problem in German Literature 1770-1830: Wezel, Moritz, and Jean Paul. Oxford: Clarendon Press.
Moritz, K. P. (1873) “Sprache in psychologischer Rücksicht”. Gnothi sauton oder Magazin zur Erfahrungsseelenkunde, 1(1), p. 92-106.
Moritz, K. P. (1962). Schriften zur Ästhetik und Poetik. Kritische Ausgabe. Edição de Hans Joachim Schrimpf. Tübingen: Max Niemeyer Verlag.
Sabino, J. F. (2009) Ensaios de Karl Philipp Moritz: linguagem, arte, filosofia (Sele-ção, introdução, tradução e notas). Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Uni-versidade de São Paulo. Digital Library USP.
Saine, T. (1971) Die ästhetische Theodizee. Karl Philipp Moritz und die Philosophie des 18. Jahrhunderts. Munique: Wilhelm Fink Verlag.
Schelling, F. W. J. (2005) System des transscendentalen Idealismus (Historische-Kritische Ausgabe ‒ Reihe I ‒ Band 9/1). Stuttgart: Frommann-holzboog.
Schelling, F. W. J. (2010) Filosofia da arte. Trad. Márcio Suzuki. São Paulo: Edusp.
Schrimpf, H. J. (1980) Karl Philipp Moritz. Stuttgart: J. B. Metzlersche Verlags-buchhandlung.
Szondi, P. (1974) Poetik und Geschichtsphilosophie I – Antike und Moderne in der Ästhetik der Goethezeit; Hegels Lehre von der Dichtung. Frankfurt am Main: Suhrkamp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pedro Augusto Franceschini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.