A influência fregeana na filosofia da arte de Arthur Danto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2023.215685Palavras-chave:
Arthur Danto, Gottlob Frege, filosofia da arte, semântica filosófica, filosofia da linguagemResumo
O presente estudo tem por objetivo identificar a presença de Gottlob Frege na filosofia da arte de Arthur C. Danto. Partimos do pressuposto de que algumas das principais soluções teóricas encontradas por Danto têm por base e inspiração a semântica fregeana. Para isso, analisamos o corpus em filosofia da arte de Danto, e mapeamos as passagens mais características do fenômeno observado, correlacionando com alguns trechos da obra de Frege.
Downloads
Referências
Aristóteles. (2005) Retórica. Trad. Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Lisboa: Imprensa Nacional.
Aristóteles. (2015) Poética. Trad. Paulo Pinheiro. São Paulo: Editora 34.
Branquinho, J. et alii. (2006) Enciclopédia de termos lógico-filosóficos. São Paulo: Martins Fontes.
Danto, A. C. (2020) O que é a arte. Trad. Rachel Cecília de Oliveira e Debora Pazetto. Belo Horizonte: Relicário.
Danto, A. C. (2015). O abuso da beleza. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.
Danto, A. C. (2014). O Descredenciamento filosófico da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Belo Horizonte: Editora Autêntica. (Coleção Filô/Estética, 4).
Danto, A. C. (2010). Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Trad. de Saulo Krieger. 1ª. Reimpressão. São Paulo: Odysseus Editora.
Danto, A. C. (2006). “O mundo da arte”. Trad. Rodrigo Duarte. Artefilosofia, v. 1, n. 1.
Danto, A. C. (2007). Narration and knowledge. Nova York: Columbia UP.
Danto, A. C. (2005). A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. Trad. Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify.
Danto, A. C. (1997). After the end of art. Contemporary Art and the Pale of History. Princeton: Princeton University Press.
Danto, A. C. (1985). “The Philosophical Disenfranchisement of Art.” Grand Street, v. 4, n. 3, primavera, p. 171-189.
Danto, A. C. (1984). “The end of art”. In: Lang, B. (ed.). The death of art, v. 2. Nova York: Haven, p. 5-35.
Danto, A. C. (1964). “The artworld”. The Journal of Philosophy, v. 61, n. 19, out., p. 571-584.
Dummett, M. (1990). La verdad y otros enigmas. Trad. Alfredo Herrera Patiño. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica.
Frege, G. (2009). Lógica e filosofia da linguagem. Trad. Paulo Alcoforado. 2 ed. ampliada e revista. São Paulo: Edusp.
Dummett, M. (2002). “O pensamento. Uma investigação lógica”. Investigações lógicas. Trad. Paulo Alcoforado. Porto Alegre: EDI-PUCRS, 2002.
Dummett, M. (1974). Os fundamentos da Aritmética: uma investigação lógico-matemática sobre o conceito de número. Trad. Luís Henrique dos Santos. 1 ed. São Paulo: Abril cultural. (Coleção Os Pensadores).
Hax, B. (2006). Conceito e referência: objetos, espécies e identificação. 260f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Kirkham, R. L. (2003). Teorias da verdade. São Leopoldo: Unisinos.
Morris, C. (1976). Fundamentos da teoria dos signos. Trad. Milton José Pinto. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Tijuca; São Paulo: Edusp.
Thériault, M. (2017). “Trinta anos após A transfiguração do lugar-comum: Danto, herdeiro de Wittgenstein.” Rapsódia, n. 10, 161-178.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anderson Bogéa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O trabalho da Discurso foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Os autores aqui publicados mantém os direitos sobre seus artigos
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição [BY] — Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
-
NãoComercial [NC] — É proibido o uso deste material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual [SA] — Caso haja remixagem, transformação ou criação a partir do material, é necessário distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.